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Almeidão
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BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Almeidão » 14 Ago 2013, 13:59

Esta é para o pessoal que tem duvidas em trocar ou não o radiador e a diferença em andar na estrada e cidade. Tenho ligo algumas coisas e concordado com uns e não concordado com outros etc.

Muitos conhecem uma bomba d'água e sabem que o funcionamento dela é por rotação e quanto mais alta a rotação melhor mais agua ela puxa e obvio mais água ela joga pra frente. Quando estamos em uma rodovia aberta a rotação é alta e mesmo com o radiador previamente com as passagens comprometidas, ainda sim ela faz circular não o suficiente, mais uma boa quantidade a qual lhe dá uma temperatura favorável no painel. Não a ideal, mas uma que possa lhe dar ideia que está tudo normal entre 85/90 graus. Bem, na verdade não é esta a temperatura do Vectra em rodovias ou seja o correto neste caso seria no máximo 82, ficando entre 80/82 sem o ar ligado e com o ar ligado não altera muito, mas podemos considerar no máximo 84º. Lembrando que são temperaturas no painel do carro, não real temperatura que certamente é bem maior que isto.
Na cidade, ela sem ar ligado, no máximo chega em 90, sendo algo entre 88 a 90 já liga a ventoinha e baixa á para 82 e volta a subir. Neste caso, a bomba não tem uma rotação suficiente para circular a agua como devia e nem tem o vento frontal que para refrigerar o radiador, por este motivo a ventoinha entra em funcionamento e tira o calor que está na agua passando sobre o radiador e logo baixa a temperatura levando a nos graus que informei, estando tudo normal.
Estando o radiador tapado digamos uns 20 a 30% e a bomba estando em baixa rotação não somente não consegue puxar a agua suficiente como também não consegue empurrar para o radiador, ficando ela trabalhando em falso e assim que a ventoinha entra em funcionamento ela vai refrigerar a agua que está passando pelo radiador, porem por estar tapado ela refrigera a quantidade menor que a necessário para a temperatura ideal na cidade e a ventoinha fica ligada bem mais tempo que um radiador limpo e a temperatura a cada vez mais alta. Ao contrario de um radiador limpo que mesmo tendo a menor rotação na bomba, ainda tem passagem para ela puxar a agua que está atrás dela passando pelo radiador e tem um pouco de força para empurrar de volta para o radiador depois que passou pelo bloco. Quando eu dido rodar em falso, seria como uma entrada de ar em uma bomba comum, muitos conhecem isto e sabem que ela gira e não sai nada.

Se alguém testar esta pressão desta bomba certamente irão se surpreender, eu por exemplo quando limpo o sistema, eu tiro a válvula termostática e coloco agua direto com o carro funcionando. Tapo com a mão e acelero o carro e não sinto pressão nenhuma na bomba, ou seja algo insignificante e é assim que ele trabalha quando em baixa. Certamente que aumenta esta pressão em alta rotação, mas na cidade não existe alta rotação.

Muito cuidado com os mecânicos dizem sobre estar tudo normal e que 95º é normal. Podem ter certeza, não é não.
Lembrem se de cuidar do radiador, porque o sistema é muito simples e tudo que é simples precisa de cuidados especiais.

Não copiei este texto, escrevo por conhecer o sistema e o Vectra b quase que pelo avesso.

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QuackMastter
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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por QuackMastter » 14 Ago 2013, 14:31

Boas dicas a serem cuidadas e seguidas!

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Ju_Bueno
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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Ju_Bueno » 14 Ago 2013, 16:56

Só pra constar: andei lendo bastante sobre arrefecimento neste fórum e no antigo, e as informações apontam para a temperatura normal um pouco maior no Vectra A, porém, acredito que o princípio descrito aqui se aplica para ambos (A e B).
*Me corrija se eu estiver errado Almeidão. Abs!
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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Almeidão » 14 Ago 2013, 18:07

Eu não conheço a leitura de painel do Vectra A, porem a temperatura real é idêntica tanto do Vectra A, B, Monza e outros. Eu sei muito sobre o Vectra B porque sofri bastante com meu carro quando eu comprei e no painel mostrava algo estupido de 90 graus na estrada pela manhã, tarde e/ou noite. E eu tinha um Monza antes e não era assim e procurei saber e todos informavam que isto era normal porque hoje o motor trabalha mais quente etc. E por azar meu não conhecia ninguém com Vectra em estado normal para saber, até que ele ferveu.
Até hoje não suporto ouvir esta palavra "isto normal"

Fica até difícil de descobrir qual é a leitura real do Vectra A. Seria bom se uns nos informasse aqui, certamente iriamos buscar a menor como parâmetro,. Mesmo assim, acredito que no painel par ser certo ele deve ficar nos 80 na estrada.

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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por dr.coupe » 14 Ago 2013, 22:52

Por coincidência desse post, eu troquei a minha bomba dágua hoje. Eu lavei tudo, radiador novo.....e esquentou. Espero que a bomba nova resolva, pois ta chato isso. O meu é 2.2 16V.

