O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Outras Marcas e/ou Modelos)'11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

51 mensagens
rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

'11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por rgapski » 06 Abr 2015, 11:38

Pois é pessoal...
Faz tempo que estou devendo umas fotos do meu novo carro!

Bom, pra quem não lembra, eu tinha um Challenge que era o meu xodó. Tratava o carro como um filho, só usava gasolina Podium, peças originais, etc.
O vectra foi comprado para ser usado de vez em quando, pois eu usava moto no dia-a-dia, então o carro era um luxo, não necessidade.

Com o passar do tempo, desisti da moto, e passei a precisar do carro como meio de transporte, e usar o Challenge diariamente estava fora dos meus planos, portanto, tive que vender o bonitão.
Vendi por um valor justo e a alguém que está cuidando muito bem dele.

Estava precisando de um carro "novo", que não me desse problemas em pelo menos 1~2 anos de uso (que é o tempo em que penso em vender), que tivesse conforto pra encarar horas de transito pesado e não negasse fogo no uso rodoviário, que é o meu uso predominante.
Estava preferindo um hatch, pois estou com problemas de espaço do estacionamento do meu escritório, pois todo mundo resolveu ter SUV por aqui.

Nessa eu acabei, por insistência da minha esposa, vendo um Punto, e aqui estamos.

Bom, a princípio eu torci o nariz, pois achava que o Punto não passava de um Palio melhorado.
Essa impressão se desfez quando decidi andar no carro.

Achei muito bem acabado, com ótimo isolamento acústico e a posição de dirigir é perfeita.
O banco do motorista e o volante tem tanta possibilidade de ajuste que é impossível não encontrar a pegada perfeita.
Achei os acionamentos dos comandos (direção, embreagem e cambio) bem leves e justos, o que me deixou contente pra encarar o uso "pesado".

Como eu encontrei um muito bem cuidado, com ótima procedência, resolvi dar uma chance pra Fiat e encarar o Punto. Peguei ele em janeiro de 2015.

O Punto é um carro pesado (quase 1.200kg) mas, surpreendentemente, o motor 1.6 dá bem conta do recado, dando impressão de que "sobra motor", o que me foi uma grata surpresa.
Na cidade é um foguetinho, ainda mais pra quem esta acostumado com um carro mais pesado e de cambio mais longo.
Na estrada não faz feio, ainda mais se for bem sinuosa!
No primeiro mês, abusei bem dele, fiz diversas viagens e forcei bem o limite dele.
Não poderia ter ficado mais contente: Consumo médio de 8,5km/l com uso de etanol como combustível.

Mas ainda assim, tinha um receio com a marca Fiat... (coisas de quem viveu a época do Fiat 147).
No fim, tudo não passava de preconceito bobo, e hoje estou bem satisfeito com o carro.
A manutenção é bem barata (pra quem ta acostumado com o vectra), e o carro é muito fácil de mexer.
A fiat disponibiliza, assim como a GM, um site voltado ao reparador, com diversos "how-to" e um catalogo eletrônico para localização das peças necessárias.
Até o momento fiz algumas manutenções preventivas, como troca do aditivo do radiador, troca de óleo, troca de lâmpadas, etc. e não tive a menor dificuldade.

Acabei instalando o som que tinha no Challenge e deu tudo certo também. Os acabamentos e painel são fáceis de desmontar e não apresentam material que quebra com facilidade, o que achei um ponto bem positivo, pois no vectra, eu morria de medo de mexer em algum acabamento e o mesmo quebrar na minha mão, o que infelizmente aconteceu por diversas vezes.

Bom, não tenho por ele a mesma paixão que tenho pelo Vectra, ou seja, ele nunca foi meu sonho de consumo e eu seria incapaz de gastar mais de 10% do valor dele com melhorias.
Contudo, como carro para usar sem dó, tem me atendido com muita competência.
Recomendo para quem procura um hatch urbano com uma pitada de conforto e desempenho.

