josehgb escreveu:Fuente del Mensaje Recentemente percebi que meu ar condicionado parou de funcionar, então levei em um rapaz que trabalha com isso e ele verificou para mim que o compressor está funcionando, possui gás e pressão porém a ventoinha não está ligando e por isso não está resfriando o condensador, o que além de não gelar pode destruir o sistema de AC. Lembrando que o Vectra C possui apenas uma ventoinha tanto pro radiador quanto condensador
Por sorte a ventoinha está funcionando normalmente no primeiro estágio, quando o motor aquece. Também testei ligando ela com o sensor de temperatura desligado e funcionou normalmente, com a chave na posição 2 ele liga em um estágio moderado e com o motor ligado aciona um estágio MUITO forte. Teoricamente isso quer dizer que o resistor da ventoinha está ok?
Ao pressionar o botão do AC no painel é possível ouvir um estalo de relê do lado de dentro e o barulho do compressor acionando, porém nada da ventoinha. A parte estranha é que quando eu usava o AC dias antes e estava parado prestes a dar saída, se não acelerasse o suficiente e o carro quisesse "morrer" eu reparava alguns estalos em um relê, que pelo som deveria estar próximo (provavelmente algum da caixa de fusíveis no porta-trecos?).
Com essa suspeita de ser algum relê com defeito fiz um teste com um amigo trocando todos os 4 relês na caixa do motor que diziam no manual ter alguma ligação com a ventoinha mas não mudou nada. Ele utilizou relês de marca genérica mas novos, não eram os próprios da GM, mas segundo eles possuiam as mesmas especificações
No manual não diz ter algum relê com função das ventoinhas na caixa interna (no porta-trecos), apenas relacionados com o compressor do AC, mas será que meu defeito não estaria em algum destes relês ali dentro? Algum que opera o AC + Ventoinha? alguém saberia me dizer qual o "caminho" que é feito pelo sinal? Infelizmente não tenho em mãos nenhum relê sobrando no momento para poder trocar e testar os de dentro, teria que comprar e arriscar. Também não tenho como agendar uma visita ao autoelétrico tão cedo
TODOS, TODOS os fusíveis estão normais, foram testados um por um. Apenas os fusíveis maxi perto do motor possuem uma oxidação bem leve, talvez eu troque eles. Os relês eu não sei muito bem como testar, porém tenho uma caneta de polaridade 12v e um multímetro se alguém souber me ensinar como testar todos corretamente. Todos os outros sistemas e características do carro estão normais e em perfeito funcionamento, apenas a maldita ventoinha que se recusa a acionar quando aperto no botão do ar condicionado
Almeidão escreveu:Fuente del Mensajejosehgb escreveu:Fuente del Mensaje Recentemente percebi que meu ar condicionado parou de funcionar, então levei em um rapaz que trabalha com isso e ele verificou para mim que o compressor está funcionando, possui gás e pressão porém a ventoinha não está ligando e por isso não está resfriando o condensador, o que além de não gelar pode destruir o sistema de AC. Lembrando que o Vectra C possui apenas uma ventoinha tanto pro radiador quanto condensador
Por sorte a ventoinha está funcionando normalmente no primeiro estágio, quando o motor aquece. Também testei ligando ela com o sensor de temperatura desligado e funcionou normalmente, com a chave na posição 2 ele liga em um estágio moderado e com o motor ligado aciona um estágio MUITO forte. Teoricamente isso quer dizer que o resistor da ventoinha está ok?
Ao pressionar o botão do AC no painel é possível ouvir um estalo de relê do lado de dentro e o barulho do compressor acionando, porém nada da ventoinha. A parte estranha é que quando eu usava o AC dias antes e estava parado prestes a dar saída, se não acelerasse o suficiente e o carro quisesse "morrer" eu reparava alguns estalos em um relê, que pelo som deveria estar próximo (provavelmente algum da caixa de fusíveis no porta-trecos?).
Com essa suspeita de ser algum relê com defeito fiz um teste com um amigo trocando todos os 4 relês na caixa do motor que diziam no manual ter alguma ligação com a ventoinha mas não mudou nada. Ele utilizou relês de marca genérica mas novos, não eram os próprios da GM, mas segundo eles possuiam as mesmas especificações
No manual não diz ter algum relê com função das ventoinhas na caixa interna (no porta-trecos), apenas relacionados com o compressor do AC, mas será que meu defeito não estaria em algum destes relês ali dentro? Algum que opera o AC + Ventoinha? alguém saberia me dizer qual o "caminho" que é feito pelo sinal? Infelizmente não tenho em mãos nenhum relê sobrando no momento para poder trocar e testar os de dentro, teria que comprar e arriscar. Também não tenho como agendar uma visita ao autoelétrico tão cedo
TODOS, TODOS os fusíveis estão normais, foram testados um por um. Apenas os fusíveis maxi perto do motor possuem uma oxidação bem leve, talvez eu troque eles. Os relês eu não sei muito bem como testar, porém tenho uma caneta de polaridade 12v e um multímetro se alguém souber me ensinar como testar todos corretamente. Todos os outros sistemas e características do carro estão normais e em perfeito funcionamento, apenas a maldita ventoinha que se recusa a acionar quando aperto no botão do ar condicionado
Eu não sei sobre o Vectra C, nem sabia que ele tem uma ventoinha somente, acho que não e se tiver duas elas tem que ligar sempre as duas juntas assim penso eu.
Sobre os relês cuidado, o Vectra B usa quase todos os relês invertidos, não se pode usar um paralelo embora ele funciona, porem derrete os terminais e a base do relê. No caso do Vectra B os relês das ventoinhas podem ser substituidos pelo DNI 0101 e não pode usar o DNI 0102.
Testar um relê, a melhor forma seria colocar outro novo no lugar, as vezes eles dão clicks e não funciona.
Testar uma base de relê para ver se a ventoinha roda é fácil, faça uma ponte (jump) no terminal 30 com 87, localiza o terminal colocando o relê no local, olha no relê o numero perto do terminal e saberás qual é o 30 com 87. Mas cuiado você vai olhar o numero invertido, afinal você virou o relê para olhar.
Sobre o ar o seu deve ser digital, porque o analõgico não quer nem saber se a ventinha liga ou não que el vai ligar e gelar pelo menos por um tempo
Alguns testes feito no Vectra B, talvez te ajude
https://www.youtube.com/watch?v=e7IOOhk3sp8
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje porém se o pressostato não deixou ligar a ventoinha, ele também não deixaria ligar o compressor
Dionathan85 escreveu:Fuente del Mensaje Meu Vectra não liga a ventoinha após desligar a chave gostaria de saber se é assim mesmo pois tinha impressão que logo quando comprei ainda ficava ligada um pouco mais.
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