O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVazamento de liquido de arrefecimento - Vectra B

408 mensagens
Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Agua do radiador sumindo

por marcusbatera1 » 17 Ago 2014, 13:31

Bob_Isponja escreveu:
marcusbatera1 escreveu:Excelente tópico, o meu TB tem apresentado esses sintomas ai... Eapero não ser junta queimada... Fogo q geral condena logo a junta do cabeçote pra arrumar uma grana...

Geralmente quando a junta do cabeçote queima, a água começa a misturar com o óleo, deixando aquela aspecto branco, cremoso, com isso vc mesmo pode verificar a vareta de óleo e tbm a tampa onde se coloca o óleo para ver se não está esbranquiçada.
Leve em um mecânico bom e de confiança, dê uma olhada geral nas mangueiras e veja se não há vazamento em alguma delas e caso não seja encontrado nada, pode ser a válvula termostática, o meu qndo começou a sumir água era na danada da válvula que estava vazando. :6:



Vdd o meu tava vazando aparentemente pela VT, ai resolvi, agora depois de 1 mes reparei q a agua do reservatório abaixou pela metade, estou desconfiando q seja junta tb, e aparentemente meu motor ta queimando óleo acima do normal.... vou por ele em uma boa retifica pra dar uma valor pra ver se é isso msm....

Avatar do usuário
Bob_Isponja
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Jul 2014, 14:14
Nome Completo: Hélis Deangeles Humeno
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Agua do radiador sumindo

por Bob_Isponja » 18 Ago 2014, 14:42

marcusbatera1 escreveu:
Bob_Isponja escreveu:
marcusbatera1 escreveu:Excelente tópico, o meu TB tem apresentado esses sintomas ai... Eapero não ser junta queimada... Fogo q geral condena logo a junta do cabeçote pra arrumar uma grana...

Geralmente quando a junta do cabeçote queima, a água começa a misturar com o óleo, deixando aquela aspecto branco, cremoso, com isso vc mesmo pode verificar a vareta de óleo e tbm a tampa onde se coloca o óleo para ver se não está esbranquiçada.
Leve em um mecânico bom e de confiança, dê uma olhada geral nas mangueiras e veja se não há vazamento em alguma delas e caso não seja encontrado nada, pode ser a válvula termostática, o meu qndo começou a sumir água era na danada da válvula que estava vazando. :6:



Vdd o meu tava vazando aparentemente pela VT, ai resolvi, agora depois de 1 mes reparei q a agua do reservatório abaixou pela metade, estou desconfiando q seja junta tb, e aparentemente meu motor ta queimando óleo acima do normal.... vou por ele em uma boa retifica pra dar uma valor pra ver se é isso msm....

É meu brother, tem que levar em um mecânico de confiança, as vezes só dar um trato no cabeçote já fica zero, para de queimar óleo e já arruma o problema de "sumir" água.
Abraço

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Agua do radiador sumindo

por marcusbatera1 » 22 Ago 2014, 12:37

Bob_Isponja escreveu:
marcusbatera1 escreveu:Excelente tópico, o meu TB tem apresentado esses sintomas ai... Eapero não ser junta queimada... Fogo q geral condena logo a junta do cabeçote pra arrumar uma grana...

Geralmente quando a junta do cabeçote queima, a água começa a misturar com o óleo, deixando aquela aspecto branco, cremoso, com isso vc mesmo pode verificar a vareta de óleo e tbm a tampa onde se coloca o óleo para ver se não está esbranquiçada.
Leve em um mecânico bom e de confiança, dê uma olhada geral nas mangueiras e veja se não há vazamento em alguma delas e caso não seja encontrado nada, pode ser a válvula termostática, o meu qndo começou a sumir água era na danada da válvula que estava vazando. :6:



reinterando, o meu problema agora eu achei com certeza desse sumiço de água, comecei a reparar mais o carro de uns dias pra cá voltou esse lance de esvaziar água do reservatorio, vi que quando eu encho o reservatorio de agua o completando até o nivel de uns 3 dedos abaixo da tampa eu ando com o carro normal ele nao aquece sua temperatura vai ate uns 85º e volta pros 80º td blz ai quando eu desligo o carro começa a descer água ai eu vo verificar o nivel esta faltando mais ou menos 1 litro, ai se eu nao completar ele não vaza, mas se eu completo e ando e ando e ando ele vaza, ai eu completo da certo 1litro, gostaria de saber se alguem ja teve algum problema desses ou se sabe o q pode ser, sera mangueira? reservatorio? e tipo a agua parece cair de alguma mangueira q alimenta o motor pois onde ela cai no chao e nessa direção ...... obs, recapitulando ela so vaza quando o reservatorio esta cheio...

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Agua do radiador sumindo

por Alcir Andreoni » 22 Ago 2014, 14:48

marcusbatera1 escreveu:reinterando, o meu problema agora eu achei com certeza desse sumiço de água, comecei a reparar mais o carro de uns dias pra cá voltou esse lance de esvaziar água do reservatorio, vi que quando eu encho o reservatorio de agua o completando até o nivel de uns 3 dedos abaixo da tampa eu ando com o carro normal ele nao aquece sua temperatura vai ate uns 85º e volta pros 80º td blz ai quando eu desligo o carro começa a descer água ai eu vo verificar o nivel esta faltando mais ou menos 1 litro, ai se eu nao completar ele não vaza, mas se eu completo e ando e ando e ando ele vaza, ai eu completo da certo 1litro, gostaria de saber se alguem ja teve algum problema desses ou se sabe o q pode ser, sera mangueira? reservatorio? e tipo a agua parece cair de alguma mangueira q alimenta o motor pois onde ela cai no chao e nessa direção ...... obs, recapitulando ela so vaza quando o reservatorio esta cheio...

Você verificou se não tem água no óleo?

Mediu a compressão dos cilindros?

Acho que está com jeitão de junta... :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
TENORIO
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1323
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:09
Nome Completo: André Luiz Tenório da Silva
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Agua do radiador sumindo

por TENORIO » 22 Ago 2014, 14:57

Já verificou também a tampa do reservatório ??? :47:

É uma opção também... E como a tampa original não é cara, seria bom verificar !!! :88:
Imagem

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Agua do radiador sumindo

por marcusbatera1 » 23 Ago 2014, 20:59

Consegui verificar que é uma mangueira, uma grossa que pega no radiador e no bloco do motorque parece ser conectado embaixo da bobina de ignição....

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Agua do radiador sumindo

por marcusbatera1 » 24 Ago 2014, 14:37

Alcir Andreoni escreveu:
marcusbatera1 escreveu:reinterando, o meu problema agora eu achei com certeza desse sumiço de água, comecei a reparar mais o carro de uns dias pra cá voltou esse lance de esvaziar água do reservatorio, vi que quando eu encho o reservatorio de agua o completando até o nivel de uns 3 dedos abaixo da tampa eu ando com o carro normal ele nao aquece sua temperatura vai ate uns 85º e volta pros 80º td blz ai quando eu desligo o carro começa a descer água ai eu vo verificar o nivel esta faltando mais ou menos 1 litro, ai se eu nao completar ele não vaza, mas se eu completo e ando e ando e ando ele vaza, ai eu completo da certo 1litro, gostaria de saber se alguem ja teve algum problema desses ou se sabe o q pode ser, sera mangueira? reservatorio? e tipo a agua parece cair de alguma mangueira q alimenta o motor pois onde ela cai no chao e nessa direção ...... obs, recapitulando ela so vaza quando o reservatorio esta cheio...

Você verificou se não tem água no óleo?

Mediu a compressão dos cilindros?

Acho que está com jeitão de junta... :47:



sim já verifiquei que não está misturando água com óleo. ainda não medi a compressão dos cilindros...

Avatar do usuário
marcusbatera1
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 25 Jan 2014, 12:26
Nome Completo: marcus vinicius lopes domingos
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Agua do radiador sumindo

por marcusbatera1 » 24 Ago 2014, 14:38

TENORIO escreveu:Já verificou também a tampa do reservatório ??? :47:

É uma opção também... E como a tampa original não é cara, seria bom verificar !!! :88:




A tampa já foi trocada e está perfeita... já constatei que o problema está em uma mangueira do radiador que liga no motor eu mecho nela, ela vaza já verifiquei agora irei trocar...

Wendel Almeida
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:03
Nome Completo: wendel silva neves de almeida
Cidade: são josé dos campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Vazamento de água

por Wendel Almeida » 26 Ago 2014, 17:10

Boa noite, gostaria da ajuda de vocês, meu carro está abaixando o nível da água do reservatório e já troquei o radiador, a única parte q vi molhada foi a parte atras do motor, mais não consegui identificar o que era, Alguém já passou por algo do tipo ou saem como me ajudar? Desde já agradeço !

Avatar do usuário
corsa turbo
GLS member
GLS member
Mensagens: 679
Registrado em: 26 Jun 2013, 07:51
Nome Completo: Leandro L. S. Fonseca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Vazamento de água

por corsa turbo » 26 Ago 2014, 17:16

Boa noite.
aconselho recorrer auma oficina. ao instalar equipamento para pressurizar sistema o vazamento fica nitido.
Atras do motor tem várias manqueiras, tubulações de ar quente e tudo mais. tem muitas coisas que possam vazar.
att,
Vectra CD 2.2 16V MT 1999 - TOP
viewtopic.php?f=70&t=5873
Imagem

Imagem

Wendel Almeida
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:03
Nome Completo: wendel silva neves de almeida
Cidade: são josé dos campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Vazamento de água

por Wendel Almeida » 26 Ago 2014, 17:25

Boa noite, muito obrigado pela dica!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Vazamento de água

por JoãodoValle » 26 Ago 2014, 19:28

Isso ai, nao esquece os selos do motor, mangueiras ar quente.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: Vazamento de água

por Ricardo Crispim » 27 Ago 2014, 10:29

Pode ser que não seja, mas essa pecinha aqui costuma dar problemas sem avisar muito:

Imagem

Trata-se do tubo de água do arrefecimento do motor

Número original GM 93260058

Mesmo que não seja ela, já que vai mexer ali atrás, peça para trocar. É um tubo de plástico e sempre racha. Mais dia menos dia ele vai dar pau...
Procure pelo original, pois é mais resistente...

Forte abraço!!!!!!!!!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vazamento de água

por Almeidão » 27 Ago 2014, 16:20

Amigo, ali tem muita coisa que pode está vazando, pode ser este tubo trincado e pode ser alguma mangueira estourada tipo o S deste tubo ou uma mangueira de retorno vindo da caixa da termostática que muitas vezes dá ali um enzinabre danado. Pode ser um ou mais tampões do motor que fica ali atrás ou seja lado esquerdo do motor e pode ser a valvula do ar quente. Na frente do motor, pode ser um anel que veda a caixa da termostática ou a própria bomba, para isto precisa desmontar a frente toda, tirar correias etc até chegar na caixa da termostática.

Já o tubo e o restante, bom mesmo é tirar a TBI fora e limpar o local e ai trocar as peças, porem se fizer isto favor observar e colocar as abraçadeiras de uma forma que saiam sem tirar a TBI, caso contrário por uma coisa boba voce pode ter que tirar a TBI futuramente.

Estas peças que falei, incluo a bomba é lucro trocar tudo, incluo as mangueiras. Sobre os tampões, só trocar se estiver com defeito.

Sds
Imagem

Leonardo Favaretto
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 16 Out 2014, 15:46
Nome Completo: Leonardo
Cidade: Xaxim
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

[VECTRA B] Vazamento de água

por Leonardo Favaretto » 17 Nov 2014, 07:55

Bom dia pessoal

Alguém pode me dar uma ajuda, estou com um problema em meu vectra expression 2.2 8v 2002, ele esta vazando o liquido do arrefecimento, porem não sei aonde, pois ja foram trocado os selos do motor (todos), também foi verificado se a junta estava queimada mas esta ok, nem um vazamento nas mangueiras e na bomba da água... o que pode esta ocorrendo? Esta baixando aproximadamente uns 500 ml a cada 10 dias...

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [VECTRA B] Vazamento de água

por Alcir Andreoni » 17 Nov 2014, 08:01

Seja bem-vindo!

A melhor coisa a se fazer é levar o carro à uma oficina especializada em arrefecimento e teste o sistema com uma máquina de pressurização!

Com certeza você achará o vazamento. :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Max Manso
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 219
Registrado em: 31 Dez 2013, 08:53
Nome Completo: Max Rogério Ribeiro Manso
Cidade: Itajuba
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: [VECTRA B] Vazamento de água

por Max Manso » 17 Nov 2014, 09:52

Seja bem vindo Leonardo.
Já verificou a válvula do ar quente? Muitas vezes esta la o problema!!!
Você consegue ver aguá no chão de um dia para outro?
Se der uma pesquisada no forum vai achar bastante material sobre o assunto.

Boa sorte com a nave!!!
:88:
Imagem
Só existem 2 Dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: Ontem e Amanhã!

Minha Nave -> http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=5449

Fespr
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 28 Mai 2014, 16:51
Nome Completo: Felipe Sprandel
Cidade: Sapiranga
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [VECTRA B] Vazamento de água

por Fespr » 18 Nov 2014, 18:56

Verifica a tampa do reservatorio de espanção,ela pode estar deixando escapar vapor dagua,e tambem muitas vezes quando na se ve onde vaza pode ser o radiador q antes de pingar evapora.e quando a agua esfria nao tem mais pressao p vazar.mas como o Alcir mecionou,leve a uma oficina especializada q com o carro frio eles pressurizao o sistema e o vazamento aparece!

fonsecaa
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Jul 2014, 19:59
Nome Completo: rodrigo fonseca gomes
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1999/2000

[VECTRA B]Meu vectra esta baixando agua

por fonsecaa » 22 Dez 2014, 08:03

me vectra estava baixando agua entao revisei o radiador e troquei as mangueiras mas mesmo assim continua baxando agua entao percebi que ta vazando agua bem na junta do motor so quando ele esta frio a temperatura sempre fica normal nao ta misturando agua no oleo ele ta andando normal ai toda semana tenho que completar a agua sera que vol ter que trocar a junta ?

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [VECTRA B]Meu vectra esta baixando agua

por Alcir Andreoni » 22 Dez 2014, 08:06

Antes de tudo, em nome de toda nossa equipe, seja muito bem-vindo!

Você perde um tempinho lendo esta mensagem, mas te garanto que será muito útil para desfrutar do fórum.


Observe a política do estatuto do clube, e as regras de anúncios para não ter problemas.


Temos muitas informações aqui disponíveis em diversos tópicos divididos por assunto, use a ferramenta de busca para retirar suas duvidas sobre a manutenção e cuidado com seu carro...

Temos no banner da página um índice geral de ”how to” com downloads disponíveis.

Temos também um serviço de hospedagem de fotos gratuito e fácil de usar:

http://imagem.clubedovectra.com.br/

Caso não encontre o que procura é só postar em um tópico já existente sobre o assunto que a turma terá prazer em te ajudar...

Se for um assunto novo você pode criar um novo tópico observando a seção referente ao assunto...

Aqui todos se ajudam ok?

Aproveite!
:88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

408 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 169 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 04:06