Bom dia Amigos do Clube do Vectra.
Abro este tópico específico para dar continuidade ao meu tópico "TROCA DE ÓLEO E FILTROS COM PESQUISA AVANÇADA" depois de fazer uma limpeza pesada nos resíduos internos do meu motor e lubrificar os componentes ressecados pelo Etanol com a Fórmula:
1 Frasco de aditivo AC Delco FlexPower com 1 Tanque de Etanol Comum para Limpar Resíduos e Borras Antigas da Câmara de Combustão, Sistema de Válvulas, Pistões e Sistema de Injeção.
1 Tanque de Gasolina Comum para Lubrificar Componentes Ressecados pelo Etanol, como por exemplo os Anéis de Vedação, e Limpar Borras e Resíduos do Tanque de Combustível e também dos Filtros, além de lubrificar a Bomba de Combustível.
1 Frasco de aditivo AC Delco FlexPower com + 1 Tanque de Etanol Comum para Limpar completamente os resíduos remanescentes e os recém gerados pela queima de 1 tanque de Gasolina.
Finalmente cheguei na Etapa de abastecer com o Etanol Aditivado da Shell, e seguem minha conclusões iniciais:
Completei o tanque ontem com 50 litros, e claro, mandei encher também o reservatório de partida a frio com Gasolina Aditivada.
No posto mesmo, ao ligar o motor, sempre deixo ele trabalhar no mínimo 30 segundos antes de colocar o carro em movimento... entendo que o sistema de injeção vai fazer as leituras da nova mistura e reprogramar as proporções de ar-combustível, bem como a abertura necessária para os bicos injetores, em paralelo o óleo do motor que estava descendo com o motor desligado, volta a subir e precisa de alguns segundos para relubrificar novamente todas as galerias do motor e protegê-lo... e já neste momento percebi o motor mais macio, ou seja, o ruído de funcionamento mais sereno, com menos vibrações, acelerei para sentir o mesmo, e percebi ele menos áspero... restava andar para tirar a prova.
A nível de desempenho obviamente não houve alteração nenhuma, mesma potência, mesmo torque... o que percebi foi uma suavidade característica da gasolina na condução, é como se o motor tivésse ficado mais preciso no trabalhar, porém suave. Uma característica incrível que foi totalmente perceptível é o silêncio que o motor passou a trabalhar, no lado externo do carro, escutando o seu funcionamento, pareceu que eu tinha acabado de pegar o carro na concessionária, totalmente silencioso (creio que pela novas formulações e aditivos criados pela Shell para lubrificar corretamente os componentes), sendo que meu motor está chegando aos 90.000 Km. Ele está girando melhor do que quando eu abasteço com Gasolina.
Restava outro teste: consumo. Pois bem, hoje vim com o Vectrão para o trabalho e rodei 46 KM, dos quais uns 15 KM em perímetro urbano, e neste trajeto peguei 5 semáforos fechados, o restante da kilometragem eu rodei em rodovia e pista expressa com velocidade média de 95 Km/h. Consumo médio aproximado apurado na trecho urbano de 7 Km/l e no trecho rodoviário/expresso de 12 Km/l.
CONCLUSÃO: Até aqui eu recomendo o Etanol Aditivado da Shell para os adeptos da rodagem com este combustível que é mais limpo, tanto na queima interna do motor com a geração mínima de resíduos, quanto à mínima emissão de poluentes no meio-ambiente. O fator lubrificidade, grande ponto negativo do Etanol, entendo que foi solucionado mesmo pela Shell e se demonstrou ativo através da suavidade em que o motor está girando. Adorei o silêncio no funcionamento do motor, e o consumo se demonstrou ligeiramente otimizado, apesar claro de não se igualar à gasolina pelo motivos óbvios que já sabemos do ponto de detonação destes combustíveis que trabalham com volumes diferentes na câmara de combustão.
Abraços!