Galera tenho um Vectra cd, 1997, 2.0, 16 válvulas, tive um problema com a mangueira de retorno de óleo da direção que estava vazando, arrumei a mangueira, e quando fui dar a partida no vecao, a correia deve ter pego em algum lugar que despedaçou ela, então mais um trabalho trocar a correia do alternador. ai começou a minha dor de cabeça, mas vou dar o passoo a passo completo, pra quem tiver que trocar a correia valeu vamos la então. So lembrando e necessário retirar o para choque e a roda direita ok.
esse ai eh o tensionador ele ira esticar a correia.
aqui estou mostrando o tensionador de frente, na foto ele já esta sem o parafuso, mas já vou dar uma dica, quando for tirar a velha se não quiser cortar ela, com uma chave de boca 15mm de aperto no parafuso que vai afrouxar a correia para poder tirar ela inteira ok. ( estou dando essa dica porque eu não sabia disso e tirei na forca puxando a correia e jogando ela pro lado, ehehehehe. ) agora vamos tirar o parafuso do tensionador para que ele fique solto,
agora vamos ver como tirar a correia. ( inteira )
a peca destacada com 1, ela prende a correia ( nesse ponto eu também sofri pra conseguir desmontar, então vai uma dica pra quem também não sabe ok. )
em destacado com 3 eh o parafuso da peca um, eh necessário soltar a porca por baixo ( chave de boca 15 ), depois a peca destacada com 2 e 4 eh tipo um regulador de altura, entao pode soltar bem a porca item 4 ( chave de boca 19 ) que ela vai ajudar a levantar o parafuso do item 3 na foto, ok agora para o próximo passo eh levantar o motor assim.
deem uma olhada utilizei 2 macacos, um para o carro, meia altura outro para o motor.
notem que peguei pela berada do reservatório de óleo, com cuidado para não amassar, levanta ate o máximo que o motor levantar e para ok.
pronto, ai como descobri como fazer para colocar a correia nova, cortei a correia velha porque a troca tava garantida certo.
Entao vamos ao passo de colocar a corria nova. o parafuso do item 1 e 3, não vai sair totalmente, eu tive que levantar mais um pouco com uma alavanca ( nada muito difícil ok ).
agora com o parafuso levantado passe a corria nova por ele, pronto agora so falta passar pelo tensionador.
eh uma pena que essa foto ficou meia escura, mas da pra ver que o tensionador esta de lado, bom na primeira tentativa tentei passar a correia por cima dele, e bem não eh assim, a correia tem que passar pela parte de baixo dele ok.
pronto com a correia nova colocada eh so posicionar ela nas polias. dexei esta polia da parte de cima por ultimo tive que pedir uma ajuda pra minha mulher, eu afrouxei a correia por baixo no tensionador e ela posicionou a correia na ultima polia.
agora eh so colocar o parafuso no tensionador de novo, apertar ate o fim o tensionador vai pra frente afrouxando a correia para que seja posicionada na ultima polia. ( Aqui que eu descobri como afrouxar a correia para tirar ela, por isso que tirei na forca hehehehe. )
pronto correia nova no lugar e o vecao ta pronto, eh so montar tudo de novo e corre pro abraco valeu galera espero que esse tutorial ajude alguém.
Fica o agradecimento para o almeidao ele sempre tem me ajudado obrigado.