HeyronCn escreveu:Como sempre venho aqui no fórum pedir ajuda e muitos de vocês me ajudam, tirando alguns que querem se achar os donos do mundo que apenas dizem "eu fiz tal coisa" e quando você pede ajuda manda você se virar (momento revolta)
Eu espero estar ajudando muitos de vocês...
Minha historia começou quando comprei meu vectra em Ago/2013, na época estava com as rodas originais 14" e pneus 185/60 remolde e frisado ainda por cima, um perigo total, pensei em comprar pneus novos mas como já havia enroscado o carro duas vezes resolvi colocar aro 16" 205/55. Um tempo depois comecei a perceber que o volante ficava tremendo muito nos paralelepipedos (aqui eu chamo de estrada de calçamento), e depois de mais um tempo piorou, eu comecei a escutar algo se batendo na area da direção, entre o volante até o pedal de freio, eu nao sabia o que era.
Ae começa toda a cagada da minha vida...
Mandei em um mecanico na minha cidade e ele tirou toda a coluna de direção com o volante junto, apenas desplugou os cabos e tirou por que ficou com medo do air bag estourar, e verificou que pegando no eixo e na capa do volante tinha uma folga, e segundo ele teria que fazer um bucha para conter essa folga, beleza, segundo ele, foi mandado fazer... Porem, certo dia cheguei na oficina do nada e quando percebi o mecanico estava apertando alguma coisa em baixo do carro e acabei notando que era a caixa de direção, isso mesmo a caixa!!!
Pronto, me estressei na hora mas nao liguei, e ainda por cima paguei 150 reais, beleza, até que parou a bateção, mas havia um problema, ficou super pesado o volante para virar e quando virava ele nao voltava sozinho!!! Pronto, a caixa de direção foi condenada, isso mesmo, perdi a caixa de direção e como vou comentar melhor a seguir, ela estava ótima, mas seguindo... tempos depois de ter desestrangulado a caixa, senti que ficou tudo pior, o que era folga virou virou um feriado inteiro!!! Tive que comprar outra caixa de direção que consegui original não remanufaturada por 250 reais, e mandei trocar com mais R$ 250,00 de mao de obra, se vocês vissem a minha decepção quando fui testar o carro e vi que continuava com a mesma “primeira folga” que comentei, e ainda por cima para eu andar reto tinha que estar segurando o volante em 90°, e tive que viajar 60km para alinhar e não deu alinhamento já que precisava tirar o volante do lugar e la não tiravam por que tinham medo do airbag. Voltei pra minha cidade, e mandei um outro mecanico corajoso tirar o air bag para que eu fosse alinhar e eles só tirassem a porca do volante, colocassem ele no lugar e apertarem de novo, e quando pedi pro mecânico tirar o air bag também pedi pra ele trocar o rolamento da coluna de direção (gm 26002086) (R$ 130,00) pois verifiquei que o primeiro mecânico não havia feito aquela tal “bucha” e as juntas da articulação da coluna (gm 93201687) (R$ 90,00) já que a minha é regulável, pois pensei que estava ali o problema, e ainda por cima coloquei a junta universal da coluna nova (gm 90539735) (R$ 190,00), fiquei todo esperançoso de resolver e nada.... ainda por cima gastei R$ 150,00 de toda a mão de obra. Mas mandei alinhar mesmo assim o carro, o carro continuava como ficou depois de colocada as rodas 16”. Já sem esperança alguma de resolver o problema, mando para um outro mecânico daqui da minha cidade, chegando la bem cedo as 8:00h da manha contei essa a mesma historia que falei pra vocês aqui.
Ai ele me diz: Mas quando foi trocado esse rolamento pra você e essas juntas, foi verificado se tinha folga no eixo da coluna? AI eu... annn?? Como? Fiquei bobo mas mandei ele tentar resolver o problema pra mim.
Eis que um dia chego la, minha coluna de direção desmontada numa banca, verifiquei que no eixo inferior da coluna na verdade são dois eixos um dentro do outro, e como o mecânico disse para eu fazer o teste da folga, peguei no eixo superior la em cima aonde encaixa o volante, e com a outra mao na ponta do eixo inferior aonde encaixa a junta universal da coluna e fiz o movimento de torcer e vi que tinha folga no eixo inferior nesses ferros que disse que era um dentro do outro, também o rolamento comeu aonde ele pegou. E também ele verificou que na capa da coluna de direção (gm 93247161, melhor de saber vendo o item 22) na parte aonde vai o rolamento, o foi amaçado e tanto eu como ele chegamos a conclusão que foi o primeiro mecânico que fez isso.
Fiquei puto da vida pois o outro mecânico que mandei trocar o rolamento e a junta da articulação poderia ter visto essa folga e me falado, mas ok...
