Boa tarde aos colegas!
Primeiramente, sou novo no fórum e, mesmo eu tendo lido as instruções preliminares, temo não ter postado o tópico de acordo com as regras. Se for esse o caso, peço aos moderadores a adequação. Obrigado!
Eu gostaria de compartilhar minha experiência de restauração das peças de plástico do painel do meu Vectra GLS 2.2 8v mod. 2000. Comprei o carro do segundo dono, que é meu amigo. O hodômetro estava com a lâmpada queimada, bem como o relógio digital estava cheio de falhas, típicas dos problemas de flat dos TIDs e Mids. O dono nunca trocou sequer a lâmpada do hodômetro, pois o local que faz o serviço aqui na região o havia desencorajado, dizendo que as peças se quebrariam na hora da desmontagem, vez que o carro já tinha 20 anos. Quando comprei o carro e fui passar na vistoria, o vistoriador e eu tivemos que fazer um ajuste técnico (gambiarra, ok!) com uma lanterna para que o km saísse nas fotos.
Com o carro devidamente sob minha propriedade, meti as caras para arrumar todos esses problemas. Sou chato (creio que muitos aqui o são!) e não aguentaria ficar com o carro assim.
Não tenho experiência e, com certeza, há meios "mais certos" de ser feito, mas gostaria de compartilhar minha aventura, pois o resultado ficou muito satisfatório. Pode ser que ajude queles que estão desesperados por peças, como eu estava, procurando no Mercado Livre e indo ao delírio com os valores astronômicos.
Vamos lá:
Os moldes do painel estavam assim:
E também vários dos parafusos precisaram de uma "usinagem", pois não tinham mais os sulcos para pegar a chave:
Para o serviço, utilizei uma micro-retífica, chapinhas de alumínio e arruelas de aço galvanizado, bem como solda Replast da Würth e uma da CordCar:
Utilizei a chapeleta de alumínio para refazer a "base" onde ficava o furo original, grudando ela com a telinha de nylon que vem com a massa. Fiz a solda com a massa da CordCar, que fica rígida, então soldei a arruela já cortada no formato de encaixe (foto) com a mesma massa. Após, finalizei as soldas com a Replast da Würth, que tem uma pequena porcentagem de "flexibilidade" (como uma textura emborrachada). Por fim, refiz o furo com uma broca.
Esse procedimento serviu para todos os terminais que estavam quebrados. Utilizei fotos das peças originais como guia. Eis os resultados:
Eu testei duas peças de alumínio com as soldas no meio; parafusei em um pedaço de madeira. Não tenho torquímetro para dizer precisamente, mas aguentou o torque de uma parafusadeira de 3,6v até travar, sem nenhum trinco ou parte quebrada.
Então, foi só montar:
E o resultado final:
Ps: troquei o relógio por um TID.
Após esse serviço, já desmontei o painel outras duas vezes: uma para trocar duas lâmpadas e outra para fazer o conserto do motor do velocímetro. As peças refeitas continuaram firmes e fortes!
Está longe de ser um tutorial, mas acredito que possa inspirar algum colega a fazer o serviço - até com muito mais conhecimento que eu.
Abraços!