O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Carros dos Membros (Vectra)Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André
Aqui você pode postar as fotos e vídeos do seu carro.

1066 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 09 Out 2022, 11:01

Foi indo nestas de fabricante que eu perdi dois radiadores e um com 6 meses de uso, são tentativas deles tentar salvar as porcarias fabricadas e a maioria são aguas com corante e pior ainda, corantes que agride o aluminio.
Meu carro estava sendo cobaia deles, quando eu resolvi fazer ele como meu cobaia usando este aditivo com agua da torneira ai eu resolvi o meu problema, e sempre posto o resultado na internet, recente abri o motor com 10 anos e mostrei como estava o cabeçote, a cada dois anos faço um video de temperatura e não mudou nestes 20 anos. As vezes passo as informações que tenho e no caso do aditivo as informações que eu tenho. No polular, mato a cobra e mostro o pau.

Bom lembrar que as vezes falamos em aditivo concentrado e diluido e o pessoal pode entender errado, vale uma explicação, afinal mutos veem isto.
CONCENTRADO: É aquele que se compra para usar 40% do que tem dentro do radiador, no caso do Vectra são 3 litros e completa 4 litros com água.
DILUIDO: É aquele pronto pra uso, no caso do Vectra 7 litros.
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 17 Out 2022, 21:03

Boa noite pessoal!

Bom, agora que eu voltei do trabalho vamos recomeçar os trabalhos de manutenção no Opel. O que iria ser apenas uma verificação de entrada falsa de ar eu acabei encontrando alguns problemas e acabei resolvendo fazer pessoalmente uma intervenção mais profunda nele.

Imagem
Com o alternador fora da posição para retirar a derivação do retorno da válvula termostática.

Imagem
Imagem
Consegui retirar a derivação de retorno da válvula e a situação dela era bem crítica..

Imagem
...infelizmente não encontrei original nova então encomendei uma usada em bom estado.

Imagem
Imagem
Imagem
A junta da tampa estava nesse estado... um mar de cola! Pois é, já não tenho mais dúvidas que pelo menos o cabeçote já foi
mexido.

Imagem
Junta original nova e O´Rings originais novos (caríssimos diga-se de passagem!)!

Imagem
Com a tampa "nova" e instalada no lugar.


Essa tampa do comando de válvulas eu comprei porque eu teria que fazer a limpeza da parte de respiro do cárter já que essa parte estava um pouco negligenciada, por isso que o TBI acaba ficando sujo, e se eu fosse retirar/levar/mandar limpar/buscar/recolocar o custo seria basicamente o mesmo de comprar uma já revisada e limpa.

Espero que com essa manutenção o motor passe a "respirar" melhor e o arrefecimento fique sem vazamento e se Deus quiser que não fique vazamento de óleo na tampa também!!!!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 18 Out 2022, 02:21

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Espero que com essa manutenção o motor passe a "respirar" melhor e o arrefecimento fique sem vazamento e se Deus quiser que não fique vazamento de óleo na tampa também!!

Olha o estado da peça ... Fabuloso
Olha ESA tampa de válvulas não tem muita fama de dar vazamento como a do 16v nacional pelo formato dela .
Fico feliz de ver VC resolvendo os pendentes ao fim de contas ninguém faria melhor do que o dono mesmo e asim VC sabe como esta e como foi montado, parabéns meu amigo , se puder ajudar estare por aqui como sempre acompanhando a saga

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 18 Out 2022, 21:53

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Espero que com essa manutenção o motor passe a "respirar" melhor e o arrefecimento fique sem vazamento e se Deus quiser que não fique vazamento de óleo na tampa também!!

Olha o estado da peça ... Fabuloso
Olha ESA tampa de válvulas não tem muita fama de dar vazamento como a do 16v nacional pelo formato dela .
Fico feliz de ver VC resolvendo os pendentes ao fim de contas ninguém faria melhor do que o dono mesmo e asim VC sabe como esta e como foi montado, parabéns meu amigo , se puder ajudar estare por aqui como sempre acompanhando a saga

Pois é meu amigo, sendo bastante sincero se eu soubesse que essa peça estava assim eu acho que não teria coragem de dirigir 35.000km nesse carro, incluindo estrada não... aliás, não só pela peça, mas eu não esperava que tivesse essas coisas erradas assim não, mas que bom eu consegui ver antes que desse errado.