Ai vão as "ibagens", depois de uma lavagem à seco feita em casa.
Tenho algumas pendencias a fazer, como um polimento cristalizado, mas ando sem tempo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10644
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por Arquiteto » 06 Abr 2015, 19:43

eh bem novo ... vai cumprir a função que vc queria Rafael

:88:

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por Gabriel Abrahão » 29 Abr 2015, 19:49

Parabéns pelo novo carro, um dos poucos carros da linha Fiat, que acho bonito. Só tome cuidado com esse motor E-Torq, que sempre da problema na junta do cárter. Sempre vaza por ali e sempre da defeito em questão de pouco tempo, mesmo com peças originais. :88:
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por rgapski » 30 Abr 2015, 09:18

Gabriel, obrigado!

Eu tbm não sou muito fã da fiat. O unico que me desce é o Punto, e ainda assim, eu comprei só pq a patroa gostou, pois pretendo passar esse pra ela quando pegar o Jetta.
O meu to sempre de olho quanto a vazamentos, e até agora, sem novidades...
A única coisa que me deixa cabreiro é o relato de alguns donos que tem a versão 1.8 afirmando quebra do pistão.
Mas no geral, to contente com o carro, fazendo media de 8km/l na cidade com etanol e ar 100% do tempo, e não me deixa a desejar em desempenho, pelo menos na cidade ele é até mais ágil que o vectra.
Mas na hora de viajar, sinto falta do challenge.

Abs.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por Pedro Josino » 30 Abr 2015, 18:30

Parabéns pelo novo carango!

Esse é a versão mais bonita do Punto, esse modelo atual eu acho bastante feio.

Mantenha o tópico recheado de novidades!

Abs!

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por rgapski » 30 Abr 2015, 21:43

Valeu Pedro.

Eu tbm acho a versão antiga (giugiaro) mais bonita que a nova (evo).
Contudo, o acabamento interno da versão mais nova é bem legal.

A única coisa que falta fazer é um polimento bem feito, mas ando sem tempo, e faz mais de um mês que eu não lavo, coisa que nunca fiz... rs

Abs

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por rgapski » 13 Jul 2015, 11:25

*Atualização.

Bom, já se passaram 06 meses que estou andando com essa "ratazana de rodas".
Desde que peguei, já passei dos 15mil km rodados na minha mão, e a título de curiosidade, vou deixar aqui meu relato e impressões com o carro neste período.

Nesse período, fiz apenas o seguinte:

- Troca de óleo | 4,3l de Selènia K Pure Energy 5w30 sintético + filtro.
O óleo sintético nem é tão caro, com custo muito próximo ao semi-sintético que eu usava no Challenge, só que eu rodo pelo menos o dobro da km que eu fazia no vectra. Aqui tive uma "economia" de 50%.

- Limpeza do sistema de arrefecimento.
Fiz a limpeza do sistema (flush), e depois adicionei Bardhal Rad Cool Long Life, na proporção de 50%.

- Troca do conjunto de palhetas dos limpadores dos vidros.
As palhetas custam um rim. R$ 200,00 pelo par dianteiro e R$ 70,00 pelo traseiro.
São aerotwin bosch de fábrica (made in germany) e usam um conector específico, impedindo o uso das "convencionais".
As trico feita aqui custam R$ 150,00. Fui de original, já que a de fábrica ainda estava no carro e não estavam tão ruins assim.

- Retirada das velas para analise das condições.
Sem novidades. Apenas ajuste do GAP.
Faço a retirada e inspeção a cada 10mil km, pois uso alcool, que pode vir a "colar" as velas no cabeçote.

- Regulagem dos batentes das portas.
As borrachas (guarnições) embora não apresentem nenhum rachado ou desgaste, cederam um pouco, talvez pelo tempo. Isso causava algumas batidinhas nas regiões das portas quando em piso muito castigado.
Fiz a regulagem dos batentes das portas e problema resolvido.

- Espelhamento da pintura e aplicação de selante.
A pintura ainda é original, sem qualquer retoque, inclusive nos parachoques.
Trata-se de uma pintura dura, de cor sólida, praticamente idêntica às dos VW.
Ela é bem "fina", mas muito dura, portanto, pra fazer o corte, haja braço! Totalmente oposta à do vectra, que tinha uma camada mais grossa, porém o verniz era bem macio.
Se por um lado dificulta o trabalho, ela é menos suscetível à riscos.
O vectra eu consegui zerar em 3 dias. O punto levei 5 dias de trabalho em cima do carro e ainda tem alguns detalhes nas partes mais baixas que resolvi deixar de lado pra não pirar.

