O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Faça você mesmo / TutoriaisMANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO
Tutoriais passo-a-passo para realização de serviços diversos no Vectra.

1119 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Ju_Bueno » 21 Nov 2023, 10:07

Lá no passado, quando eu estava me descabelando por causa do arrefecimento do Vectra A que tive, notei no Celta 2009 que meu cunhado tinha que a temperatura se mantinha baixa usando o ar condicionado - ligeiramente acima do traço de 1/4 da escala no painel. Daí, trocando ideia no fórum os relatos bateram informando que com Vectra A e B era relativamente comum ter um pouquinho a mais de aquecimento usando o ar, e então entrava a atuação do segundo estágio (além, é claro, de quando ele atuava independente da temperatura para abaixar a pressão do gás). Mas no Vectra C - e pelo menos nos GMs contemporâneos, a temperatura fica mais baixa usando ar, situação que confirmo no Astra (flex).

Andando dentro da cidade, com o ar desligado a temperatura chega próximo ao traço do meio do marcador - próximo, não encosta nele - liga o primeiro estágio e leva lá perto de 1/4, e o ciclo recomeça. Usando o ar, o ponteiro não chega perto de onde seria acionado o primeiro estágio, isto é, oscila menos que quando não se está usando o ar. É claro que em situações do tipo subir uma ladeira mais acentuada e longa com o carro mais carregado ele chegará bem próximo do meio da escala (90°). Mas nesses 6 anos que estou com este carro o ponteiro nunca chegou neste tracinho dos 90 graus com o carro em movimento.

Acontece sim naquela situação onde se desliga o motor com ele já quente e em poucos minutos volta a dar a partida, mas essa é outra história...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 21 Nov 2023, 13:07

Eu não cheguei ver o Vectra C ainda, mas olhando o sistema do Vectra B com cebolão ou não, fica claro que os engenheiros se perderam um pouco, e para isto usando a temperatura normal sem o ar ligado e ao ligar o ar usando a ANORMAL. Eu percebi há muito tempo no meu carro depois que comecei a entender lo e andando em dias muitos quente e aqui é o que temos sempre que em rodovias era 80 a 83 graus, então veio aquela pergunta. Porque em rodovias onde ele é mais econômico ele não é tão quente? E pior ainda alguns mecanicos que perguntei porque quando você não tem certeza fica buscando até curandeiro, pai de santo, rezadeira etc, e todos diziam que o meu carro na rua com 95 graus era normal e pouco tempo depois, JUNTA QUEIMADA. Foi ai que troquei motor, conheci e comprei mais ou menos 28 cebolões diferentes, Radiador Viconde, Havoline Xtended Life e posso dizer claramente que destrinchei a temperatura do Vectra B.
Hoje passo para todos como acertar, quem quiser que o faça. Siga me os bons, folow me de good, Siga me los buenos

Este siga me los buenos, não tem nada que ver com Ju-Biueno, mas estamos junto kakakakkkaka

Detalhe, já me pediram para mostrar como faço a temperatura ser a mesma, ou seja ligar primeiro estagio em 89 e segundo estagio em 89. Não poderei desmontar o meu sistema, digo isto porque tem gente que quer saber até quantas gramas de solda usar nos fios, mas farei um video sobre isto e quem for bom na elétrica fará isto com facilidade. Seja com cebolão ou sensor, sim com um cebolão eu faço as duas velocidades e eu carro nem liga mais o sensor quando aumenta a pressao do gás.
Imagem

powerguido
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Out 2023, 17:29
Nome Completo: ALEX AFONSO DOS SANTOS
Cidade: Indaiatuba
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1998
Idade: 28

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por powerguido » 21 Nov 2023, 18:19

Boa tarde!
Primeira interação aqui no fórum, embora já acompanhe a algum tempo tanto o fórum quanto o canal do Almeidão, ambos já me ajudaram inúmeras vezes, muito obrigado!