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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por pretogls98 » 15 Ago 2013, 04:23

Nao tem coisa mais dificil do que achar alguem que arrume problemas no arrefecimento.

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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Alcir Andreoni » 15 Ago 2013, 08:04

pretogls98 escreveu:Nao tem coisa mais dificil do que achar alguem que arrume problemas no arrefecimento.

Tenho minhas dúvidas. Se você seguir o que o Almeidão relatou, fizer manutenção preventiva do seu carro, ou melhor, manter o sistema limpo, não terá problemas de arrefecimento.

Agora se você está enfrentando algum problema, siga as dicas do Almeidão que você vai resolver com certeza...
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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Ju_Bueno » 15 Ago 2013, 16:55

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Seguinte Almeidão: No meu carro em rodovia o ponteiro fica pouco acima do azul (menos da metade entre o azul e o 90).
Se pegar grandes declives sem acelerar chega no azul. Se ficar um pouco atrás de caminhão, devagar, vai aos 90~92, onde liga o primeiro estágio da ventoinha. Quando está calor (geralmente no período da tarde) sempre com ar ligado na rodovia ele trabalha em 89~90. (meu sistema está sem aditivo)

Na cidade ele trabalha aos 90~93, 94 se tiver muito calor. Na cidade com ar ligado, vai fácil aos 95 - já sei que está um pouco acima, pois meu radiador está no fim da vida útil. Tenho planos de trocá-lo - a bomba troquei há 1 semana. Como disse mais acima, havia pesquisado com outros donos de V A e não está muito fora. Mas se alguém com o sistema perfeito do V A (que não é o meu caso devido ao radiador) postar aqui teremos os números mais "normais". Abs!
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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Almeidão » 15 Ago 2013, 17:18

Eu estou achando que você com o radiador novo ele não vai chegar nos 90 não. Outra coisa mete a mão neste bolso seu e no próximo radiador, coloque um aditivo e que seja o certo por favor hehehheh.
Bem, assim que você fizer a troca, ai saberemos e se você gostar do que vai ver e quiser seguir assim, só com aditivo mesmo.
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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por pretogls98 » 15 Ago 2013, 23:47

Já mandei arrumar um vazamento de agua cinco vezes esse ano. Foram trocadas duas bombas dagua , mangueira e outras trecarada q nem lembro. Agora na ultima vez (dia 12/08/13) trocaram uma peça prata que tem tres parafusos( que ainda quebraram e tiveram q ir para o torno). Acho que dentro dessa peça vai a valvula termostatica (que nao tava lá). mas acho q o vazamento nao parou. Acho que é no ar quente. Duvido alguem no Brasil que a gastou mais que eu em manutençao do vectra esse ano. Tenho tudo marcadinho e com nfs e somei 5,450,00 desde fevereiro(nao mechi em motor). Ate queria que alguem me dissesse em qual topico eu podia contar meu historico de manutençao , so pra compartilhar com os amigos que gostam da nave...
Obs.: Adoro meu carro. Só acho que peguei um que só tinha dono porco...

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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Ju_Bueno » 16 Ago 2013, 07:44

Almeidão escreveu:...Outra coisa mete a mão neste bolso seu e no próximo radiador, coloque um aditivo e que seja o certo por favor hehehheh...

A coisa tá meio ten$a por aqui... e sei que não é só comigo... :23:
Ainda estou pagando os pneus, tenho a última manutenção pra pagar (esta que tive que trocar de vez a bomba - descrevi na minha garagem). Mas estou começando a cotar os custos e amansar a patroa... hehehe... Eu só temo pelos selos d'água ao colocar o aditivo... Se bem que quando fiz a limpeza há alguns meses, onde foi trocada a válvula termostática, o mecânico disse que a água não tinha muita sujeira não. Agora então falta "$ó" o radiador e aditivo. Quem sabe logo eu trago novidades... :40:
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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Almeidão » 16 Ago 2013, 14:37

Amigão, até concordo contigo sobre valores, na verdade as coisas para mim melhora muito por não ter que pagar mão de obra, ok, fico as vezes feliz em fazer algo e outras bem puto como hoje por exemplo que queimou a junta na saída do coletor. Pô, não podia trocar isto hoje, mas tenho que fazer porque está parecendo barulho de Brasília. De qualquer maneira quando a gente faz, fica no meu caso com certeza bem melhor e não preciso nem dizer que é mais barato. E tem peça que é mais barata que a mão de obra, esta mesmo que vou trocar custa 20 reais na concessionária.
No inicio deste ano eu comprei 2 mil de peças e a mão de obra seria no mínimo mil. Não posso discordar nunca de ti, tenho realmente que ficar feliz por saber fazer e coragem nunca me faltou.