Dae eu tinha dois problemas... o maldito eixo inferior da coluna (item 27 do catalogo) que estava com folga, e a capa da coluna amaçada, se eu mandasse numa metalúrgica aqui da cidade eu conseguia consertar tanto o eixo como a capa da coluna, ia sair caro para o serviço ficar bom e eu ainda ia perder o rolamento :/
Então achei uma coluna na internet por R$ 250,00 e mandei trocar inteira... Pronto, depois de 10 meses sofrendo o problema foi resolvido, dei mais R$ 240,00 de mão de obra pro mecânico e to tranquilo até hoje,
Desculpem todo esse texto e os erros de português, mas serve de exemplo, pois eu não estava todo o tempo com os mecânicos e não pude eu mesmo analisar os problemas.
Foto.
AdrianoS escreveu:Olá HeyronCn,
essa folga que você sentia na coluna de direção, você chegava a ouvir/sentir um barulho tipo "toc toc" quando com o carro parado e motor desligado, movia o volante rapidamente de um lado para o outro? Ou era mesmo só pela folga?
É que abri um tópico (viewtopic.php?f=45&t=5414), perguntando se alguém do clube passou ou passa pelo mesmo problema que me encontro hoje, e infelizmente não me sinto nada seguro em mandar nenhum mecânico da cidade onde moro, abrir e mexer na direção, devido a experiências negativas anteriores em outras partes do carro, agora imagina num ítem extremo que envolve segurança do veículo, não tenho a mínima coragem, rs.
Pelo que você passou na mão dos dois mecânicos anteriores, você deve entender o meu receio né! Estou com medo de mandar mexer e piorar, estragar o que não tem problema e ou até mesmo terminar de estragar tudo, rsrs.
Abraço.
HeyronCn escreveu:AdrianoS escreveu:Olá HeyronCn,
essa folga que você sentia na coluna de direção, você chegava a ouvir/sentir um barulho tipo "toc toc" quando com o carro parado e motor desligado, movia o volante rapidamente de um lado para o outro? Ou era mesmo só pela folga?
É que abri um tópico (viewtopic.php?f=45&t=5414), perguntando se alguém do clube passou ou passa pelo mesmo problema que me encontro hoje, e infelizmente não me sinto nada seguro em mandar nenhum mecânico da cidade onde moro, abrir e mexer na direção, devido a experiências negativas anteriores em outras partes do carro, agora imagina num ítem extremo que envolve segurança do veículo, não tenho a mínima coragem, rs.
Pelo que você passou na mão dos dois mecânicos anteriores, você deve entender o meu receio né! Estou com medo de mandar mexer e piorar, estragar o que não tem problema e ou até mesmo terminar de estragar tudo, rsrs.
Abraço.
Sim Adriano, havia um estralo, não tenho como defini-lo muito bem.
Você consegue movimentar seu volante bastante sem que as rodas se mecham? ou quase nao consegue movimentar o volante, por que pelo que sei tem que ter um folga minima.
Supondo que tenha essa grande folga e o estralo acontece quando atinja o final da folga na hora em que o volante vai pesar, pode ser exatamente o mesmo problema do meu.
Arquiteto escreveu:estes problemas de coluna de direção são bem chatos de resolver
e a maioria dos mexanicos realmente não sabem resolver e acabam piorando a situação
dentro do possivel o recomendavel e levar em oficinas especializadas
ai o problema e achar quem tem realmente experiencia ...
obrigado por seu relato Heyron ...
AdrianoS escreveu:Arquiteto escreveu:estes problemas de coluna de direção são bem chatos de resolver
e a maioria dos mexanicos realmente não sabem resolver e acabam piorando a situação
dentro do possivel o recomendavel e levar em oficinas especializadas
ai o problema e achar quem tem realmente experiencia ...
obrigado por seu relato Heyron ...
Pois é Arquiteto, é realmente complicado encontrar alguém que realmente entenda de verdade do assunto, que tenha know/how sem fazer "ajustes técnicos" como um dos mecânicos fez com as pancadas na capa da coluna do Vectra do nosso amigo Heyron.
Eu queria tentar resolver sem precisar trocar todas as peças assim como os mexânicos sugerem, é só trocação de peça me fazendo gastar um monte sem resolver o problema, se eu tivésse condições $$$ para extrapolar eu já trocava o conjunto completo zerado.
Abraço.
Arquiteto escreveu:estes problemas de coluna de direção são bem chatos de resolver
e a maioria dos mexanicos realmente não sabem resolver e acabam piorando a situação
dentro do possivel o recomendavel e levar em oficinas especializadas
ai o problema e achar quem tem realmente experiencia ...
obrigado por seu relato Heyron ...
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