Olá pessoal, depois de mais de dois meses venho passar algumas atualizações.
Bom, levei o carro em uma oficina aqui perto para fazer a carga de gás do ar condicionado, que eu já tinha feito em outro lugar mas foi muito meia boca usando compressor de geladeira e dando um vácuo de dois minutos o que obviamente não é a melhor forma de fazer então eu levei nessa outra oficina aqui do lado de casa que tem uma máquina que recolhe o gás, dá um vácuo de 30 minutos, colheta o óleo e depois coloca óleo novo junto com gás na quantidade correta, tudo automaticamente e depois disso o ar está funcionando bem.
Agora em relação aos freios:
Bom, eu deixei o carro na oficina ara verificar o ponto do motor, pois segundo o OPCom o vácuo estava na casa dos 0,55 Bar e até aonde eu saiba o certo seria em torno de 0,30 Bar, ou seja, o servofreio tem pouca atuação para ajudar a deixar o freio leve. Quando eu fui buscar o mecânico disse que tinha um dente fora no comando de admissão mas eu não percebi no freio nenhuma mudança, a pressão na admissão continuava nos 0,55 Bar mas eu percebi uma melhora na resposta do motor mas o carro ficou com um pequeno barulho como se tivesse "um pintinho piando dentro do motor", mas isso eu vou ver depois com calma.
Mas uma coisa me deixava intrigado era que o servo-freio não segurava o vácuo então devia haver algum vazamento por ali, daí eu imaginei que o anel de vedação entre o cilindro mestre e o servo devia estar ruim, pedi um no ML e fui trocar, ao retirar o antigo vi que este estava danificado pois quando eu instalei eu acabei deixando que o O´Ring ficasse torto premitindo que entrasse ar por ali.
Anel danificado e o novoUma coisa que me deixou triste foi ver dentro do servo-freio tinha fluido de freio, o que me deixou decepcionado pois já tinha acontecido antes mas agora são duas peças novas, o que não faz muito sentido. Na vez anterior eu achava que era o cilindro mestre antigo mas agora eu estou achando que não, acho que esse cilindro mestre que eu comprei que está com problemas de vazamento. Mais para frente vou ver se continua, se sim vou ter que trocar de cilindro mestre de novo.
Ao trocar o anel o freio já deu uma melhorada, mas ao desligar o ar condicionado pude perceber que o freio fica ótimo, o que confirma que o problema mesmo é vácuo, na verdade a falta dele. A teoria que eu tenho é que o vácuo está no "limiar da eficiência", ou seja, basta uma carga maior no motor que a eficiência fica comprometida, apesar de que já percebi que estamos na direção certa!
A última notícia que eu tenho é a que finalmente deixei o Opel na Nascar para arrumar a pintura dele, inicialmente seria feita a pintura dos dois paralamas dianteiros, capô, teto e parachoques dianteiro, pois apesar de as portas não estarem ótimas não estavam ruins também. Porém comecei a avaliar a possibilidade de fazer também elas o que deixaria o carro em condições perfeitas de aparência pois as laterais traseiras, tampa da mala e parachoques traseiro eu já tinha pintado, e fazer isso em uma boa oficina com a possibilidade até de sair um vídeo sobre, o que seria bastante legal, vamos aguardar!
Deixando o carro na NascarE para finalizar uma notícia ruim que eu tenho foi que em uma viagem recente o motor do meu Vectra GLS 1999 "desbielou" e isso na verdade acelerou a decisãoem pintar o Opel pois já seria a terceira vez que eu ia fazer essa intervenção na pintura e o dinheiro vai para arrumar o GLS, então dessa vez ele vai ficar de castigo esperando!
Detalhes eu vou colocar na garagem dele!Com essa pintura eu acredito que possa definir como encerrada a reforma do Opel, não que não tenha mais nada a fazer, mas a partir de agora passa a ser apenas manutenção normal de carro, o freio eu acredito que consiga resolver em muito breve, o barulho do motor também, aliás provavelmente os dois juntos pois eu pretendo deixar em um lugar aonde o mecânico tem um Tigra que tem praticamente o mesmo motor, então a saga parece que finalmente vai chegar ao fim!
A Nascar ficou de mandar as fotos do processo de pintura, assim que eu receber atualizações eu posto aqui!
Grande abraço a todes!