:88:

E hoje tem mais atualização!

Hoje eu estive na retífica para ver o meu GLS que eu precisei trocar o cabeçote, daí eu aproveitei para levar o coletor de admissão para trocar o tubo de saída de água para o ar quente:

Imagem
Imagem
Estava bem sujo, também praticamente dois meses na oficina!

Imagem
Imagem
Antes e depois!

Imagem
Imagem
Limpeza no suporte do TBI

Imagem
Todas as mangueiras, tanto de arrefecimento quanto do respiro agora são originais novamente!


Não sei se vocês conseguem reparar mas eu consegui comprar quase todas as braçadeiras elásticas originais que eu precisava, as que eu não achei eu vou continuar a procura mas vão ser fáceis de trocar depois pois as que ficam atrás do motor já foram substituídas.

Amanhã eu pretendo adiantar mais um pouco o que eu posso fazer sem a derivação de retorno da válvula termostática que está previsto de chegar na sexta-feira, então até ela chegar eu não poderei reinstalar nem o alternador e nem o coletor de admissão, então talvez eu só possa fazer uma limpeza no TBI, mas quem sabe não chega antes?

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 19 Out 2022, 13:17

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Não sei se vocês conseguem reparar mas eu consegui comprar quase todas as braçadeiras elásticas originais que eu precisava, as que eu não achei eu vou continuar a procura mas vão ser fáceis de trocar depois pois as que ficam atrás do motor já foram substituídas.

da para ver sim , as abraçadeiras elasticas são superior em vedação do que as de parafuso elas acompanham o movimento de dcilatação das peças e contraem junto com elas , não ficam super apertadas ao punto de cortar uma mangueira como as de parafuso baratinhas .
mecanico não gosta porque tem serviço que com as de parafuso tem que desmontar menos ou demora menos para colocar mais eu não gosto no meu carro tem as suas abraçadeiras elasticas original de fabrica junto com as suas mangueiras tambem original ja desmonte e monte e continua funcionando 100% mesmo com 25anos de uso,
a diferença de uma mangueira original e uma paralela barata e muita a pouco tempo troque uma mangueira de respiro do bloco do meu carro e tinha original 25 reais e paralela 5 reais pedi para ver e comparar logicamente compre a de 25 original , a diferena no material era absurda a paralela era aquela borracha que coloca e em uns meses parece um cano de resequida .
entendo por um lado a postura de alguns mecanicos porque ja pase por situaoes desagradaveis com donos porcos , lembro uma vez que teve que trocar um rolamento de um cubo diantero de um carro e vi que as pastilhas de freio estabam no ferro e acabe trocando porque ja estaba desmontado o valor das pastilhas acho que era 35\40 reais não cobre a mão de obra mais o dono do carro acho ruim e não quis pagar as pastilhas acabe ficando com perjuiso do reposto e o dono fico com o freio novo . a partir de ese dia so trocaba o que era pedido se era rolamento e o frio estaba uma merda deixaba o freio uma merda mesmo .
e asim faz a maioria dos mecanicos e a maioria dos donos porcos .
por iso falo que em casos especiais como do opel se vc consegue facer vai ser melhor imagina o mecanico trocar o cano de agua e colocar 5 abraçadeiras de 25 reais o dono do carro pira kakkakakakk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 19 Out 2022, 14:24

É isto mesmo Chirola, já vi isto e não adianta falar mau do mecanico porque o erro é do proprietário e com isto os mecanicos acostumaram a fazer somente o que eles pedem. Mas se acontecer um acidente dias depois, com certeza alguem da familia vai culpar o mecanico, afinal o carro esteve lá,
Eu hoje com todos as possibilidades que tenho, iria fazer um video a cada trabalho e responsabilizando o dono de uma forma democrática o motivo de ele não quere trocar tal peça que possivelmente eu estaria mencionando para ele. Seguro morreu de velho.
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 20 Out 2022, 20:30

Bom pessoal, vamos para as atualizações de hoje...

...na verdade de ontem e hoje, porque eu resolvi pegar pesado nesses dias e vou falar, acho que bateu um pouco de arrependimento, pra que eu fui inventar isso..! A boa notícia é que consegui dar uma boa andada no processo.

Imagem
Coletor admissão inferior já com a válvula EGR limpa e instalada.


