por GabrielUberti »
13 Dez 2015, 22:05
E aí cara, montou o turbo ou não? Se não, vou te dar umas ideias.
Penso que o Turbo perfeito para usar na rua, seria um roletado pulsativo. O roletado, é tão "mole" para girar, que depois de desligar o motor, fica girando quase uns 30 segundos, é sério. A questão de ser pulsativa, é que ela "enche" mais rápido. Ou seja, combinando essas duas características, ficaria com um funcionamento parecido com os turbinados originais, pressurizando rapidamente, sem matar a alta. Como já foi falado, biela e pistão forjado é o mínimo né, ao menos tu tem confiança no carro pra dar aquela acelerada sem se preocupar depois, porque carro que não inspira confiança nem pra acelerar, aí passa de sonho a pesadelo. O teu é o 2.2 né? Uma questão desse motor, ele tem virabrequim de curso longo (94,6mm), e esse foi o jeito da GM aumentar a cilindrada sem alterar a parte de cima do motor. Só que um virabrequim de curso longo, sofre mais a pancada da combustão do que o de curso curto, então, o ideal é fazer um balanceamento do vira daqueles de dar gosto antes de montar. Essa é a parte fácil, o problema é o acerto. Com injeção, tu tem duas opções: reprogramação da original ou montar uma programável, tipo Fuel Tech. Sou mais FT, com uma FT250 acredito que tu deixe no capricho, só achar que ajuste, fica sem dúvidas melhor que a original "mexida", mas aí vai de bolso também. Até 0,7 bar acredito que consiga deixar no ponto com 4 bicos de Vectra 2.4 Flex. Se não der conta, coloca um bico extra (também de 2.4) logo depois da TBI, para entrar em ação quando a turbina começar a pressurizar. Nunca use bicos retrabalhados, ao invés do combustível injetado virar névoa, vira um mijador no coletor, fica quase um carburador eletrônico. Com esse bicos, vai ter um carro gastando pelo que anda, não mais nem menos. Seria interessante barras anti torção, mas não obrigatórias, depende de seu estilo de direção. Freio idem, modo de dirigir, mas pastilhas mais macias seriam bem-vindas. O álcool é melhor para usar turbo, mas não obrigatório abaixo de 1 bar. Ele vai te render mais torque e CV, mas tem a questão dos dias frios, que com injeção ajuda, mas ainda assim é mais complicado para pegar. Tem que pensar nas velas, use de irídium e ver o grau térmico certo. O coletor de escape procure usar de inox, infinitamente superior. Se for usar álcool, tenha consciência de que o tubo de escapamento vai apodrecer com o tempo, e a única solução é ele completo de inox também. Teriam outras coisas, tipo um cabeçote com dutos retrabalhado (principalmente por ser 8v), coletor de admissão também retrabalhado, ...
Enfim, o básico coloquei aí. Sou muito a favor do turbo. A sensação de alta cilindrada em um motor pequeno. História de acabar com motor, nada a ver. Com o que os amigos botaram ali, e mais o que te disse aqui, não tem erro, o principal é o ajuste fino, mistura estequiométrica, com a mecânica em dia e bem dimensionada e o ajuste no ponto, é carro para o resto da vida, assim como o original.