Pessoal, trago notícias! Mas já adianto que ainda não foi resolvido.
Vamo lá: Instalado o radiador Delphi, não notei baixa do nível de água, uma semana após coloquei a termostática (acabei encontrando a MTE 82° série ouro), e 3 litros de Bardhal long life. Peguei um trecho de 20 e poucos km em rodovia.
-Na ida ar ligado e algums caminhões na frente a maior parte do tempo (rodovia simples). Temperatura ligeiramente acima do que o normal que já estava acostumado. Não fiquei satisfeito.
-Na volta, sem ar, pista livre, média de 100km/h, temperatura sempre abaixo dos 90, exceto numa subida de 3 km que chegou perto dos 90, mas nem sei se chegou a acionar o 1º estágio. Terminou a subida e bem devagar, baixou a temperatura. Fiquei mais aliviado.
Porém, chegando na cidade, sem ar condicionado, naquelas travessas de bairro, onde toda esquina tem valetas, mal põe 2ª marcha e já tem que parar e voltar à 1ª (carro lotado); sobe a temperatura, arma o 1º estágio, não baixa e daqui a pouco, arma o 2º estágio. Aí já virei o bicho...
Usando ar condicionado na cidade, intermitentemente arma o 2º estágio pela pressão, mas logo a temperatura sobe e entra o 2º pela temperatura, como sempre funcionou esse carro desde que o comprei. Algumas vezes, a temperatura se estabiliza, no que seira uns 90~91°, mas na maioria das vezes sobe mais que isso e eu desligo antes de dar zica.
Percebo agora que demora muito, muito mesmo pra baixar a temperatura a ponto de desligar o 1º estágio (cebolão MTE 741 88-83°). Muitas vezes chego em casa e nem desligou ainda. Notei tb que a água baixou um pouco em duas semanas.
Com o motor quente, fui procurar algum vazamento, e:
Me disse o mecânico que não chega a ser junta do cabeçote, mas apenas um anel - daquela peça que é a saída da água do motor. Raciocinamos o seguinte:
Pra trocar esse anel, ele precisa desmontar a lateral toda onde vai a correia dentada - M.O. R$ 120,00. Mas como persiste o problema de aquecimento, me aconselhou trocar a junta do cabeçote: - "Se vc já trocou tudo por fora - radiador, cebolões, termostática e bomba - e não resolveu, o problema agora só pode estar por dentro. Bem possível que a junta esteja corroída." Existe a possibilidade de trocar só esse anel, não resolver o problema da temperatura, aí partir pro cabeçote, com M.O. de R$ 250,00, literalmente perdendo o serviço anterior.
Pois é, não queria ($$$) de jeito nenhum abrir o cabeçote, mas não vai ter jeito. Após o feriado do carnaval, segue mais um capítulo dessa novela. Não digo novela das sete ou das oito, pq todas acabam. Tá parecendo Malhação, que não acaba, só muda a temporada.
Em tempo: a loja em que comprei o (
imprestável) radiador Notus tubular, não tem mais a peça em estoque e vai me devolver o dinheiro. Dos males, o menor!!! O que acabei jogando fora então foi só o valor do aditivo, que mal vai fazer 1 mês que está lá...