Vou te falar, mexer nesse motor com ele no lugar é um saco, para ser bastante honesto, o acesso na parte de trás é muito ruim, isso por causa da característica desse projeto com o coletor de admissão tão grande.. o ideal realmente é baixar o motor, mexer, montar ele fora e subir ele já inteiro!

Imagem
Juntas do TBI originais.


Na verdade eu já fiz mais coisas que eu mostro nas fotos, ele já está com a parte superior do coletor montada, mas honestamente eu estava tão cansado que eu esqueci de tirar fotos disso. É muito enjoado montar o coletor inferior, apertar os parafusos, montar o TBI que é invertido, prender o tubo que vem da caixa de ar nele, um monte de tomada de vácuo, plugues da injeção, mangueiras de respiro...

Imagem
Coletor inferior instalado.


Eu quase mandei fazer uma limpeza nos bicos mas eu acabei desistindo pois a última limpeza foi feita a menos de 2000km ainda no Alan Brito, eu só ia fazer para aproveitar o fato de estar com eles na mão mas vamos economizar um pouco né?

Imagem
Chicote já arrumado, bicos instalados, plugues conectados e TBI instalada.


Uma coisa que eu não gostei foi o fato de ao colocar água desmineralizada no reservatório de expansão (antes que eu me esquecesse e desse partida no carro sem água) eu percebi que vazou na parte trazeira alguma coisa de água, vazou e parou mas não era para vazar nada, como eu estava sem intenção de dar partida nele hoje, amanhã eu vejo isso com calma, mas se vazar eu vou ficar muito decepcionado..

O que falta? Então, falta prender novamente o alternador, repassar a correia poli-V, dar uma revisada em tudo para poder testar amanhã, se ficar algum vazamento e ficar ruim de mexer eu levo a oficina para sanar se for o caso de eu não conseguir, infelizmente não dava para testar por vazamentos sem o coletor no lugar.

Em relação ao assunto que vocês abordaram, assim, eu concordo que a maioria dos brasileiros não gosta de gastar dinheiro com manutenção, os caras gastam "não sei quantos mil" com rodas, som, Xenon mas gasolina e manutenção eles não gostam.

Por outro lado também já paguei caro por manutenção mal feita e esse é um dos motivos de eu procurar fazer a manutenção pessoalmente. Eu pessoalmente valorizo muito a mão de obra, nem precisa ir longe, o que eu paguei na mão de obra do Alan foi o mesmo valor que eu comprei o carro, mas isso não é comum, e tem muitos que não valorizam e a maioria dos mecânicos não querem um trampo assim, querem algo que eles mexam por meia hora e já é, que venha o próximo, só assim eles ganham dinheiro!

É um assunto muito complicado, agora eu espero amanhã não ter muitas surpresas negativas, e as que vierem que sejam fáceis de arrumar!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 20 Out 2022, 21:00

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Por outro lado também já paguei caro por manutenção mal feita e esse é um dos motivos de eu procurar fazer a manutenção pessoalmente. Eu pessoalmente valorizo muito a mão de obra, nem precisa ir longe, o que eu paguei na mão de obra do Alan foi o mesmo valor que eu comprei o carro, mas isso não é comum, e tem muitos que não valorizam e a maioria dos mecânicos não querem um trampo assim, querem algo que eles mexam por meia hora e já é, que venha o próximo, só assim eles ganham dinheiro!

Como VC comento tem mecânicos e tem serviço matado , VC seria um cliente dos sonhos não pensa em economizar em repostos de qualidade e valoriza o trabalho dos outros coisa que também eu Faso , eu só também asim se tem problema em um amortecedor troco logo o par do mesmo eixo junto com buchas batentes etc , agora aqueles que trocam só um amortecedor e montam com bucha velha e uma desgraça kakakkakak.
Por causa da mao de obra fraca foi um dos motivos que aprendi a fazer a manutenção eu mesmo ,porque já pague por reposto original e cuandonfui ver tinham colocado reposto da China .
Em aquela ocaçao fique chateado porque na verdade eu fiz de boa fe , o freio pode salvar VC ou matar VC e o cara acho ruim 35 reais de pastilhas ainda tinha regulado as panelas traseiras e sangrado o sistema coisa que não ale e não cobraria dele , poderia ter falado obrigado mais eu não tenho dinheiro no momento e eu entenderia , depois do acontecido olha pode vir sem freio e vai embora sem freio que se foda mesmo .
Já tem clientes como vc que se falam que o freio ta no ferro na hora corre para conseguir as pastilhas original e agradec ainda por avisar .
Sabendo como VC faz as coisas fico chateado comando o Opel vai na oficina e volta mal feito como foi com o compressor do ar condicionado meu amigo.
VC usa o carro , não e carro de garagem e é uma bosta ter que VC mesmo facer a manutenção para se sentir seguro em uma viagem .
Vai dar tudo certo sei como VC trabalha e sei o resultado , se aquele desanimo pensa ... Melhor eu fazer do que pagar e que fique mal feito .
Forte abraço meu amigo se precisar de alguma ajuda ou alguma informação pode post que tente ajudar