Gostaria de fazer uma pergunta: Tem algum fio na central de alarme original do Vectra B que eu possa mandar um sinal (+ ou -) para ativar/desativar o alarme original? Da mesma forma que ativa/desativa pela chave na porta, por exemplo!! Tem um diagrama aqui no fórum com a fiação da central mas não encontrei essa informação nele.

Muito obrigado desde já!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Nov 2023, 09:58

powerguido escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde!
Primeira interação aqui no fórum, embora já acompanhe a algum tempo tanto o fórum quanto o canal do Almeidão, ambos já me ajudaram inúmeras vezes, muito obrigado!

Gostaria de fazer uma pergunta: Tem algum fio na central de alarme original do Vectra B que eu possa mandar um sinal (+ ou -) para ativar/desativar o alarme original? Da mesma forma que ativa/desativa pela chave na porta, por exemplo!! Tem um diagrama aqui no fórum com a fiação da central mas não encontrei essa informação nele.

Muito obrigado desde já!


Infelizmente eu não uso o alarme original, vamos esperar que um venha informar, mas acredito que o alarme recebe um sinal de radio que seria RF dos controles de alarme e lógico a central envia um pulso para as travas, mas como eu disse eu uso o positron e não sei nada do alarme original
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Nov 2023, 10:03

FREIOS ASSOVIANDO, acho terrível isto e quem vende pastilha diz ser problemas de disco e quem vende disco diz ser problema da pastilha e é bem claro que o problema são as pastilhas mesmo e eu nunca tive problemas com a marca Cobreq, mas como tinha dado certo a anterior da marca Frasle eu dei mais um crédito e me ferrei. Detalhe, muitos dizem que a Cobreq suja muito as rodas, imagina eu então usando rodas brancas, mas freia bem, não faz ruídos e não podemos esquecer que existe um produto chamado água que limpa quando for necessário kakakkaka.

DICAS DE SEMPRE, nunca dê passe em discos de freio, se for preciso fazer isto, troque o, não vale apenas gastar para fazer o carro ficar pior.

https://www.youtube.com/watch?v=_UHYroADlBo
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 22 Nov 2023, 16:47

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje DICAS DE SEMPRE, nunca dê passe em discos de freio, se for preciso fazer isto, troque o, não vale apenas gastar para fazer o carro ficar pior.

cuando troque as pastilhas traseiras do meu carro elas tinham ese assovio chato , e la fui atrais de informação , no caso do meu carro o problema era o desgaste do disco a borda externa do disco cria aquela rebarba e a pastilha nova ficaba pegaando a borda sem encostar a face dela , uma semana com ese barulho insoportavel e tire as pastilhas lixe a borda delas que pegaba na rebarba ate encostar a face delas no disco e acabou o barulho , dar pase no disco sei la so se trocar pastilha frecuentemente depois de anos de desgaste dar um pase no disco vai deixar ele muito fino , mais pode tirar esa rebarba que cria com o desgaste com a lizadeira e um disco flap , nunca na face do disco so nas bordas

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 22 Nov 2023, 17:05

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje DICAS DE SEMPRE, nunca dê passe em discos de freio, se for preciso fazer isto, troque o, não vale apenas gastar para fazer o carro ficar pior.

cuando troque as pastilhas traseiras do meu carro elas tinham ese assovio chato , e la fui atrais de informação , no caso do meu carro o problema era o desgaste do disco a borda externa do disco cria aquela rebarba e a pastilha nova ficaba pegaando a borda sem encostar a face dela , uma semana com ese barulho insoportavel e tire as pastilhas lixe a borda delas que pegaba na rebarba ate encostar a face delas no disco e acabou o barulho , dar pase no disco sei la so se trocar pastilha frecuentemente depois de anos de desgaste dar um pase no disco vai deixar ele muito fino , mais pode tirar esa rebarba que cria com o desgaste com a lizadeira e um disco flap , nunca na face do disco so nas bordas


