Last_Warrior escreveu:Parabéns pelo Challenge...
Sobre esquentar o motor para sair, faz é aumentar o consumo do mesmo e acredito ser prejudicial pelo fato de demorar mais pra esquentar com o carro parado.
O que vc tem que ter em mente é que o melhor para o motor é esquentar o mais rápido possível, e isso só se faz com o carro andando, faz um teste comparando depois e me fala...
Valeu Marcio!
Mas calma, não deixo o bicho ligado até a ventoinha armar, rsrsrsrs.
Sobre esquentar o carro, entendo que consome gasolina sem andar e demora para esquentar.
Mas no meu caso, isso é um pouco necessário, veja só:
Em geral, faço trajetos muito curtos (2~3km), porém logo que saio, preciso entrar em vias rápidas, onde não posso me dar ao luxo de entrar devagar e ir acelerando com calma. É uma pista onde passa caminhão e eles não andam devagar.
Como tenho que entrar rápido nessa pista, prefiro aquecer antes de dar uma carga dessas no motor, pois não se duvida que na fase fria é onde ocorre o maior desgaste.
Deixo ligado só o suficiente para o ponteiro sair da escala azul, o que deve dar por volta de uns 70º. Isso acontece rápido, coisa de nem cinco minutos.
Com esse tempinho ligado, o óleo já deu uma boa espalhada pelo motor, os tuchos estão 100% carregados, as peças já estão com dilatação praticamente adequadas, ai já posso sair de casa e subir o giro e carga sem tanto medo de danificar nada.
Quando peguei o carro eu não tinha essa mania, e minhas médias ficavam em 7,0~8,0km/l.
Como eu ficava com dó de arrancar com o motor frio, comecei a aquecer, pois é nítido que o motor fica mais justinho quando um pouco aquecido.
Depois dessa "mania", eu ganhei de quebra, um pouquinho no consumo, pois não é raro meu cb marcar 9,0~10km/l.
Não estou dizendo que isso é valido para todo mundo, mas pra mim funciona por causa do trajeto e duração.
Não aqueço para ganhar no consumo, mas sim na durabilidade do motor, e como disse, é pouco tempo, só para o óleo circular e as peças dilatarem um pouco, pois dá muita dó sair com o carro frio e já ir subindo pras 3.500 rpm com pé fundo...
Pelos meus cálculos, esse tempinho ligado não deve consumir nem 150ml de gasolina, considerando que ele frio acusa gastar 1,5l/hora de funcionamento em lenta.
Abs!