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 22 Out 2022, 19:30

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje Por outro lado também já paguei caro por manutenção mal feita e esse é um dos motivos de eu procurar fazer a manutenção pessoalmente. Eu pessoalmente valorizo muito a mão de obra, nem precisa ir longe, o que eu paguei na mão de obra do Alan foi o mesmo valor que eu comprei o carro, mas isso não é comum, e tem muitos que não valorizam e a maioria dos mecânicos não querem um trampo assim, querem algo que eles mexam por meia hora e já é, que venha o próximo, só assim eles ganham dinheiro!
Vai dar tudo certo sei como VC trabalha e sei o resultado , se aquele desanimo pensa ... Melhor eu fazer do que pagar e que fique mal feito .
Forte abraço meu amigo se precisar de alguma ajuda ou alguma informação pode post que tente ajudar

Olha amigo vou te falar, ontem se alguém chegasse com uma proposta, bastava não ser ridícula, levava!

Rapaz, fiz tudo com todo cuidado, tudo original e você não acredita a cachoeira que ficou na parte de trás daquele motor, parecia aquele filme "O destino do Poseidon" tamanha a quantidade de água de arrefecimento que vazava..!

Não tive nem coragem de fotografar pois eu fiquei muito decepcionado e estressado com isso, depois de tanto cuidado a última coisa que eu imaginava seria ter vazamentos ali, mas estava, quer dizer, ainda está, ridículo!

Eu falei "ainda está" porque eu simplesmente me recuso de desmontar aquele coletor novamente, e o pior, só se consegue verificar por vazamentos com ele no lugar por causa da saída do ar quente.

Ainda bem que não cheguei a mexer naqueles selos de bloco..!

Imagem

Eu cheguei a retirar o cilindro mestre para ver se teria acesso ao tubo mas sem chances, a solução vai ser mexer nisso por baixo, porém eu não tenho elevador, então eu já montei tudo, liguei o motor, felizmente deu tudo certo, sem nenhum erro na injeção e aparentemente sem vazamento de óleo.

Imagem
Aparência mil vezes melhor com o coletor na textura original...

Imagem
...comparado de como veio do Alan quando ele pintou de prata!


Realmente esse motor é muito bacana, muito suave, com potência para levar esse carro grande, mas cara, o acesso na parte traseira fica impossível, não sei como é o 2,2 16V mas esse por conta do coletor de admissão no caso do 1.6 o acesso realmente é sofrível!

Vou tentar levar o carro segunda-feira em uma oficina aqui perto para ver se eles conseguem descobrir o que aconteceu e talvez ate eu tenha que fazer sangria maaaais uma vez pois eu retirei o cilindro mestre.. Affe!!

:9:

Vamos ver até lá o que acontece, eu tenho um vizinho que tem cavaletes e vou ver se amanhã eu consigo que ele me empreste para eu tentar arrumar, senão só segunda mesmo...

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 24 Out 2022, 21:27

Olá pessoal, bom vamos as atualizações..

Hoje de manhã eu abasteci o reservatório do carro antes de ligar e seguir até uma oficina boa a 1 km aqui de casa, minha prioridade foi seguir com o carro até lá antes do carro aquecer para evitar algum problema já que o problema realmente fica sério quando a pressão do sistema aumenta e com um trajeto de menos de 5 minutos eu acredito que não seria problema.

Ao colocar o carro no elevador uma surpresa... o vazamento vinha da mangueira entre o tubo de água e aquela derivação da válvula termostática, mas não na conexão ou em alguma abraçadeira, mas na própria mangueira em si!

