O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CDificuldade na partida a frio

19 mensagens   •   Página 1 de 1
josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Dificuldade na partida a frio

por josuelavorcosta » 16 Jan 2017, 13:50

Ajuda ai pessoal.
ate sexta feira a noite o carro estava 100% normal, rodei ate a reserva e completei o tanque com gasolina aditivada (estava usando ja um tanque de gasolina antes). sábado de manha mudou.

na primeira partida do dia com carro frio (o tanque de combustivel pequeno do motor está com gasolina aditivada) motor gira gira e nada, na terceira tentativa ele pega mas fica querendo morer, após 10 segundos ele consegue estabilizar, porém ao engatar a primeira marcha e tentar sair se nao acelerar acima de 2.5K RPM ele engasga e estanta, após um minuto ligado ele normaliza total funcionamento e saída (se desligar e ligar de novo ele pega girando um pouco, mas pega de boa) o problema é se deixar algumas horas parado.

-descartei combustível pois a falha é apenas ao ligar e no primeiro minuto de funcionamento.
-descartei motor de partida, pois foi de um dia pro outro problema (ate sexta motor pegava no primeiro giro da chave na hora)
-descartei bateria, pois a mesma so possui um ano de uso e ainda está com coloração verde forte.
-descartei embreagem, pois apesar de influenciar na saida frio, nao tem conexão com a partida pra dar problema.

meu pai suspeita das velas (mas pq só frio da defeito?) depois de 1 minuto anda bem, desenvolve normal, nao oscila, nao falha.

Alguem pode me dar uma dica pra conferir em casa e trocar alguma peça pra resolver?

Avatar do usuário
lusitania
GL Member
GL Member
Mensagens: 92
Registrado em: 29 Abr 2015, 13:27
Nome Completo: Joaquim Cardoso Braga
Cidade: Compiègne-França
Estado: Exterior
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dificuldade na partida a frio

por lusitania » 16 Jan 2017, 14:40

Ola Josuelavorcosta

Eu penso a duas coisas.

Primeira.

O aditivo foi posto no tanque antes ou depois de encher ? Penso que pode ser um promblema de mistura do aditivo, se êle foi posto no tanque depois de encher.

segunda

Penso que o probléma vem du calculador do motor, até êle se regular para carburante com aditivo.

Desmonte uma vela e, verifique se não acontece como aqui na Europa (em França) ha um tipo de combustibel, elas ficam todas brancas com a explosão do combustible, se for o caso, aqui basta mudar as vêlas e volta a ficar tudo bem

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Dificuldade na partida a frio

por josuelavorcosta » 16 Jan 2017, 16:51

Obrigado pela atençao.

comprei as velas novas e quando chegar em casa a noite vou trocar pra ver se o problema desaparece.

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Dificuldade na partida a frio

por josuelavorcosta » 17 Jan 2017, 07:52

Troquei as velas e continuou do mesmo jeito.
suspeitando agora da gasolina mesmo, mas alguém tem outra dica de conferencia ai?

Avatar do usuário
Katsumi
GL Member
GL Member
Mensagens: 139
Registrado em: 02 Dez 2013, 10:49
Nome Completo: Luiz Katsumi
Cidade: Matão
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2010/2011

Dificuldade na partida a frio

por Katsumi » 17 Jan 2017, 10:24

Se tivesse como verificar se tem algum erro na memória da injeção, acredito que ela volte a funcionar normal, após entrar em modo de emergência.

Tem algum lugar que possa levar para passar scaner?
Luiz Katsumi
Vectra Elegance
2.0 Manual
2011

PINHEIROS LTDA
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 15 Out 2015, 10:39
Nome Completo: Charles Coelho Pinheiro
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Dificuldade na partida a frio

por PINHEIROS LTDA » 17 Jan 2017, 11:07

Isso tem jeito de que o carro tá perdendo a referência de qual combustível está no tanque hein.