Fora isso, o carro não deu "novidade".
Nesse período, andei em estrada de terra, passei por alagamentos, fiz viagens, dei umas "aceleradas", peguei trânsito, etc. Fiz tudo o que se costuma fazer com um carro de uso "normal".

Não apresentou baixa do nível de óleo de maneira considerável.
Em 7.000 km depois da troca, o óleo não apresentou cor escura, sinal de que não há carbonização (ou formação de crostas). O uso do álcool como combustível favorece.

Nenhuma baixa no líquido de arrefecimento

O motorzinho e.torq tem se revelado bem valente!
Além de andar bem, acho que o consumo também não é nada mal.
Com álcool e ar full time tem ficado na casa de 7,5km/l na cidade e 11,5km/l na estrada.
Nada a reclamar por aqui.

Suspensão e freios também não apresentaram desgastes relevantes, ruídos ou folgas neste período. Tudo bem por aqui também.

Não é meu sonho de 4 rodas, mas estou gostando muito do carro por conta do conforto e do fato dele ter se revelado bem robusto e de baixa manutenção.

Aqui vão umas fotos depois do espelhamento.
As fotos foram tiradas no mesmo lugar das primeiras e com a mesma câmera.
Antes não estava ruim, mas agora ficou do jeito que eu gosto. rs

Imagem

Imagem

Imagem

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

DENIS REDIVO
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 13 Jan 2015, 08:29
Nome Completo: DENIS REDIVO
Cidade: ORLEANS
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por DENIS REDIVO » 18 Jul 2015, 17:58

ola lindo tenho um igual o seu com o mesmo opcionais (aparentemente) so que o meu é um 2008 e é elx 1.4 ta fazendo em torno de 10 a 12 (gasolina) em terreno misto(cidade + pouco de br)

CaioMs
GLS member
GLS member
Mensagens: 500
Registrado em: 07 Abr 2013, 21:23
Nome Completo: Caio Stockmann
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por CaioMs » 18 Jul 2015, 22:45

Espelhamento top de linha.. Preto da uma destacada impressionante. Parabéns pelo cuidado. Só uma pergunta... Qual pretinho vc usou? Ta bem homogêneo e não brilha muito, to procurando um com essas características mas to quase desistindo.

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por serginho_vectra A » 19 Jul 2015, 02:13

Fico bem legal rafa. Curti o punto.

Enviado de meu LG-D392 usando Tapatalk
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por rgapski » 19 Jul 2015, 07:35

DENIS REDIVO escreveu:ola lindo tenho um igual o seu com o mesmo opcionais (aparentemente) so que o meu é um 2008 e é elx 1.4 ta fazendo em torno de 10 a 12 (gasolina) em terreno misto(cidade + pouco de br)

Valew!
CaioMs escreveu:Espelhamento top de linha.. Preto da uma destacada impressionante. Parabéns pelo cuidado. Só uma pergunta... Qual pretinho vc usou? Ta bem homogêneo e não brilha muito, to procurando um com essas características mas to quase desistindo.

Nada como fazer a gente mesmo, não é?
Outro dias vi um rapaz fazendo "espelhamento" que me deu até agonia, o cara simplesmente estava esfregando o bico da boina no carro todinho. A mão coçou pra ir la e dar um tapa no sujeito. Rs

O pretinho que usei foi o rodabril gel, que eh feito com base de glicerina. Custa baratinho, mas so fica vrilhoso no dia, rs. Eu não fã de pretinho, passo esses baratinhos pq no dia seguinte o brilho baixa e o pneu fica com uma cor que parece pneu novo.
O segredo pra ficar bonito eh limpar bem o pneu antes. Tem gente que só joga agua no pneu na hora de lavar. Uso apc na proporção 1:2, só com isso o pneu ja fica com uma cor bonita.
Nunca lavei esse punto de modo convencional (agua e sabao). Só faço lavagem a seco nele.
serginho_vectra A escreveu:Fico bem legal rafa. Curti o punto.

Enviado de meu LG-D392 usando Tapatalk

Valew serginho!
Aos poucos vou deixando ele bacana...
To curtindo a ratazana, mas acho q no fim do ano passo ele pra minha mulher, isso se a economia do pais não for pelo ralo, pq esse ano ta difícil....

