Para começarmos, precisaremos de uma chave Torkys(é esse o nome?), uma chave de fendas e uma Phillipes, líquido pra limpeza, flanela, etc.
Começamos pela retirada da mangueira do filtro de ar até a TBI. Isto é simples de fazer. Feito isto, poderemos ver a peça desejada. Vejam a foto abaixo.
Retira-se a presilha e solta-se o plug/conector.
Os dois parafusos estarão à mostra, do lado do filtro. Basta soltá-los com a chave Torkys e retirar o regulador.
Observem que se nunca foi removido, haverá uma junta que deverá estar bem ressecada! Se estragar essa junta, não se preocupem, pois quando da reinstalação do regulador, basta usar "cola de junta" e vedar a peça no corpo da TBI, sem problemas!
Regulador já removido.
Observem o resultado da tentativa de abrir o regulador(em vermelho)!
Agora, como não há muita coisa a fazer devido a esta peça ser quase blindada(observem a presilha-pino), basta encher os orifícios mostrados e deixar por alguns minutos, até dissolver ou soltar as impurezas. Repete-se o processo de limpeza e observa-se a coloração do líquido inserido.
Aqui, é mostrado o percurso que o ar faz, passando pelos orifícios(onde será injetado o líquido de limpeza) no corpo da TBI, de cima da borboleta para a parte inferior da mesma. Vejam a peça metálica no interior do regulador. É esta peça que fecha/abre, controlando a passagem do ar. Com a sujeira, pode travar aleatoriamente e gerar instabilidade na marcha lenta!
Nesta imagem, pode-se observar a trava metálica.
Após deixar escorrer o excesso de líquido, basta chacoalhar(balançar com a mão), forçando a secagem do interior. Pode-se ouvir um som de partes móveis no interior do regulador.
Pronto, após uma limpeza e inspeção final, reinstala-se o regulador no local, conecta-se o plug/conector, a mangueira do filtro e o serviço tá pronto!
postado pelo usuário Chacal12