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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por QuackMastter » 17 Ago 2013, 09:58

Almeidão escreveu:Amigão, até concordo contigo sobre valores, na verdade as coisas para mim melhora muito por não ter que pagar mão de obra, ok, fico as vezes feliz em fazer algo e outras bem puto como hoje por exemplo que queimou a junta na saída do coletor. Pô, não podia trocar isto hoje, mas tenho que fazer porque está parecendo barulho de Brasília. De qualquer maneira quando a gente faz, fica no meu caso com certeza bem melhor e não preciso nem dizer que é mais barato. E tem peça que é mais barata que a mão de obra, esta mesmo que vou trocar custa 20 reais na concessionária.
No inicio deste ano eu comprei 2 mil de peças e a mão de obra seria no mínimo mil. Não posso discordar nunca de ti, tenho realmente que ficar feliz por saber fazer e coragem nunca me faltou.

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realmente nao esta facil pra ninguem rsrs.

ter a mao de obra e o tempo para fazer as coisas é muito bom e eficiente para nosso bolso.
tem muitas coisas das quais eu mesmo faço e comento pra mulher: olha aqui economizei na mao de obra x valor que o pessoal cobraria.. ( ae consigo liberar mais um pouco de dinheiro para comprar outra peça rsrs.)

ja tem outras coisas das quais nao consigo ou nao sei mecher/trocar, entao preciso pagar um pouco de mao de obra...

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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Fransman » 26 Ago 2013, 09:11

To observando um vazamento no meu vecão também, quando o bixo esquenta da uma possinha de agua sempre debaixo do radiador.

Mas a temperatura nunca chegou ainda nem em 90º fica sempre em torno de 80 a 84.
Mas sempre estou precisando completar a água, né normal isso não né?

:13:

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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Ju_Bueno » 26 Ago 2013, 13:46

Fransman escreveu:Mas sempre estou precisando completar a água, né normal isso não né?

É normal vc completar pq já constatou vazamento. Como o sistema e mecânica 100%, não se perde nada da água do arrefecimento.

No meu há um pequeno vazamento perto da entrada do radiador (em cima). Devido à isso, também tenho que completar de vez em quando.
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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Fransman » 26 Ago 2013, 14:57

E qual pepino que poderia acontecer em demorar muito para arrumar esse vazamento, mas, sempre cuidando da temperatura e completando a água? :T

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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Almeidão » 26 Ago 2013, 16:13

Não que possa, certamente vai acontecer de uma hora para outra vindo do nada e este vazamento abrir por inteiro. Talvez seja algo pequeno como vazamento no cebolão ou na mangueira e pode ser também o radiador, não vale apenas arriscar depois que o problema foi descoberto.
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Re: BOMBA D'ÁGUA E TEMPERATURA ELEVADA.

por Fransman » 26 Ago 2013, 16:37

É vero, rs

Só queria saber se não é algo muito urgente porque só vou conseguir mandar ver mês que vem rs
Sabe como é vida de recém casado rsrs

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por AliceR » 14 Out 2013, 12:28

Pessoal

Aqui me dou a graça de me apresentar como uma feliz (sic) proprietaria de um vectra 99

Sem mais delongas o meu problema é o seguinte: aqui em floripa começo a aumentar a temperatura. Como eu nao sou tao idiota assim nunva deixo o carro esquentar muito...antes gastando mais com o ar ligado do que ferver o motor.

Enfim reparei que horas a ventoinha ligava e horas não. Encostei num mecanico e o plugue e o fio do sensor de temperatura externa estava com mau contado. Consegui trocar em um desmanche.

Mas para a minha nao tao agradavel surpresa o "novo" conector tb estava com mau contado :56:

Ai hj a temperatura de floripa tá bem alta....ai já viu. Fui na loja de peça e troquei o sensor de temperatura e o conector denovo.... agora devidaamente funcionando. Coloquei fluido de radiador novinho e tudo

E para a minha odiavel surpresa a temepratura disparou :62:

Ai parei o carro .... tava em 95 e subindo....e a ventoinha funcionando e a bomba dagua com 2 meses de uso! :61:

Esperei o carro dar uma esfriada e fiz o seguinte: fui apertando os canos de circulação da agua para ver se ( no meu modo estupido de ver) se ajudava a circular a agua.

Depois consegui andar até o meu destino sem mais problemas mas sempre de olho na temperatura que insistia em cravar em 90 e 95.....para o meu desespero.

Gostaria que vcs pudessem me dar uma mao poisnao encontro nenhum mecanico decente aqui e se eu nao for já sabendo qual é o problema... como eu sou mulher... eles tentam me passar a perna.

Pensei na valvula termoestatica...poderia ser? como posso testar? :2:

Alguem já teve este problema?

Att

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Bruno Cesário
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Re: Temperatura subindo muito

por Bruno Cesário » 14 Out 2013, 12:43

AliceR escreveu:Pessoal

...antes gastando mais com o ar ligado do que ferver o motor.


Não sabia disso. Procede mesmo ?
Até onde sei, um óleo grosso também influencia na temperatura do motor. Qual vc está usando ? Usava 15 e 10w40 semi sintético, e agora estou usando 5w30 100% sintético no motor do Vectra, e notei que o motor fica mais frio do que quente.
:52:

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