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 398
Registrado em: 29 Ago 2013, 14:48
Nome Completo: Bruno
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por bruno2000 » 19 Jul 2015, 08:33

Na minha opiniao, este 1.6 etorq é um dos melhores motores da atualidade.
A fiat fez a gambiarra de aumentar sua litragem, aplicando o 1.8 em quase toda a linha e,apesar de ser de fato uma adaptação, o carro rende bem também. Não sei como fazem carros tão pesados beberem relativamente pouco.

A questão do isolamento acústico realmente faz a diferença. Tanto no Punto quanto no Linea. Inclusive com relação a isso, o Linea poe o Civic no chinelo.

A palheta vc podia comprar o refil na internet, no ebay vc acha um kit suficiente para 'fazer' 3 jogos de palhetas por menos de 60 reais com frete.

Com relação a marca e a assistência fiat, continuo torcendo o nariz..continuo achando que a ccs só serve pra atender Palio e Uno..pois de resto não entendem e nem se esforçam pra entender e atender bem o cliente.
Abraço
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

serginho_vectra A
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1695
Registrado em: 09 Abr 2013, 17:53
Nome Completo: sergio augusto domingues rodrigues
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por serginho_vectra A » 19 Jul 2015, 12:26

rgapski escreveu:
DENIS REDIVO escreveu:ola lindo tenho um igual o seu com o mesmo opcionais (aparentemente) so que o meu é um 2008 e é elx 1.4 ta fazendo em torno de 10 a 12 (gasolina) em terreno misto(cidade + pouco de br)

Valew!
CaioMs escreveu:Espelhamento top de linha.. Preto da uma destacada impressionante. Parabéns pelo cuidado. Só uma pergunta... Qual pretinho vc usou? Ta bem homogêneo e não brilha muito, to procurando um com essas características mas to quase desistindo.

Nada como fazer a gente mesmo, não é?
Outro dias vi um rapaz fazendo "espelhamento" que me deu até agonia, o cara simplesmente estava esfregando o bico da boina no carro todinho. A mão coçou pra ir la e dar um tapa no sujeito. Rs

O pretinho que usei foi o rodabril gel, que eh feito com base de glicerina. Custa baratinho, mas so fica vrilhoso no dia, rs. Eu não fã de pretinho, passo esses baratinhos pq no dia seguinte o brilho baixa e o pneu fica com uma cor que parece pneu novo.
O segredo pra ficar bonito eh limpar bem o pneu antes. Tem gente que só joga agua no pneu na hora de lavar. Uso apc na proporção 1:2, só com isso o pneu ja fica com uma cor bonita.
Nunca lavei esse punto de modo convencional (agua e sabao). Só faço lavagem a seco nele.
serginho_vectra A escreveu:Fico bem legal rafa. Curti o punto.

Enviado de meu LG-D392 usando Tapatalk

Valew serginho!
Aos poucos vou deixando ele bacana...
To curtindo a ratazana, mas acho q no fim do ano passo ele pra minha mulher, isso se a economia do pais não for pelo ralo, pq esse ano ta difícil....

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Esse ano ta dificil mesmo. Dei uma segurada nos ups, ta ruim mesmo. Cada dia pior.... Mais vem cá sacanagem o preço dessas palhetas pqp... Mais o punto é bem legal, da pra deixa bacana hehe. Abraço, vai domingo?

Enviado de meu LG-D392 usando Tapatalk
Vectra A GLS 1995 azul cezanne 2.0 m.p.f.i

Imagem

Imagem

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por rgapski » 20 Jul 2015, 09:24

bruno2000 escreveu:Na minha opiniao, este 1.6 etorq é um dos melhores motores da atualidade.
A fiat fez a gambiarra de aumentar sua litragem, aplicando o 1.8 em quase toda a linha e,apesar de ser de fato uma adaptação, o carro rende bem também. Não sei como fazem carros tão pesados beberem relativamente pouco.

A questão do isolamento acústico realmente faz a diferença. Tanto no Punto quanto no Linea. Inclusive com relação a isso, o Linea poe o Civic no chinelo.

A palheta vc podia comprar o refil na internet, no ebay vc acha um kit suficiente para 'fazer' 3 jogos de palhetas por menos de 60 reais com frete.

