Arquiteto escreveu:objetivamente
tive 8v por 7 anos , gastos maiores foram embreagem e junta do cabeçote
atualmente tenho 2 16v e um 8v , os gastos não exorbitaram nos 16v, mas são sim um pouco maiores
principalmente dependendo da sua região ...
sinceramente o que e caro no vectra e suspensão e escapamento , mas isto e igual pros dois
motores ...
hoje estou curtindo mais os 16v que o 8v, pois ando mais na estrada
em velocidade de cruzeiro o 16v e uma seda so perde nas arrancadas e retomadas
dependendo do giro, ai o 8v e mais bruto ...
Arquiteto escreveu:atualmente tenho 2 16v e um 8v...
Arquiteto escreveu:sonho é comprar o albino do janderson
mas depois que falei nisto ele ate sumiu do forum ...
rgapski escreveu:Felipe,
Seja 8v ou 16v, o que importa é como foi cuidado.
Um carro com mais de 10 anos de uso, independente do modelo, ou motor, o que importa é o cuidado que se tem.
Se você pegar um 8v surrado, vai gastar bem mais do que alguém que pegou um 16v em ordem.
Sobre esse lance de 16v dar problema, babar óleo, empenar coletor, isso tudo é LENDA. Não entre mais na oficina de quem te disse isso.
Essas coisas acontecem? Claro! Mas só não mão de gente relaxada. E isso não é exclusividade do 16v, pois já vi muito 8v assoprando pelo coletor de escape, babando óleo, etc!
O meu é ano 2001, tem mais de 100mil km rodados e não tem, nem nunca teve, nada dessas coisas que "o povo comenta".
Carro bem cuidado não dá problema, seja 8v ou 16v.
O importante é você conhecer o carro e fazer uma "revisão" de ouvido cada vez que sai com ele. Qualquer anormalidade, você já para e arruma, e normalmente é uma boberinha que custa 5 conto.
Esse lance do coletor mesmo... Só acontece com quem ta vendo o escape arrastando no chão e não faz nada... O escape solto torce o coletor e arranca o prisioneiro...
Por causa de um coxim de 5 reais que foi negligenciado, o cara precisa gastar 600 no cabeçote...
Aí me responde: O carro que não presta, ou o dono que não vale nada?
Tenho dois vizinhos, um tem um GLS 2.0 97 e outro tem um Vectra Elegance 2010, ambos 8v, e o chão da garagem onde eles estacionam tá encharcada de óleo... Com certeza quem comprar aqueles carros um dia vai ter uma enorme dor de cabeça.
O 97 só de ouvir a partida me dá agonia... O carro bate tucho e sopra pelo coletor...
O 2010 ta indo pro mesmo caminho... Vi o cara completar a agua do radiador com agua mineral...
Logo menos eles vão ficar p*to da vida pq o carro vai deixar na mão, vão falar mal de vectra e vão vender pro primeiro que aparecer... E assim vai seguindo... O importante é não ser o próximo!
As peças do 8v para o 16v pouco mudam. Na parte de baixo do motor, são idênticos.
O que mais "pega" são coisas específicas, como tampas, correias, sensores, arvore de balanceamento...
O restante, é praticamente tudo igual, ou com preço semelhante.
Dá pra enumerar as peças que são mais caras no 16v...
A peça mais "chata" do 16v é a tampa de válvulas. A tampa nova custa mais de 700 reais (já vem com junta). Só a junta original custa R$ 70,00.
A peça não é ruim. Os "mexânicos" que não sabem colocá-la no lugar.
Eu já tive que trocar a minha, pois a tampa de óleo foi mal colocada e acabou quebrando a rosca de encaixe, me obrigando a trocar tudo! Alguém andou mexendo ali e eu não vi.
Mas essa é uma peça que não dá problema se não ficar fuçando, afinal, o vectra não necessita de remoção dessa peça pra manutenção preventiva, e se bem instalada, ela não vaza óleo.
Outra coisa que é mais cara no 16v é o kit da correia dentada, nem pelo preço da peça em si, já que as correias custam praticamente a mesma coisa.
No 16v você tem dois rolamentos de apoio e um esticador, somando 3 peças rolamentadas, enquanto no 8v só tem o esticador.
Trocar o kit da correia dentada custa 120 reais à mais que a troca do 8v, ou seja, nada demais por aqui.
Observa-se também que são raros os casos de correia arrebentada, diferente do que acontecia nos gol 1.0 16v.
O que o 16v perde na manutenção, ele ganha em desempenho e consumo.
Na estrada então, sem comparação. O 16v anda mais (e mais gostoso)e gasta menos.