Imagem
Imagem
Foto do anúncio da peça original


Essa revelação até não deixou de ser uma surpresa positiva para mim já que eu estava muito frustrado pois tinha achado que eu teria feito alguma coisa errada, apesar de não ter percebido nenhum defeito aparente na mangueira antes da instalação ficou muito claro que o problema apareceu depois da montagem pois a mangueira de jeito nenhum tinha esses defeitos quando chegou!

Imagem
Foto por baixo na oficina


Imagem
Fotos da mangueira depois de retirar com três, isso mesmo, TRÊS furos!!!


Não teve jeito, eu acabei pagando para fazer esse serviço, mais uma vez meu dinheiro de rapaz trabalhador foi sugado, mas honestamente não me arrependo, pois eu não tinha elevador para ver isso e eu não iria refazer meu serviço, e o cara acabou conseguindo não precisar demontar tudo graças ao elevador, então tudo bem, carro remontado e funcionando perfeitamente agora sem nenhum vazamento de arrefecimento e colocado Paraflu orgânico que era o único que tinha mas tudo bem!

O pior, pelo menos para mim, foi ter que colocar uma mangueira da marca JAHU, que eu nem sei se é ruim, mas eu tinha colocado tudo original, mas provavelmente era peça antiga e não suportou a pressão, literalmente!

Bom tirando isso a única coisa que eu achei foi o freio muito ruim, muito mesmo, não sei se foi pela sangria que eu não fiz mas a impressão que eu tenho é que as pastilhas foram trocadas pois o freio chega a ficar duro e preciso fazer muito mais força para ter uma frenagem efetiva. Amanhã voi tentar ver se não ficou alguma mangueira de vácuo desconectada e em último caso peço para fazer outra sangria lá.

Grande abraço a todos!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 24 Out 2022, 22:52

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje O pior, pelo menos para mim, foi ter que colocar uma mangueira da marca JAHU, que eu nem sei se é ruim, mas eu tinha colocado tudo original, mas provavelmente era peça antiga e não suportou a pressão, literalmente!

Não tinha como ter montado errado , defeito napeça não tem como ver ate funcionar , checa a !angueira do servofreio se esta bem ligada pode ser ar no sistema mesmo ,Chase compro uma bomba de vácuo manual para sangrar freio kakakakak e moito chato mais não tinha dinheiro em mercado libre no momento kakkakaka.
Pelo menos o que VC monto foi limpo e revisão por VC mesmo e sabe que foi corregidos um monte de pendentes mesa área .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 25 Out 2022, 09:12

Jahu é uma marca que tem varios itens automotivos, muitos deles ruins e muitos deles muito bom e eu acredito que para esta mangueira você não vai ter problemas, eles tem muitos itens de refrigerção de qualidade e recente eu comprei uma para o retorno do reservatório do meu carro, marca Jahu e veio bem melhor que da marca Jamaica que é um fabricante de mangueiras.
Imagem

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 26 Out 2022, 16:09

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Não tinha como ter montado errado , defeito napeça não tem como ver ate funcionar [...]

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Jahu é uma marca que tem varios itens automotivos, muitos deles ruins e muitos deles muito bom [...] recente eu comprei uma para o retorno do reservatório do meu carro, marca Jahu e veio bem melhor que da marca Jamaica que é um fabricante de mangueiras.

Pois é meus amigos, eu hoje saí com o carro e ele se comportou bem mas eu ainda não pude dar mais atenção a ele não, espero amanhã dar mais uma olhada lá.

Imagem
Imagem
Finalmente ao lado do "irmão" GLS 2.2 8V 1999 que também acabou de sair de manutenção.


Em relação ao freio eu ainda acho que pode melhorar e muito, espero que essa seja minha próxima saga, apesar de já ter trocado discos, pastilhas, fluido (algumas vezes!), servo-freio, reparos das pinças, mangotes, o cilindro mestre e até o módulo ABS, faltando apenas trocar as próprias pinças em si para ter renovado todo o conjunto e até hoje eu não consegui deixar o sistema de freios do jeito que eu acho que ele tinha que estar. Estou pensando seriamente em trocar as pastilhas mais uma vez para ver se tenho sucesso, mas esse mês meu orçamento mais que estourou, vamos ver se mês que vém eu consigo fazer o que eu quero!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 26 Out 2022, 16:27

Andrepilot escreveu:Fuente del Mensaje
chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Não tinha como ter montado errado , defeito napeça não tem como ver ate funcionar [...]