Com relação a marca e a assistência fiat, continuo torcendo o nariz..continuo achando que a ccs só serve pra atender Palio e Uno..pois de resto não entendem e nem se esforçam pra entender e atender bem o cliente.
Abraço


Bruno,

Tô pra te falar a mesma coisa, viu?!
Esse motorzinho e.torq surpreende. Tenho feito facil 7,5~8km/l no etanol, andando na cidade com ar ligado.
Acho uma média mais que boa, tendo em vista que o Punto é pesado (+ de 1.100kg) e o motor puxa bem.
Fora que a curva de torque dele, por ser 16v é muito boa. O torque vem alto e cedo. Raramente elevo o giro pra cima das 2.500 rpm. E quando precisa de força, depois das 3.000 rpm o carro é um canhãozinho.

O isolamento acústico do Punto deve ser bem parecido com o do Linea, porque eu não ouço o motor trabalhando, mesmo na estrada que @ 120 o motor esta quase a 3.500 rpm.
O acabamento, embora seja de um plastico que parece o mesmo dos brinquedos bandeirantes, não faz barulho e é bem resistente.

To bem contente com ele, e se ele se mostrar um bom carro, como acredito que seja, e se eu não conseguir pegar o Santanão TSi no fim do ano, talvez eu pegue um entre em um Linea ou Bravo.

Sobre a palheta eu experimentei trocar o refil e não ficou muito bom. Ficou melhor que o que a original que estava lá, mas não tive sorte, pois com o refil ficou fazendo barulho e deixando rastro no vidro.
Até pensei que fosse problema com sujeira no vidro. Descontaminei o vidro e não resolveu.
As originais são caras, mas a diferença de qualidade é imensa. Não dá pra ouvir ela passar no vidro, e por mais sujo que esteja, não ficam rastros/embaçados.

Sobre a marca Fiat, eu tenho um pé atras. Meu pai foi um (in)feliz proprietário de um Fiat 147 e só de ouvir falar na marca ele foge... rs
Inclusive chamei ele pra viajar outro dia, e de pronto ele falou: De fiat, não vou. kkkkkkkk

Contudo, eu ainda não tenho uma opinião 100% formada sobre a marca.
Por enquanto, nada a reclamar, mas tudo que precisei foi coisa que depende só da CCS e não da frabrica.
Inclusive, logo que peguei o carro, queria verificar a atualização dos mapas da injeção. A CCS se prontificou a verificar e resolver "na faixa", sem eu ter que ficar insistindo.

O mecânico me disse que não havia sido atualizado, e que era recomendável fazer, só que só poderia me entregar o carro no fim do dia seguinte, devido ao fato de terem diversos outros carros na frente para fazer manutenção.
Como não podia ficar sem o carro, perguntei pro cara se não tinha como abrir uma exceção. Aí ele deu um jeito lá e acabou fazendo na hora (levou 1,5h para atualizar) e não me cobrou nada. Pela boa vontade, dei R$ 50,00 pro sujeito.
A parte de vendas de veículos não sei como é o atendimento, mas pelo que percebo, deve ser no nível das "quatro grandes".

Marcas que tenho opinião formada pra falar é Ford, GM e Peugeot, pois foram as que eu já precisei de atenção direta da fábrica. Não faço avaliação de CCS porque cada uma trabalha de uma forma.

A Ford é péssima! Tão péssima que talvez nunca mais compre um carro da Ford.
Tive um ford ka zetec, que embora fosse um bom carro (econômico, não dava problemas, etc), até que um dia quebrou a caixa da válvula termostática (que é feita de um plastico bem xexelento).
Rodei SP inteira de ônibus, metro e táxi atras dessa peça e ninguém tinha nem pra remédio! A Ford não vende pro mercado paralelo.
Liguei muitas vezes e mandei diversos e-mails no SAC da ford. Todo tempo que perdi com eles, posso resumir em uma única frase: "Foda-se. O problema é seu, não nosso."
Eu só consegui essa peça em 30 dias porque uma CCS da marca se prontificou a me ajudar, e embora não tenha conseguido a peça "nova na caixa", tirou de um carro 0km que estava em estoque e me vendeu.
Ainda assim, me cobraram o preço do sistema: R$ 550,00 (em 2007) pela peça.
Não me deram desconto algum e se recusaram a parcelar.
Coloquei o carro à venda no mês seguinte! :21:

A GM também não ficou muito atrás quando precisei. Já tive vários "probleminhas pequenos", mas as lojas independentes e CCS sempre "salvaram". Nunca fiquei sem peça.
Mas o que me fez partir pra outra foi essa:
Um Tio que mora no MS que tem um vectra 00 com menos de 30mil km rodados, uma raridade mesmo. Ele não vende, não troca, não empresta... rs
Ele nunca usa o carro, mas quando resolveu fazer, roubaram aquele acabamento da porta traseira (triangulo do vidro) e os frisinhos do vigia. Ele ligou na GM e disseram que não havia o que fazer, pois o carro era velho (chamaram de velho mesmo, não antigo).
Eu fui atras de diversas CCS, Accioly... Ninguem tinha também.
Liguei no SAC, e me identifiquei como participante do Clube, etc.
Falaram pra mim o seguinte: "Em se tratando de carro velho, a marca não tem responsabilidade sobre fornecimento de peças de reposição. Sugiro que o Sr. cogite a troca por um modelo mais atual".
Desliguei o telefone, pensei sobre aquilo, e foi o fator determinante para eu decidir vender o Challenge.
Não fazem questão de fidelizar o cliente. Vendem o que tem e pronto.

Eu tive um problema grave com meu Peugeot 206 que foi a explosão imotivada do air-bag do passageiro.
As 16h deixei o carro num estacionamento e o manobrista, assim que ligou o carro, tomou um estouro na fuça. Eu estava olhando na hora e vi que ele não fez nada de errado, foi defeito no carro mesmo. Ele ficou ouvindo "piiiii" um bom tempo, coitado.
Assim que fiz o que tinha de fazer lá, levei o carro na CCS (Royal em Santos/SP).
Cheguei às 19h e eles me atenderam (embora a oficina já estivesse fechada).
Avaliaram que não foi decorrente de colisão, pediram pra eu deixar o carro e que eles ou a fabrica retornariam em breve.
No dia seguinte, as 9h recebi ligação da CCS, dizendo que já haviam avisado a fabrica. As 12h ligação da fábrica, dizendo que iriam autorizar o reparo sem custo algum, e me perguntaram se eu precisava do carro naquele dia, e eu avisei que não. As 18h recebi ligação da CCS, avisando que o carro estava pronto e que eu poderia retirar.
Cheguei as 19h, o carro estava pronto, limpo por fora e totalmente higienizado por dentro, pois quando o airbag estourou, ficou tudo coberto com uma espécie de talco branco, bem fino, que somado ao fato do interior ser todo preto, ficou "uma beleza".
No dia seguinte me ligaram pra perguntar se deu tudo certo e se eu não havia notado qualquer anormalidade como barulhos, rangidos, etc no acabamento. Avisei que não havia problema algum e eu agradeci a atenção.
Detalhe: Carro 2005, problema ocorrido em 2009.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 398
Registrado em: 29 Ago 2013, 14:48
Nome Completo: Bruno
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por bruno2000 » 21 Jul 2015, 16:43

Que bom que está satisfeito.

Considerando o conjunto do carro, o Punto é uma boa opção...acho o Linea melhor ainda por causa do valor de revenda. É um carro barato para se comprar. E é fácil de achar Linea pouco rodado. Com relação ao acabamento, volto a dizer: apesar da quantidade de plástico, o carro não apresenta ruídos. O nosso Linea já está com 80 mil km e desde novo nunca teve problema com isso. Porém os detalhes que já precisamos, sempre ficamos na mão, e olha que já testei mais de uma ccs, em mais de uma cidade. Mas como você disse, acho que essa questão do atendimento conta muito. Com exceção da caixa de direção(trocada em garantia), o restante foram peças bobas que quebraram ou se soltaram..nada absurdo.
No Bravo eu tive problema sério, na caixa de direção e no cambio dualogic. Alem de problemas banais também.
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por Alez » 04 Ago 2015, 10:07

Brinquedo legal.

E está em boas mãos.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por rgapski » 14 Set 2015, 15:20

Updates...

Eu (pelo menos eu) acho legal saber a opinião de quem tem outros carros, afinal, não podemos comprar todos os modelos para experimentar, né?!
Então vou contando aqui minhas experiências com meu Fiat Punto...