Eu já tive carro 8v e 16v. Depois dos 16v, nunca mais quero carro 8v.
Minha opinião: a manutenção pouco mais cara do 16v compensa pelo menor consumo e maior desempenho.
Não é raro eu fazer 10km/l na cidade com o meu 16v, coisa que eu nem sonhava na época que andava de kadett 2.0 8v (mesmo motor do vectra)...
Como se trata de carro usado, recomendo você focar no estado de conservação do carro, e não se é 8v ou 16v.
Se você pegar um bem cuidado, pode ter qualquer motor, que é alegria garantida.
Mas olhe muito bem, porque já perdi as contas do tanto de gente que compra vectra detonado e depois vem chorar as pitangas aqui...
E não se apegue a valor de tabela, ano/modelo, quilometragem...
Vectra B é um carro que tem entre 17 e 9 anos de uso, portanto, já foram bem usados, e pela sua natureza estradeira, costumam rodar muitos km, portanto, o que se rodou não importa, e sim COMO RODOU.
E vectra bom custa caro. Se pagar barato, vai gastar a diferença pra levantar, e pode ser que nunca fique 100%.
Já vi muita gente contando vantagem que pagou "7 conto" num vectra, mas depois chora com 10 mil na oficina...
Prefira um mais antigo e bem cuidado que um mais novo mais surrado.
Fique de olho nos classificados do clube, pois aqui sempre aparece muito carro bom, e os bons, a gente conhece e recomenda.
Cuidado com anúncios do ML, Webmotors... Eu já vi cada bagaço sendo vendido como relíquia...
O maior exemplo que já vi, na época que estava procurando o meu, foi um Challenge 2002 anunciado como único dono, com 23mil km rodados.
Quando fui ver o carro, constatei que já tinha sido batido em TODOS os lados, a km do painel certamente tinha sido alterada, pois as pedaleiras eram novas e o couro do volante/bancos já não estava no padrão original. Ou seja, deram um "tapa" pra passar para um desinformado.
O carro era bonito de se ver, mas certamente uma bomba relógio.
No mais, paciência e cautela demais não faz mal a ninguém.
E antes de fechar o negócio, não exite em pagar para alguém experiente avaliar o carro para você.
Abs!
felipefogaça escreveu:boa tarde amigos !
como alguns me conhecem aqui , sabem que estou a procura de um Vectra, porem muitos me diz para embarcar no CD ,eis o meu medo pois motores 8v da gm conheço bem são fáceis de trabalhar peças em conta e etc.
como ouço falar da tampa de válvulas que vaza óleo e do coletor que empena nos 16v queria saber com que tipo de frequência ocorre isso? pois ate os 8v com o tempo a tampa de válvulas começa a vazar porem trocou acabou problema, na nos 16v li relatos que teve gente que trocou ela a cada 3 meses, será que é verdade ? e sobre o coletor ? este tbm da problemas ou são casos raros para acontecer? sei que o ano que procuro raramente não escaparei dos mexanicos por ai, porem queria saber se o motor é bom como alguns dizem ou se é ruim pelos fatos que ocorrem com o mesmo ! como nenhum parente ou amigo meu teve um 16v linha gm não posso afirmar nada, porem muitos mecânicos dizem para eu ir atrás de um 8v e confesso que já rodamos muitos com esses motores 8v sem precisar se quer fazer uma retifica ex: meu tio taxista 415 mil km com um corsa ,nossa firma tem uma s10 2.2 com 213 mil desde okm no gnv nenhum carro deu dor de cabeça ate agora ! espero estar equivocado com relação aos 16v gm serem problemáticos (pois já tive palio 16v uma bomba de quatro rodas).
felipefogaça escreveu:...no meu caso que procuro um com menos de 130 mil km sei que é difícil mais com certeza ei de achar não ligo pro ano e sim pelo estado em que se encontra...
Ju_Bueno escreveu:felipefogaça escreveu:...no meu caso que procuro um com menos de 130 mil km sei que é difícil mais com certeza ei de achar não ligo pro ano e sim pelo estado em que se encontra...
Sei que não está muito próximo de vc, mas, será que te atende?
http://carrojau.com.br/veiculos/1881024 ... -1998.html
Ju_Bueno escreveu:Não que eu esteja querendo empurrar este pra vc - afinal nem sei de quem é, apenas está na minha região - mas este é 2.2 e do 98 pro 99 acho que não existe diferença, a menos que vc queira um com mais opcionais - este não tem air bag, teto solar, ar digital...
Abs!
felipefogaça escreveu:gostei deste ai mais sera que é verdade mesmo ? 54 mil km olha, raridade !
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