Almeidão escreveu:Se queimar a junta ele não esquentará porque a junta queimou e sim porque vazará agua e com isto dará entrada de ar e a circulação ficará ruim...
Ele nem fala da junta estar queimada, e sim podre. Mas acredito que o resultado seria o mesmo: não vedar direito passagem da água e/ou compressão.
Almeidão escreveu:...outra possibilidade é ele estar com parte de algumas galerias entupida, algo difícil mas não impossivel e se voce estiver realmetne determinado a tirar ele, por favor leve em uma retífica e faça ele completo tipo retentor de válvulas e o que mais for preciso. Isto deve ser feito a cada 80 a 90 mil KM, então será lucro para ti se tiver já esta Kilometragem e ainda não mexido nele. A retífica saberá se ele foi rebaixado além do normal ou não.
Acho que até podemos trabalhar com a hipótese de galerias parcialmente entupidas. Sabe-se lá há quanto tempo essa água não vê aditivo. E mais, o último adicionado, será que era realmente bom?
Sim Almeidão, o mecânico disse que manda o cabeçote pra uma retífica plainar. Quanto aos retentores, ele não comentou nada, mas eu pensei nisso. Pedirei pra ele conferir a bomba d'água, que trocou em agosto/2013 e aproveitar pra fazer limpeza dos bicos e TBI, pois nunca mexi neles.
De acordo com uma nota de uma oficina que veio com o manual e documentos do carro, esse motor já feito inteiro aos 70 mil km + ou- , adivinha o motivo... - AQUECIMENTO. Então, o cabeçote já foi retificado uma vez pelo menos. Hoje está aos 135 mil km, ou seja, o motor tem + ou - 65 mil rodados depois da retífica.
Almeidão escreveu:Voce tem certeza que o sensor de temperatuda do painel está perfeito?
O ponto do seu carro está perfeito? Se tiver fora do ponto ou seja adiantado ele esquenta alem do normal também.
Quanto ao ponto, não sei dizer. Tem algum outro sintoma do ponto adiantado?
Sobre o sensor do painel, comentei não lembro se nesse tópico ou no do Marcos, com título "Radiador". A temperatura indicada no painel do meu carro é quase que exatos 5° a mais do que o scanner apontou. Esses números que postei hoje mais acima, são com base na leitura que vi no scanner. Assim, entendo que o scanner está "alinhado" com o cebolão 741: arma aos 92~93° no painel, 88°no scanner e desarma com 88~89° no painel, 83º no scanner. Mas nem quero mexer ou discutir isso agora. Estou usando sempre como referência a leitura do scanner.
Como relatei, não tenho visto o primeiro estágio desarmar rodando na cidade. Ele até baixa a temperatura, mas não o suficiente pra desligar a ventoinha. A menos que eu faça o caminho inverso da minha rota:
Moro numa baixada, mas pra chegar em casa, tenho que subir bastante pra então descer o outro lado do morro (se é que me entendem). Ex, vou para o centro da minha cidade - descendo o morro - e o motor aquece só um pouco, sem ligar a ventoinha. Mas pra ir embora pra casa, quando vou começar a subida do morro, o motor já está chegando ao ponto de ligar ventoinha; liga, demora um pouquinho pra começar a baixar, aí chegando em casa já está baixando, mas nunca a ponto de desarmar a ventoinha. Mesmo que eu deixe o carro ligado, na maioria das vezes não baixa até desarmar.
Agora se o motor já estiver bem quente saindo de casa, logo liga a ventoinha, e, conforme vou descendo, a temperatura corresponde, baixando bem e desligando o 1º estágio.
Cara, acho que já dá pra escrever um livro. Agradeço muito sua paciência, amigo Almeidão, e tb do pessoal que com o intuito de ajudar a resolver o caso, está acompanhando lendo esses textos enormes e cheio de pormenores . Espero tb que eu esteja contribuindo para a solução de outros casos parecidos, já que estou acrescentando tantos detalhes. Aprendi muito nesse fórum, e se não fosse pelos nobres amigos, eu estaria naquela de sempre ter que pagar pra alguém pra apertar um mero parafuso no carro. Espero daqui umas 2 semanas eu trazer boas notícias. Abs!