Como nem tudo são flores, após 8 meses e 20mil km rodados, algumas manutenções foram necessárias.

1) Velas e filtro de ar.
Pelas notas fiscais, ambos estavam com 30mil km rodados.
Filtro com uma cor feia e vela, que deveria ter GAP de 0,9, estava em 1,3 com um aspecto feio (oxidação), contudo seca e sem carbonização visível (ufa!).

Filtro de ar, usei o original fiat: R$ 30,00.
Troquei o jogo pela especificada pela ngk (BKR7E) ao custo de R$ 45,00.

Não coloquei filtro Inflow e vela iridium porque o filtro ta mais de R$ 125,00 as velas iam sair por quase R$ 250,00!

Fiz o acerto de gap pra 0,9mm, apliquei wd-40 para não "colar" no cabeçote até a próxima retirada.
Consumo não mudou muito, talvez pelo fato do acelerador eletrônico ponderar o desperdício.
O comportamento do carro mudou, principalmente à frio. Agora o motor responde melhor, praticamente sem lag algum.

2) Radiador.
Não foi preventiva, e sim corretiva.
Infelizmente, passei sobre um ressalto de asfalto (aqueles "morrinhos" que os caminhões fazem na pista) que acertou bem feio o protetor de cárter.
Embora o protetor tenha cumprido sua função (ele amassou bem e absorveu praticamente toda a porrada), a base do radiador foi atingida e "torceu" o radiador.

Após dois meses desse incidente, a água começou a baixar (bem pouco) e o radiador no canto superior começou a ficar da cor do aditivo. A torção fissurou alguns filetes do radiador (perda total), então só a troca resolveria.
Até dava pra rodar um tempo, mas eu não gosto de andar com o carro sabendo que tem algo de errado com ele.

A peça original do meu carro era Denso, e custa caro (como tudo da denso...).
Na CCS, a peça da magneti marelli custa R$ 680,00. A peça da marelli também é "original de fábrica", mas andaram dando vazamento, portanto, resolvi caçar uma Denso nova pra ficar sossegado.
Em algumas oficinas, recebi orçamentos de até R$ 1.200,00 para troca por um radiador da Denso!
Mandei :21:

No fim, com um pouco de pesquisa (5min de telefone), consegui a peça da Marelli por R$ 290,00 e da Denso por R$ 500,00.
Comprei o Denso e 3 litros de aditivo Bardhal + 3 litros de água desmineralizada.
Eu mesmo fiz o alinhamento do suporte e troca do radiador. Gastei 2h de um sábado qualquer.
Já se passaram 3 semanas e sem vazamentos ou qualquer problema no arrefecimento.

Considerações:

Já passei dos 25mil km com o carro em pouco mais de 8 meses.
Até agora, nada "anormal" com o carro. Tudo funciona direito.
Medo de fiat foi superado... :6:

Na parte do conforto, também estou surpreso.
Nada de grilos ou rangidos de acabamento, e o barulho de motor e rodagem ficam sempre do lado de fora.
Dá até desgosto andar com o vidro aberto! rs
Esses dias peguei um taxi (cruze), que apesar de ter apenas 15mil km rodados, fazia mais barulho que o meu punto "véio de guerra", principalmente barulho de motor e rodagem.

Estou muito satisfeito por enquanto.
O carro tem sido um popular na manutenção, e um médio quando se fala de conforto.
:88:

Daqui 10mil km farei uma revisão de freios (discos, pastilhas, lonas, troca do fluido) e troca de par de pneus + alinhamento/balanceamento.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
bruno2000
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 398
Registrado em: 29 Ago 2013, 14:48
Nome Completo: Bruno
Cidade: Uberlândia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por bruno2000 » 14 Set 2015, 15:58

rgapski escreveu:Esses dias peguei um taxi (cruze), que apesar de ter apenas 15mil km rodados, fazia mais barulho que o meu punto "véio de guerra", principalmente barulho de motor e rodagem.

Estou muito satisfeito por enquanto.


Quando dei PT no Civic há uns 3 meses, também andei num Cruze, com 10 mil km, andei cerca de 400 km..decepção. Achei MUITO barulhento. Atualmente estou em outro Civic e a única ponderação que faço é a mesma: ruído interno. Não apenas do motor, mas principalmente acabamento.

