Essa é a Garagem de um Daewoo Espero DLX 94/95 Azul com câmbio Manual. Nesse tópico vou postar sobre a convivência e as novidades que forem acontecendo com o coreano. Para facilitar, esse post vai conter uma linha do tempo do carro, uma pequena galeria de fotos,e índice das modificações e novidades feitas.
Conhecido por poucos, o Daewoo Espero veio para o Brasil em 1994 e foi vendido até 1997. Trata-se de um Sedan Médio Sul-coreano com boas dimensões, utilizando motor 2.0 de 110 cavalos e plataforma do Vectra A. Foi vendido em duas versões, CD e DLX. Ambas tinham os mesmos equipamentos e poderiam vir com os mesmos opcionais, porém o DLX tinha um preço um pouco mais elevado. A diferença se resume a detalhes, enquanto o CD tem farol de lente lista, o DLX veio com farol de lente raiada.
Os Opcionais da época se resumiam em Teto Solar, Bancos em couro, Câmbio Automático, CD Player, ABS e Airbag, sendo esses dois últimos muito difíceis de achar no Brasil.
A unidade apresentada nessa Garagem conta com os seguintes equipamentos:
-Travas Elétricas com comando através de um botão na porta do motorista
-Vidros Elétricos nas 4 portas
-Direção Hidráulica
-Ar Condicionado e Ar quente
-Retrovisores Elétricos com desembaçamento
-Banco do Motorista com Regulagem de Altura
-Banco do Motorista com Regulagem Lombar
-Volante com Regulagem de Altura
-Função Temporizador do Limpador do Parabrisa
-Retrovisor Interno com função "Noite" para diminuir o ofuscamento da reflexão de luz
-Acendedor de Cigarros
-Regulagem da intensidade da iluminação do Painel
-Faróis de Neblina
-Desembaçador no Vidro Traseiro
-Luzes Cortesia individuais na parte traseira
-Descansa-Braços traseiro
-Relógio Digital
-Rodas de Liga Leve
-Break Light
-CD Player (rádio original não se encontra mais no carro)
-Sensor de Estacionamento traseiro(não-original)
História do Carro
Ainda tenho 17 anos, mas cuido desse carro como se fosse meu, afinal, ele faz parte da minha vida desde sempre.
Pra começar, vou contar um pouco da história do carro. Um amigo do meu pai comprou o Espero semi-novo em 96, dois anos após sua fabricação. O carro estava impecável, como se esperava de um carro praticamente novo. Naquela época muita gente tinha preconceito com alguns carros importados, e meu pai acabou achando uma loucura o amigo dele comprar um carro de marca desconhecida, dizendo que era uma bomba, enfim... Muitos anos se passaram, vários carros passaram pela garagem aqui de casa, mas eu nunca fui tão entusiasta de carros assim.. Até que um dia, esse amigo liga pro meu pai perguntando se ele não queria comprar o carro, pois precisava de outro para usar no dia-dia e não tinha espaço para guardar o Daewoo. Como já era um carro com procedência e pretendíamos trocar o atual, aceitamos a compra e o negócio foi fechado por R$ 8.000,00 reais, no ano de 2010. Foi até que barato, o carro estava com 140 mil km originais, foi então que decidimos deixar o preconceito de lado e aceitar o Daewoo na família. Mecânica, plataforma, e muitos outros componentes compartilhado com modelos GM tornaram fácil a manutenção, apesar de que não haviam muito o que ser feito.
Foi uma baita diferença sair de um gol G4 1.0 para um sedan 2.0, muito mais confortável. Em 2014, meu pai passou o carro para meu irmão, que havia começado a dirigir. Isso foi bom, porque meu irmão só usa no sábado e no domingo, o resto da semana o carro fica descansando na garagem. Desde que o Daewoo veio, eu passei a me ligar mais no mundo automotivo, e também a gostar do carro, tanto é que pretendo comprá-lo quando for maior de idade.