Conseguiu rodar uns 20 kms pra ver se o problema acaba?

O ideal seria mesmo passar um scanner e conferir essa informação na memória da injeção, assim como tambem fazer o teste de queda de tensao na bateria; Pois se a tensão tiver caindo muito na primeira partida interfere na eletrônica e pode fazer o carro até adotar o parâmetro álcool que é de emergência mesmo estando abastecido na gasolina.

Nem sempre Bateria com o olhinho verde ainda está boa, tenho uma bateria da Cral selada com prata e blablabla parada que antes de ano de uso ela dava 9.0 v. e tava verde (fingindo) que estava ok.
ABENÇOADOS TODOS AQUELES QUE ACREDITAM MESMO SEM VER!!!

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Dificuldade na partida a frio

por josuelavorcosta » 17 Jan 2017, 13:51

se o problema for combustível adulterado valeria a pena completar o tanque (está com 3/4) com um bom (álcool ou gasolina) pra ver se melhora?
ou melhor deixar acabar primeiro pra completar?

pensei nessa ai da troca do combustível, mas ate hoje nao tinha tido problema com isso, trocava tanques completos por outro combustível (sempre rodando uns 10km antes de desligar) e antes de encher com essa aditivada, estava rodando com gasolina comum.

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Dificuldade na partida a frio

por josuelavorcosta » 18 Jan 2017, 08:52

outro detalhe é que o carro esta com consumo bem alto esses dias.
fazendo 6 - 6,5 km/l (normalmente faço 9 km/l)
o carro anda normalmente, com força sem vibração no motor mas estou notando um funcionamento incomum. não esta igual semana passada.
demora pra pegar frio, mas depois pega de boa, e no primeiro minuto de funcionamento com rotação entre 1 e 2 mil RPM fica engasgando forte.

Avatar do usuário
Arthur2010
GL Member
GL Member
Mensagens: 66
Registrado em: 10 Ago 2015, 19:01
Nome Completo: Arthur Silveira de Souza
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Dificuldade na partida a frio

por Arthur2010 » 27 Jan 2017, 16:21

Verifica se por acaso não está suimindo água do radiador. Pode acontecer de, uma hora pra outra, ter queimado a junta do cabeçote essa falha ser água. É uma possibilidade.
- Vectra Elegance 2009/2010
X - VW Voyage 1.0 2008/2009
X - VW Gol 1000 CHT 1995
X - VW Fusca 1300 1974

josuelavorcosta
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 08 Set 2015, 07:04
Nome Completo: Josué Lavor Costa
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Dificuldade na partida a frio

por josuelavorcosta » 30 Jan 2017, 07:57

problema resolvido.

usei um OBD2 car doctor pra escanear e o carro estava em modo de segurança. (configurado para álcool) como eu estava com o tanque na gasolina, deu pau!

apaguei o erro com o OBD, desliguei e religuei pronto o carro ficou zero bala de novo!

Avatar do usuário
Johnny Maronesi
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 169
Registrado em: 14 Set 2016, 09:03
Nome Completo: Jonatan Marönesi
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Dificuldade na partida a frio

por Johnny Maronesi » 30 Jan 2017, 08:12

josuelavorcosta escreveu:Fuente del Mensaje josuelavorcosta



Bom dia! isso aconteceu comigo na semana passada quando completei o reservatório de partida a frio + Abastecimento, o sintomas que vc disse é o mesmo! achei que era um monte de possíveis coisas , bateria, injeção com problema, velas, cheguei a achar que o frentista tinha colocado alcool, e fim mas na verdade ele completou de mais e passou no nível, se passou? ao ligar o carro ele vai afogar, não sei pq mas acredito que esteja mandando mais combustível que necessário e realmente ele fica com o giro baixo ao ligar! quando baixar o nível ele volta a pegar normal!! agora o meu está com o nível mais baixo e está normal, fique tranquilo!!!