No caso das minhas não era rebarba não, pastilha ruim mesmo e até agora um silêncio total, acabou a propaganda que eu estava chegando. Dar passe em disco é loucura, gastou 2 mm tem que trocar, se ele jpa está fino, vai dar um passe afina mais e pode quebrar e tem outras coisas mais, do jeito que muitos são de usar a pastilha até chegar no metal, com disco finos e ainda com passe surge aquela imensa possibilidade do pistão da pinça não vedar ou sair pra fora, ai é acidente na certa. Os da frente coloquei novos e se eu desse um alcançava o minimo de 21 mm, sem contar o valor do passe, espera do trabalho e sabendo que não é viável, já daria o preço de um novo.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 24 Nov 2023, 10:26

VENTOINHAS PRIMEIRO ESTÁGIO PAROU DE FUNCIONAR, isto aconteceu ontem e eu percebi porque estava com o ar desligado e armou o segundo estágio, tem gente que nao percebe estas coisas e as vezes pode estragar o segundo também. Na verdade quem tem dois estágio pode ter só um e quem tem um pode não ter nenhum.
Isto é meio comum no meu carro que funciona todos os dias e por ser muito quente aqui, as ventoinhas armam e desarmam constante, mas pode acontecer em qualquer lugar e com qualquer um. Vejam ai o defeito.

https://www.youtube.com/shorts/rdE9nSNvVsM
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 25 Nov 2023, 10:17

Muitos ainda tem duvidas sobre esta temperatura que sobe ao desligar o carro.

https://www.youtube.com/shorts/inoX_6Opcz4
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 27 Nov 2023, 13:45

Recente houve um comentário como o meu carro em rodovias com 80 graus, porém estava eu sem ar ligado em rodovias sem mudar nada no carro e não quero tapar meu radiador para satisfazer este cara e segundo o comentarista, esta temperatura é tão baixa que não dilata o motor e assim ele será destruido facilmente. O PAI CELESTIAL, quanta falta de informação tem este povo, e olha que tem videos e mais vídeos sobre o assunto e com isto vão dando créditos para aqueles mecânicos que dizem que 95º no painel é normal.

Esta semana já vai aparecer o video de como um cebolão simples faz o primeiro e segundo estágio das ventoinhas em situações diferentes e acionadas no mesmo grau no painel e pode ser feito também em carros novos com sensores, usando apenas um relê auxiliar simples, dois diôdos e uns dois metros de fios. Se eu não tivesse feito, eu iria fazer kakakakak
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 27 Nov 2023, 15:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Recente houve um comentário como o meu carro em rodovias com 80 graus, porém estava eu sem ar ligado em rodovias sem mudar nada no carro e não quero tapar meu radiador para satisfazer este cara e segundo o comentarista, esta temperatura é tão baixa que não dilata o motor e assim ele será destruido facilmente. O PAI CELESTIAL, quanta falta de informação tem este povo, e olha que tem videos e mais vídeos sobre o assunto e com isto vão dando créditos para aqueles mecânicos que dizem que 95º no painel é normal.

imagina se ese personagem ve o meu painel no inverno rodando em rodovia com a temperatura colada no ultimo risco auzul , ate no verão viajando durante a noite chega a baixar de 80 graus .
uma coisa que fica dificil de explicar é que a temperatura do painel so e para o motorista ter uma leve ideia da situação , e mostra a temperatura da agua circuando , e logicamente a temperatura nas cameras e peças e diferente a que se ve no painel .
mais hoje em dia morre ignorante quem quer tem a internet para estudar e aprender em um telefone , mais ler informação é chato para a maioria então eles consomen videos de 3 minutos aonde uma pessoa da seu ponto de vista sem explicar como funcioma e os ignorantes ficam repitindo sem saber como ou porque .