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Jahu é uma marca que tem varios itens automotivos, muitos deles ruins e muitos deles muito bom [...] recente eu comprei uma para o retorno do reservatório do meu carro, marca Jahu e veio bem melhor que da marca Jamaica que é um fabricante de mangueiras.

Pois é meus amigos, eu hoje saí com o carro e ele se comportou bem mas eu ainda não pude dar mais atenção a ele não, espero amanhã dar mais uma olhada lá.

Imagem
Imagem
Finalmente ao lado do "irmão" GLS 2.2 8V 1999 que também acabou de sair de manutenção.


Em relação ao freio eu ainda acho que pode melhorar e muito, espero que essa seja minha próxima saga, apesar de já ter trocado discos, pastilhas, fluido (algumas vezes!), servo-freio, reparos das pinças, mangotes, o cilindro mestre e até o módulo ABS, faltando apenas trocar as próprias pinças em si para ter renovado todo o conjunto e até hoje eu não consegui deixar o sistema de freios do jeito que eu acho que ele tinha que estar. Estou pensando seriamente em trocar as pastilhas mais uma vez para ver se tenho sucesso, mas esse mês meu orçamento mais que estourou, vamos ver se mês que vém eu consigo fazer o que eu quero!

:88:


Sobre o freio, não sei quando você trocou as pastilhas, mas com menos de 500 km rodado elas ainda ficam ruins e melhora muito andando e pisando no freio para elas acentarem e não sei quanto tempo você andou com elas. Sobre as marcas é difícil dizer qual seria a melhor, umas são boas para uns e outras para outros eu atualmente estou com Fras-le porque não tinha outra, porém anos antes que usei esta eu achei a pior das pastilhas e hoje já mudei de ideia e não sei a próxima como será. Eu particularmente prefiro a Cobreq, apesar que outros odeiam, mas gosto de pastilhas macía.
Sobre a sangria e eu esqueci de comentar, quando está mau sangrado, o freio não fica duro, ele fica macío demais, é o mesmo que pisar no vazío.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 26 Out 2022, 22:40

Não lembro a marca que coloque no meu carro de pastilhas de freio .
Mais a marca power break é muito ruim não aconselho.

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 27 Out 2022, 17:33

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sobre o freio, não sei quando você trocou as pastilhas, mas com menos de 500 km rodado elas ainda ficam ruins [...]
Sobre a sangria e eu esqueci de comentar, quando está mau sangrado, o freio não fica duro, ele fica macío demais, é o mesmo que pisar no vazío.

chirola escreveu:Fuente del Mensaje Não lembro a marca que coloque no meu carro de pastilhas de freio .
Mais a marca power break é muito ruim não aconselho.


Eu também não lembro da marca das minhas pastilhas, eu acredito que não sejam originais mas independente disso com certeza são de primeira linha, e mais, assim que eu peguei esse carro os freios já eram ruins, a ponto de em uma freiada de emergência eu não conseguir evitar o atropelamento de um cachorro.

O que acontece é que não tem uma sensação de frenagem forte apenas com uma pressão moderada no pedal, a sensação que passa é que o pedal fica muito duro, aonde qualquer carro moderno o ABS já estaria atuando para evitar o travamento das rodas e o carro continua como se o servo-freio estivesse com baixa eficiência, o que é difícil acreditar pois esse mesmo foi substituído também.

Então vamos ver como as coisas vão acontecer, provavelmente mês que vém eu compre pastilhas novas, talvez até compre pastilhas de cerâmica, e sim Almeidão, já tem bem mais de 500 km, talvez até dê para procurar quando foi feito a substituição dos discos e pastilhas pela última vez.

Grande abraço a todos!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 28 Out 2022, 01:30

O freio duro não acho normal , pelo contrario o pedal do meu carro e borrachudo VC freia o carro segura bem mais não como no hnda que a freada é estupida de se encostar o pe , vamos falar que na metas do corso do pedal aciona o ABS mais o pedal não treme como em outros carros, cuando pego carro emprestado as primeiras freadas são ridículas por falta de costume kakakak

Avatar do usuário
Andrepilot
GLS member
GLS member
Mensagens: 734
Registrado em: 31 Ago 2016, 12:37
Nome Completo: André Luis Brandão Guimarães
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Andrepilot » 03 Dez 2022, 20:16

Olá pessoal, bom, depois de toda essa manutenção fico feliz em poder dizer que não baixou mais nada de água e nenhuma luz de anomalia acendeu mais!