Linha do Tempo em Fotos
1999~2000
Foto tirada entre 1999 e 2000. Na frente do carro, o amigo do meu pai. E Eu, com 2~3 anos de idade.
2006~2008
Início de 2010
Foto de 2010, logo que pegamos o carro. Repare que quando pegamos, havia um friso cromado que o ex-dono colocou.
Final de 2010
Foto também de 2010, antes de meu pai retirar os emblemas da tampa traseira, e antes de pintarmos a maçaneta na cor do carro. Detalhe, nesse dia meu pai havia pintado as rodas de preto por um motivo que não entendo até hoje, pois ficaram feias.
2011
-Primeira Reforma de pintura depois que o carro foi comprado. Foi pintado Parachoques, Capô, porta do Motorista e portra traseira do mesmo lado, Tampa do Porta malas. Também foi retirado o friso cromado, os emblemas da tampa traseira e foi colocado o emblema original na frente porque havia caído e quebrado.
2013
-Pintura das maçanetas externas na cor do Carro. No final de 2013, o friso cromado foi colocado novamente.
2014
-Pintura das Rodas na cor Grafite
2015
-Friso Cromado Retirado
-Placas Trocadas
Detalhes do Exterior
Detalhes do Interior e Motor
[url=http://www.servimg.com/view/16631432/65]Curiosidades
Emblemas Novos comprados por mim este ano, por 9 reais cada um: http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/6418475685.JPG
Manual, com folhetos:
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/7773417988.jpg
Adesivo do Logotipo da Daewoo no vidro traseiro, colado ano passado:
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/7283837790.JPG
Mini-experiência Tunning em 2011, quando a laterna foi envelopada. Arrependemos, e tiramos uma semana depois:
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/9064291254.jpgReparos e Consertos
-2011 Motor retirado para soldar o suporte da caixa de direção
-2014 Revisão na Suspensão
-Fevereiro/2015 Cabeçote retificado
-Agosto/2015 GNV Retirado
Além de outros pequenos consertos e manutenções que não tenho dados de tudo.
-Substituição de puxador do motorista quebrado. 2015
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/9478213419.jpg
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/5999226858.JPG
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/7113444493.JPG
-Recuperação da borracha da Lanterna, que estava ressecada2015
Antes:
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/4560343450.JPG
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/3481571748.JPG
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/4225424639.JPG
Durante a Aplicação do produto:
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/5312345949.JPG
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/9292562147.JPG
Depois:
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/5518382340.JPG
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/8157938485.JPG
http://imagem.clubedovectra.com.br/images/2015/08/16/4315238595.JPG
-Troca da Iluminação do Ar condicionado, Luz do Teto e reforma do Console parte 1 viewtopic.php?f=71&t=10466#p133097
-Reforma do Console parte 2
viewtopic.php?f=71&t=10466&start=20#p133397
-Limpeza do Porta Malas (ainda com GNV)
viewtopic.php?f=71&t=10466&start=20#p135461
-Reforma do Porta-Malas e Recuperação do reservatório da água do Limpador
viewtopic.php?f=71&t=10466&start=20#p137765
-Troca de Tapetes, Reforma no Protetor do Coletor de Escape e outros detalhes
viewtopic.php?f=71&t=10466&start=40#p141789
Outras coisas foram feitas desde que pegamos o carro, porém, não tenho registro :/
O que precisa ser feito
-Ré parachoque traseiro lado esquerdo está quebrada
-Alinhamento dos Faróis e parachoque
-Retrovisor elétrico parou de funcionar, creio ser o botão ou algum chicote solto
-Lanterna traseira tem um trincado
-Polimento
-limitadores dianteiros
-Boia do tanque de combustível (não tá marcando certo).
Obrigado por terem lido tudo isso, conforme for acontecendo mais coisas, vou postando e adicionando Aqui.