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Ju_Bueno » 28 Nov 2023, 08:47

Almeidão, acho que vc deveria botar uma termostática de 92º no carro, radiador de alumínio expandido e aditivo Radiex pra ficar feliz e tranquilo vendo o ponteiro colar nos 95/100°, quentinho como deve ser, kkk
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 28 Nov 2023, 10:26

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Almeidão, acho que vc deveria botar uma termostática de 92º no carro, radiador de alumínio expandido e aditivo Radiex pra ficar feliz e tranquilo vendo o ponteiro colar nos 95/100°, quentinho como deve ser, kkk


Çê tá é louco kakakakakka. O mais engraçado que ele é assim de fábrica, mas o pessoal acostuma tanto com o errado que perde a noção do certo. Alás quando você diz que tomou duas cervejas, vão achar feio kakakak.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 28 Nov 2023, 15:43

vou ter que ver o ar condicionado do meu carro que esta meio ruim , eu to achando que é o evaporador entupido de sujeira ou tem algum micro vazamento nele so que para checar a peaça é muito ruim , vou ver se consigo uma camera para ver dentro da caixa de ventilação se não conseguir vou ter que cortar a caixa , sem chances de desmontar o painel ate por falta de tempo e deixar o carro para alguem desmontar o painel não e uma opção .
cuando de um tempo vou medir a preção e a carga de gas.
ou talvez o evaporador esta cheio de sujeira e perde un pouco de gas tambem sei la ja teste tudo ate o compressor so fico o evapoador

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 28 Nov 2023, 16:24

chirola escreveu:Fuente del Mensaje vou ter que ver o ar condicionado do meu carro que esta meio ruim , eu to achando que é o evaporador entupido de sujeira ou tem algum micro vazamento nele so que para checar a peaça é muito ruim , vou ver se consigo uma camera para ver dentro da caixa de ventilação se não conseguir vou ter que cortar a caixa , sem chances de desmontar o painel ate por falta de tempo e deixar o carro para alguem desmontar o painel não e uma opção .
cuando de um tempo vou medir a preção e a carga de gas.
ou talvez o evaporador esta cheio de sujeira e perde un pouco de gas tambem sei la ja teste tudo ate o compressor so fico o evapoador


Chirola, eu não sei se é o seu caso, mas o meu ar aqui ficou ruim tipo esfriava bem somente a noite e de dia uma porcaria e nçao perdeu o gás, fui em um local para fazer um chek up e foi constatado que tinha gás normal, mas o gás perdeu sua propriedade de refrigerar, ele fez o vácuo, colocou gás novo e tudo voltou ao normal e isto fáz um ano e alguns meses e segue perfeito.
Sobre o evaporador, tem um pedido no canal pra fazer um video como tirar, estou preparando para fazer e lógico sem retirar o meu, mas explicando como eu fiz, não demorarei para fazer este video e pra ser sincero apesar que nunca acho nada difícil, eu achei até bem fácil tirar e recolocar um novo e com certeza hoje com os poderes que tenho com novas colas e até opção de placas de plástico, eu iria fazer muito melhor do que fiz. O mais difícil ali é colocar dois parafusos, mas eu inventei uma técnica especial e já ficou fácil.

Tirar o painel, nem pensar, mas para o evaporador ficar ruim, é só quando ele fura mesmo e o ar nem liga.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por chirola » 29 Nov 2023, 14:12

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu não sei se é o seu caso, mas o meu ar aqui ficou ruim tipo esfriava bem somente a noite e de dia uma porcaria e nçao perdeu o gás, fui em um local para fazer um chek up e foi constatado que tinha gás normal, mas o gás perdeu sua propriedade de refrigerar, ele fez o vácuo, colocou gás novo e tudo voltou ao normal e isto fáz um ano e alguns meses e segue perfeito.

meu ar condicionad esta bem raro , ele liga esfria pouco , ele perde um pouco de preção mais o sistema não fica vacio , uma coisa que eu notei é que se deixa ligado não sai agua pelo dreno mais se vc colocar a mangueira no derno e tirar a agua corre de boa,
por iso eu acho que pode estar cheio de sujeira dentro da caixa de ventilação .
ja esgote o gas coloque a bomba de vacuo por uma meia hora deixe mais de uma hora no vauo e o sistema mantem o vacuo e coloque gas novo .
ta be raro , se tevse vazamento perderia toda a carga , ou to errado?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 29 Nov 2023, 15:38