Além disso a mudança que eu fiz no conector od arrefecimento da transmissão automática realmente finalizou o problema que eu tinha de vazamento naquela mangueira, o que é muito bom!

Imagem

Uma outra coisa que eu fiz foi dar uma carga de gás do ar condicionado que me pareceu estar mais fraco que antes, não muito, mas definitivamente não estava "gelando". Honestamente não gostei muito do processo, o gás antigo foi descartado na atmosfera (deixa a Greta ficar sabendo..) e o vácuo no sistema foi feito por um compressor de geladeira e por pouco tempo, ou seja, muito meia boca mesmo, mas pelo menos foi colocado 900 gramas de gás e o ar voltou a funcionar bem, em uma outra oportunidade eu levo o carro em uma oficina decente.
Imagem
Imagem
Antes e depois da carga a pressão da parte de "alta" aumentou consideravelmente


Agora que a parte mecânica está finalmente ficando pronta, faltando apenas a questão dos freios para resolver, eu começo a prestar mais atenção nos detalhes, que é aonde vai realmente valorizar o carro, se é que eu queira que o carro tenha algum valor no final das contas, não poderá estar sem alguma tampa de parafuso, pequenas peças enferrujadas, faltando ou quebradas.

Devido a isso eu já troquei os dois para-sóis com peças originais e novas já que a do motorista por estar ressecada quebrou a articulação da tampa. São peças que a tendência é cada vez mais ficar difícil achar novas e originais então resolvi logo comprar pra resolver esse assunto.
Imagem

Outra coisa foi os cintos traseiros que tinham encaixe para prender no assento traseiro e tinham essas travas quebradas pois ao colocarem os cintos embaixo do banco acabou quebrando, e no final das contas, como falei, o que vai fazer a diferença são os detalhes.
Imagem
Imagem


Comprei também uma bandeja da bateria já que a que estava nele estava muito feia..
Imagem

Meu irmão tinha quebrado a cobertura da coluna de direção quando tentou arrumar a questão da seta depois que pegou ele no Alan, bom apareceu uma nova e também comprei para trocar, agora está perfeito!

Por último uma peça que por incrível que pareça nunca me chamou a atenção até eu perceber que ela estava com problema foi uma guarnição que fica bem na coluna B e os dois lados estavam rasgados!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Ufa, agora está resolvido!


Bom basicamente é isso, falta agora pouca coisa como tampinhas de parafuso do console central, um difusor do ar central que não está perfeito e a pintura da frente e repintura das rodas para fechar totalmente a parte de aparência do carro. Em relação ao freio eu vou tentar trocar o vedador do servo-freio pois pode estar desgastado dando uma entrada falsa de ar fazendo com que ele não tenha eficiência, vamos ver!

Está chegando no final minha gente, vamos ter fé!

Grande abraço à todos!

:88:
GM Vectra GLS 2.2 1999 azul enseada
Opel Vectra 1.6 16V AT 1996 ceramic blue

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8409
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por Almeidão » 04 Dez 2022, 11:11

Só por curiosidade, aquela tampinha do quebra sol vende separado ou vendia na GM, S10 e Vectra são iguais eu me lembro que comprei aqui as ultimas 4 em uma promoção. Os carros mais novos são diferentes, os Vectras B tem pinos na moldura para encaixar a tampa e os mais novos tem pinos nas tampas.
Não sei se acha ainda, porque eles frazem promoção para não acabar mesmo e não mexer mais.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3415
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Garagem Opel Vectra B 1.6 16v AT - André

por chirola » 04 Dez 2022, 16:10

Andre VC resolve o muita coisa que tinha para checar fico feliz , acompanho a saga desde o inicio e sei o trabalho que teve para chegar neste ponto , os freios sempre foi algo que VC comento mais foi checado Chase tudo da uma olhada na cor das pastilhas para ver se não estão cristalizadas , se tem desgaste comum elas deveriam ser foscas na parte de atrito com o disco.

1066 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 162 visitantes

Bem-vindo: 22 Mai 2024, 12:02