Abraço!
Imagem
Maronesi Custom
Cel: (11) 95454-0137
Tel: (11) 2364-8515
Site: http://jonatanmaronesi.wix.com/luthier

Avatar do usuário
luiz3098
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2017, 06:01
Nome Completo: LUIZ GUALBERTO LOPES
Cidade: Ribeirão Preto
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

parida a frio álcool

por luiz3098 » 27 Jun 2017, 05:32

Passei meu vectra elegance 2011 para álcool e coloquei gasolina aditivada no tanquinho. Ocorre que agora ele só pega na partida a frio se eu pisar no acelerador dele, senão nada. O que pode ser?

brunno.stefanine
GL Member
GL Member
Mensagens: 53
Registrado em: 07 Dez 2015, 17:00
Nome Completo: BRUNNO STEFANINE
Cidade: taubaté
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Dificuldade na partida a frio

por brunno.stefanine » 27 Jun 2017, 15:50

olha quando vc muda o comb. de etanol para gasolina ou vice e versa é necessario rodar pelo menos uns 10 minutos para o modulo e a sonda detectar e regular para esse novo combustivel......Eu sempre rodei no etanol , pois o veiculo fica muito mais forte é nitido e outra meu vectra pega de primeira sem ter gasolina no tanquinho de partida frio.

Avatar do usuário
wanderson.flavio
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Out 2016, 10:54
Nome Completo: Wanderson Flávio Moreira da Silva
Cidade: barbacena
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Dificuldade na partida a frio

por wanderson.flavio » 28 Jun 2017, 21:54

josuelavorcosta escreveu:Fuente del Mensaje problema resolvido.

usei um OBD2 car doctor pra escanear e o carro estava em modo de segurança. (configurado para álcool) como eu estava com o tanque na gasolina, deu pau!

apaguei o erro com o OBD, desliguei e religuei pronto o carro ficou zero bala de novo!




Cara, meu carro está com este problema, o antigo dono só usava alcool, agora quando eu abasteço gasolina ele nao a reconhece, funciona normal, porem tem esse mesmo problema que vc disse. Estou procurando alguma oficina mecanica que tenha um rastreador para fazer essa configuração. nao encontro aki na região.

budesio
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Jun 2017, 19:32
Nome Completo: marcos alexandrino da silva
Cidade: são paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Dificuldade na partida a frio

por budesio » 19 Jul 2017, 10:28

bom dia pessoal
tenho um vectra gt 2008 2.0 flex
só abasteço com gasolina mas nos ultimos dias notei que , pela manha ao liga ele r esta demorando um pouco pra pegar e quando engato a ré,
ou a primeira e acelero o carro náo sai ai vou tentando tentando e como muita dificuldade sai e depois se estabiliza, o que pode ser alguem tem ideia.... ??

Elson JP
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Mai 2023, 10:36
Nome Completo: Elson J Portugues
Cidade: Cambé
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 39

Dificuldade na partida a frio

por Elson JP » 16 Jun 2023, 08:08

Tenho este mesmo problema agora em 2023...rs

Pela manhã... Tem q insistir muito para o carro pegar (vectra elite 2.4 16v)
Na querta ou quinta partidq e segurando a chave e dando bombadas no acelerador ele começa a dar sinal de vida... Pipocando... Parecendo q funciona só com 2 cilindros e depois vai uns 10 segundos até firmar...
Toda primeira partida é esta luta...
Depois o carro fica liso, sem luz da injeção acesa, sem oscilar a lenta.. nada..

Alguém me ajuda!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Dificuldade na partida a frio

por Almeidão » 16 Jun 2023, 12:06

Elson JP escreveu:Fuente del Mensaje Tenho este mesmo problema agora em 2023...rs

Pela manhã... Tem q insistir muito para o carro pegar (vectra elite 2.4 16v)
Na querta ou quinta partidq e segurando a chave e dando bombadas no acelerador ele começa a dar sinal de vida... Pipocando... Parecendo q funciona só com 2 cilindros e depois vai uns 10 segundos até firmar...
Toda primeira partida é esta luta...
Depois o carro fica liso, sem luz da injeção acesa, sem oscilar a lenta.. nada..