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje eu não sei se é o seu caso, mas o meu ar aqui ficou ruim tipo esfriava bem somente a noite e de dia uma porcaria e nçao perdeu o gás, fui em um local para fazer um chek up e foi constatado que tinha gás normal, mas o gás perdeu sua propriedade de refrigerar, ele fez o vácuo, colocou gás novo e tudo voltou ao normal e isto fáz um ano e alguns meses e segue perfeito.

meu ar condicionad esta bem raro , ele liga esfria pouco , ele perde um pouco de preção mais o sistema não fica vacio , uma coisa que eu notei é que se deixa ligado não sai agua pelo dreno mais se vc colocar a mangueira no derno e tirar a agua corre de boa,
por iso eu acho que pode estar cheio de sujeira dentro da caixa de ventilação .
ja esgote o gas coloque a bomba de vacuo por uma meia hora deixe mais de uma hora no vauo e o sistema mantem o vacuo e coloque gas novo .
ta be raro , se tevse vazamento perderia toda a carga , ou to errado?


Sim, perde praticamente toda, fica algo insuficiente e o compressor nem atraca. Pode ser outro problema como filtro (mas nunca vi um filtro deste entupir só quem vende que diz) e pode ser a válvula de espanção la no evaporador (também nunca vi uma estragar, mas o cara que vende diz que estraga) por fim a válvula torre do compressor, esta sim se estragar ele para de funcionar.
Quando você coloca gás você coloca o óleo?, eu acho que simm afinal você sabe disto.
Sujeira ali no evaporador, eu tenho minha duvidas, o espaço é muito grande para tapar ele em geral, mas com certeza se tapar ele vai falhar mesmo.

O vídeo, vou ver se faço no final de semana, mas é bem fácil tirar este evaporador dali e recolocar.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 30 Nov 2023, 08:20

Exclui aqui a mensagem do video, vou refazer lo, eu preciso fazer um com o cebolão e com sensor, porem exite ar digital e analógico, do jeito que fiz eu teria que fazer 4 videos ai seria um desatre explicar para o pessoal.
Imagem

Willsf2021
GL Member
GL Member
Mensagens: 107
Registrado em: 13 Fev 2023, 21:31
Nome Completo: WILSON GERALDO DONIZETI PEREIRA JUNIOR
Cidade: Araras
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000
Idade: 28

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Willsf2021 » 30 Nov 2023, 09:58

Bom dia pessoal!
Meu carro não estava com o ar gelando. Estava sem gás, quando acionava o compressor a temperatura do carro até baixava, fui colocar gás no ac pra gelar e funcionou muito bem, só que o carro tá esquentando um pouco mais, em transito livre fica entre o ponteiro no 90 e um pouco abaixo, trânsito intenso sobe um pouco, liga o segundo estagio algumas vezes mas baixa muito rápido, não chega no ponteiro do 100, acham normal? Detalhe, moro em Salvador e aqui tá muito quente..kkkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8394
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

MANUTENÇÃO GERAL, VARIAS DICAS POR ALMEIDÃO

por Almeidão » 30 Nov 2023, 10:27

Willsf2021 escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia pessoal!
Meu carro não estava com o ar gelando. Estava sem gás, quando acionava o compressor a temperatura do carro até baixava, fui colocar gás no ac pra gelar e funcionou muito bem, só que o carro tá esquentando um pouco mais, em transito livre fica entre o ponteiro no 90 e um pouco abaixo, trânsito intenso sobe um pouco, liga o segundo estagio algumas vezes mas baixa muito rápido, não chega no ponteiro do 100, acham normal? Detalhe, moro em Salvador e aqui tá muito quente..kkkk


Qual o ano do carro? Ele usa termostática? Tem ainda o ar quente?
Imagem

1119 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 114 visitantes