por douglas.martins »
16 Jan 2017, 21:35
Após muito pesquisar sobre o uso do Op-Com , enfim consegui com que o aparelho fizesse leitura de erros e alguns testes nos Vectra C.
Isso começou quando comprei um Elm327 que lia poucos parâmetros e pouco fazia. alias não lê código de erro nenhum no Vectra C, porem em outros carros como os FUSION e GOLF, ele faz a leitura de muitos paramentos e todos erros de código.Então vamos ao que interessa.
O scanner Op-Com pode ser comprado nos sites de compra como mercado livre, ebay, aliexpress entre outros.
Então de posse do aparelho, devemos instalar softwares e drivers para uso do aparelho.
O software mais atual para uso, que libera mais funcionalidades e abrange maior quantidade de modelos de carros GM, é o VAUX-COM 120309a, usados para dispositivos Op-Com com firmware V1.45 e V1.59 .VAUX-COM 120309aBaixado o software, é só descompactar e iniciar o executável de instalação. será instalado também os drivers automaticamente.
DICA:
1º Não use outro software que não seja este já testado ou o que vier no cd de instalação, nem tampouco faça a atualização de firmware, você pode zerar o aparelho Op-Com.
2º Considere usar o software em computadores com windows xp/7, porque no windows 10 é uma experiencia ruim. Neste SO, Windows 10, e difícil a instalação de drivers e o programa se mantem extremamente instável. caso não tenha outra opção segue o link de um vídeo de instalação de drivers do Op-Com no Windows 10.Configurando o scanner Opcom no Windows 10Após Instalado o software vamos testar a conexão do aparelho, ligando o Op-Com via usb no computador. Depois de ligado, vá ate o gerenciador de dispositivos do windows e verifique se foi reconhecido o Op-COM.Neste caso, foi reconhecido como OP-COM USB V2 Interface, mas pode ser reconhecido como USB Serial Converter, dependendo do driver e do aparelho Op-COM, que tem algumas variantes.Feito Isso vamos iniciar o Software. Na Área de trabalho aparecerá um ícone nomeado VAUX-COM 120309a+131223d GB( se instalado o do link deixado no tópico) ou OP-COM, se instalado o do CD. Este software sempre deve ser iniciado como administrador, pra isso é só clicar com botão direito sobre o ícone e escolher o item EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR. Em seguida , o programa sera aberto. Com o programa aberto , vamos clicar em settings, e na sequencia em test interface.
se estiver tudo certo, o programa ira retornar com a seguinte resposta:
Agora vamos a leitura o carro. Feche a janela do teste e depois volte a tela inicial do programa. na tela inicial clique em Diagnostics. Nisso ira pedir ano do carro( escolhi ano 2005 mesmo meu vectra sendo ano 2008) e depois escolha Astra-G (no caso do Vectra C, já utilizei Astra-G, Zafira-B e Meriva e todos funcionaram).Para verificar dados do motor clique em Engine (sensores, pedal de acel., falhas e erros é aqui)
Aqui está um dos maiores problemas no caso do Vectra C , foi preciso encontrar o motor do veículo e o modelo do modulo de injeção, no meu caso o motor é um X20XE (Vectra elite 2.4 é X24SFD, e infelismente esqueci de anotar dos Vectra C NE quando testei no carro do TIagomos) modulo MOTRONIC M7.9.6, este modulo e motor nunca aparece na lista, então eu foram testados todos os modelos de que usam modulo MOTRONIC independente do modelo MX.X.X, tem alguns que aparece escrito só Motronic é também funcionaram, neste ex. aqui eu foram utilizados o Motor:Z18XEL Modulo: MS7.1.x (MS=Motronic System). Esta etapa dou os créditos ao AlexSGP, que foi quem realmente deu a dica final de motor e modulo para finalizar a leitura.Após os dois cliques no motor vai para a tela de conexão.
Depois de conectado é esta tela, se não aparecer isso não conectou,e o processo deve ser reiniciado.
No menu lateral da tela anterior vc encontra as opções. Fault Codes para os códigos de falhas. No meu caso não tinha nenhum.
Detalhe, como estou usando o windows 10 , o software deu problema e reiniciei, acabei voltando com Astra G 2007.Enfim, espero ter passado a noção de como fazer a leitura do Vectra C e chegar no que mais importa, que e codigos de erros, e em breve vou colocar aqui mesmo outras funcionalidades que testei.
Meus sinceros agradecimentos ao AlexSGP, que foi quem matou a charada do motor e modulo, e ao Corsa Turbo, que me emprestou o OpCom, pois o meu estava ferrado.