Fala pessoal, tudo em cima?
Estou aqui para apresentar uma pessoa (errr, digo, um carro) muito especial pra mim, o famoso Vecão. Na realidade meu carro é outro. O Vectra é do meu avô, que pegou zero de consórcio e trata a máquina com um carinho muito grande. Para um apaixonado por carros, conviver com um carro desde a infância cria laços afetivos de verdade. Vamos ao carro:
É um GLS (intermediário) equipado com o câmbio F18CR e o motor Família II "Powertech" 2.2 MPFI de oito válvulas de primeira fornada: foi adquirido em junho/1998, mesmo mês da Quatro Rodas que anunciou a chegada do 2.2 às lojas.
Padronagem dos tecidos que debutou nos GLS 2.2 MPFIDentre os opcionais, uma mescla. Tem o essencial como o N33 (coluna de direção regulável) e o J65 (freios traseiros a disco), tem o desejável como o item UK8 (rádio/toca-fitas, que aliás nunca tocou uma única fita), tem um adicional em termos de conforto, o R9H (que consiste em banco do motorista com regulagem de altura, cintos traseiros de três pontos e encostos de cabeça no banco traseiro, além do presente no pacote R9B que inclui também alarme, vidros, retrovisores e porta-malas com comandos elétricos) e a cereja do bolo, o C68 (ar-condicionado com controle de temperatura). E aliás aí vai uma dúvida: o C68 impedia ou obrigava o C60 (ar-condicionado)? Outra coisa: não sei se o carro tem ABS ou não. Além do jeito rústico de descobrir, qual outro modo?
N33 (coluna de direção regulável)UK8 (rádio/toca-fitas) e C68 (ar-condicionado com controle de temperatura)Vamos ao capítulo cor, esse sim já me deu uma canseira. Que é perolizada (código YL3 na lista de opcionais) e que é Azul não restam dúvidas, mas sempre pensei que o Vectra fosse Azul Enseada. Depois de um tempo, fui sugerido de que ele poderia ser também Azul Darcena (quem muitos pensam ser Darsena, mas segundo o CepChev é com "C" mesmo). Bom, aí eu fui no Catálogo Eletrônico e vi que essas cores estão disponíveis apenas de 1999 em diante, e o único Azul perolizado é mesmo o Azul Almirante. Andei pesquisando na internet e estou quase batendo o martelo de que o carro é mesmo Azul Almirante.
Malditas pedras de estrada!Pára-choques traseiro arranhado e a antena quebrada por algum infelizÉ claro que dezesseis anos ininterruptos de serviços bem prestados deixariam suas marcas, físicas mesmo. Algum acabamento aqui e ali que se solta, volante desgastado, couro saindo da coifa da manopla do trambulador e um rasgo no lugar aonde há mais atrito na hora de sentar e levantar do banco do motorista são as marcas internas. Por fora, marcas de pedra nos pára-choques, alguns arranhões aqui e ali , uma lanterna traseira trincada, antena elétrica quebrada por vândalos e a pintura apagada (sim, apagada e não queimada, marca da idade). Para um carro de 1998 que nunca sofreu um retoque, um polimento ou uma cristalização sequer, é sim uma marca boa chegar tão longe com um número tão reduzido de avarias.
Volante cansadoMarcas no acabamentoNão, esse não é o Vectra que você sonhava encontrar. Aquele romantizado CD Automatic brilhando, sem nenhum arranhão, todos os opcionais e 50.000 km de um médico aposentado que o usa para ir no sítio. Esse aqui não. São 220.000 km bem rodados, sem nunca ter visto uma retífica e sem nunca ter sido desmontado.
Foto antiga, antes de chegar aos 180.000 kmPena, depois desse tempo todo imaculado, em junho desse ano, logo antes da Copa (e comigo, logo comigo) o Vecão sofreu um acidente. Sábado, 6:30 da manhã, eu saindo para fazer prova e vejo do meio do quarteirão um inconsequente cortar a preferencial a milhão. Quando chego no cruzamento, descubro da pior forma que o primeiro não estava sozinho. Vinha outro filha de uma gansa num Jetta para me cortar a frente e tomar uma porrada na quina do pára-choques traseiro. Estava tão rápido que foi parar uns 20 m à frente no mesmo sentido que seguia e virado à contra-mão, tendo em vista que rodou. Não tirei fotos do acidente, mas acreditam que o carro dele teve só arranhões no pára-choques? Quem se ferrou mesmo fui eu que perdi pára-choques dianteiro, limitador de impacto dianteiro, radiador, ventoinhas, condensador do ar condicionado e o pisca direito.
Panorama geralCaixa de roda virgemPisca direito quebradoRadiador mortoDesde então o carro está parado. Isso porque o seguro do rapaz quis dar perda total, meu avô não aceitou, procurou uma concessionária autorizada que recusou o serviço e está de procurar uma oficina para fazer um orçamento. Como ele acaba usando outro carro, o Vectra parado não é grande empecilho.
Mas tudo bem, logo mais essa nave vai ter o tratamento que merece e voltar aos dias de glória.
Abraço a todos!