Alguém me ajuda!!!


Se ele fica normal depois, pode ser falta de alimentação, sugiro você dar uma checada na linha de combustivel, bomba, mangueira da bomba praver se tem entrada de ar, filtro muito sujo ou até mesmo o regulador de pressão e eu apostaria muito nele.

Quando comento sobre as conexões de mangueiras, isto acontece muito quando um mecanico troca a bomba e não tem as ferramentas corretas para trocar a mangueira e assim o serviço nunca fica perfeito, mas se este serviço não foi feito, a possibilidade é grande de ser a bomba ou regulador de pressão.
E talvez ele mesmo quando esteja funcionando, pode está mais fraco e muitos acostuma e nem notam este outro problema, mas isto é talvez.

Se as informações sua são corretas, eu só imagino este problema nele.
Imagem

Elson JP
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Mai 2023, 10:36
Nome Completo: Elson J Portugues
Cidade: Cambé
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 39

Dificuldade na partida a frio

por Elson JP » 30 Ago 2023, 07:36

Rapaz,
Troquei a bombw, regulador descartei pq é só na primeira partida e se estiver frio... Com qualquer combustível.

Procurei por entradas de ar, nao achei.
Troquei a bomba e a sonda.

Comportamento do carro:
Na primeira partida em dias frios e na gasolina:
O carro pega file giro sobe até 1.2k e vai descendo pra estabilizar e de repente morre...rs

Aí na segunda partida ele só da uma tossida..
Na terceira as vezes pega.. ou faz igual a segunda...rs
E na quarta pega liso...como se nada tivesse acontecido...
Bateria é nova, aterramento está filé...
Na minha cabeça ou isso é modulo ou tbi... Nao vejo outras coisas...
Se fosse regulador de pressão... Meia hora depois ficaria ruim a partida... Pois pega liso mesmo sem eu esperar a bomba carregar...
O problema só acontece em dias frios.
Coisa de louco...rs

Elson JP
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Mai 2023, 10:36
Nome Completo: Elson J Portugues
Cidade: Cambé
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 39

Dificuldade na partida a frio

por Elson JP » 30 Ago 2023, 07:38

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Elson JP escreveu:Fuente del Mensaje Tenho este mesmo problema agora em 2023...rs

Pela manhã... Tem q insistir muito para o carro pegar (vectra elite 2.4 16v)
Na querta ou quinta partidq e segurando a chave e dando bombadas no acelerador ele começa a dar sinal de vida... Pipocando... Parecendo q funciona só com 2 cilindros e depois vai uns 10 segundos até firmar...
Toda primeira partida é esta luta...
Depois o carro fica liso, sem luz da injeção acesa, sem oscilar a lenta.. nada..

Alguém me ajuda!!!


Se ele fica normal depois, pode ser falta de alimentação, sugiro você dar uma checada na linha de combustivel, bomba, mangueira da bomba praver se tem entrada de ar, filtro muito sujo ou até mesmo o regulador de pressão e eu apostaria muito nele.

Quando comento sobre as conexões de mangueiras, isto acontece muito quando um mecanico troca a bomba e não tem as ferramentas corretas para trocar a mangueira e assim o serviço nunca fica perfeito, mas se este serviço não foi feito, a possibilidade é grande de ser a bomba ou regulador de pressão.
E talvez ele mesmo quando esteja funcionando, pode está mais fraco e muitos acostuma e nem notam este outro problema, mas isto é talvez.

Se as informações sua são corretas, eu só imagino este problema nele.

Ja troquei sensor de temperatura da agua e map tbm

19 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 430 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 08:22