Neste quesito a Fiat realmente está a frente. Aliás, vou te contar um negócio..esses dias me apareceu um Bravo absolute TOP TOP TOP,igual ao que eu ja tive, porém com teto...rapaz, quase deixei o civic ir embora. :11:

Com relação ao radiador, não se esqueça de sempre verificar as abraçadeiras. As originais da Fiat são bem frágeis. Recentemente fiz a limpeza do sistema de arrefecimento do Linea e troquei todas as que eu consegui.
Powered by: [b]X Vectra GL 1998 ; X Vectra GLS 1998 ; X Vectra GLS 2000 ; X Vectra Elegance 2008 ; X Vectra GT 2011 ; X Honda Civic LXS 2010 [R.I.P.] ; X Honda Civic LXL 2011; X Honda Fit AT 2014; Now Pwd by Ecotec

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por rgapski » 14 Set 2015, 16:27

bruno2000 escreveu:Quando dei PT no Civic há uns 3 meses, também andei num Cruze, com 10 mil km, andei cerca de 400 km..decepção. Achei MUITO barulhento. Atualmente estou em outro Civic e a única ponderação que faço é a mesma: ruído interno. Não apenas do motor, mas principalmente acabamento.

Neste quesito a Fiat realmente está a frente. Aliás, vou te contar um negócio..esses dias me apareceu um Bravo absolute TOP TOP TOP,igual ao que eu ja tive, porém com teto...rapaz, quase deixei o civic ir embora. :11:

Com relação ao radiador, não se esqueça de sempre verificar as abraçadeiras. As originais da Fiat são bem frágeis. Recentemente fiz a limpeza do sistema de arrefecimento do Linea e troquei todas as que eu consegui.


Bruno,

Eu andei no bravo antes de comprar o punto e fiquei bem impressionado com o carro. Não sei porque não vende muito.
Eu ia comprar o Bravo, mas a patroa quis o Punto, e como o carro vai pra ela em breve, não questionei.
Ainda sobre o Bravo, achei ele um carro muito bom. Me parece que mecanicamente ele é bem tranquilo, pois compartilha muita peça com punto, idea, etc.

Estou vendo o que comprar ano que vem, já que lá pra março devo passar o punto pra patroa.
Dentre minhas opções, a princípio (por volta de 40mil) estou entre o New Civic (at), Bravo Sporting/Absolute (dualogic) ou Línea (dualogic).
Descartei o Jetta TSi para o ano que vem. Vou precisar de $$ disponível e não vou empatar tudo em carro.

Preciso de um AT, e estou tendendo pro NCivic. O que você me diz sobre o ele? To de olho em um 11~12.

Sobre as abraçadeiras da fiat, mandei embora na primeira revisão que fiz! kkkkkkk
Quando peguei o carro, a primeira coisa que fiz foi limpeza e flush no sistema de arrefecimento (sou mega encanado com isso).
As do meu carro ainda eram originais (aquela catracada descartável que vem de fábrica) e substitui por aquelas de pressão.
A própria fiat já vende dessas para melhorar a reposição.
Essas abraçadeiras originais exigem uma ferramenta especial para apertar, e nem a CCS tem... kkkkk

Aproveitei e troquei também os orings das mangueiras de encaixe rápido (muito boas por sinal).
Usei uma graxa de silicone em todas as conexões para evitar vazamentos e ressecamento das borrachas.
Do jeito que esta, se não bater em lugar nenhum (mal de carro baixo), deve durar uns 150 mil km sem problema...

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10644
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: '11 - Fiat Punto Essence 1.6 16v E.torq

por Arquiteto » 14 Set 2015, 17:56

então pessoal ...

eu tambem não posso falar mal do fiat pelo menos do palio G2 que eu conheço e ja estou no 2º

baixa manutenção e a maioria das peças não são caras ,


ta certo que e um milzinho pe de boi ...

alias parece mais um cabrito .. o bichinho pula muito andando vazio ...

ainda assim aconteceram dois episódios desagradáveis ... meu primeiro bateu o motor com 75 mil km

devida a borra de oleo pois a fiat nos primeiros fire equivocadamente recomendava a troca a cada

10 mil km para condição severa e 20 mil condições normais , ja este atual queimou a junta do cabeçote

no inicio deste ano

:52:

51 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes