O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

12 mensagens   •   Página 1 de 1
yurilace
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Abr 2016, 13:08
Nome Completo: yuri lace schmidt
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por yurilace » 04 Mai 2016, 18:36

GALERA , VENHO AQUI TRAZER ESSA INFORMAÇÃO POIS COM CERTEZA VAI SER ÚTIL E AJUDAR ALGUNS MEMBROS A NÃO SEREM ENGANADOS POR ESSES "TROCADORES DE PEÇAS" QUE TEMOS NO MERCADO .

QUANDO COMPREI MEU VECTRA , PERCEBI QUE HAVIA UMA PEQUENA FOLGA NA DIREÇÃO , QUE REALMENTE NÃO ME PASSAVA SEGURANÇA AO DIRIGIR EM ALTA VELOCIDADE ( ACIMA DE 90 KM/H ), A DIREÇÃO NÃO ESTAVA FIRME .

RESOLVI LEVAR O CARRO PARA O EX DONO , PARA QUE ELE RESOLVESSE O PROBLEMA , POIS AINDA ESTAVA NA GARANTIA DE COMPRA, DEIXEI O CARRO COM ELE E NO DIA SEGUINTE ELE LEVOU AO MECÂNICO E O PRÓRIO "IDENTIFICOU" AS PEÇAS QUE NECESSITAVAM SER TROCADAS . TROCOU AS DUAS BIELETAS , PASTILHAS DE FREIO E AS DUAS PONTAS DO BRAÇO DA DIREÇÃO.

NO MESMO DIA O SERVIÇO FICOU PRONTO E BUSQUEI O CARRO , REALMENTE HAVIA MELHORADO UM POUCO O PROBLEMA DA FOLGA , MAS MESMO ASSIM AINDA NÃO ESTAVA 100%. RESOLVI LEVAR EM UMA OFICINA DE GRANDE PORTE AQUI NO RJ PARA FAZER A TROCA DO OLEO DO MOTOR E ALINHAMENTO DE DIREÇÃO . FUI INFORMADO QUE NÃO PODERIA FAZER O LINHAMENTO POIS HAVIA UMA FOLGA NA SUSPENÃO E DIREÇÃO DO VEICULO . PEDI UM ORÇAMENTO : KIT DE AMORTECEDOR E PIVÔ DA BALANÇA , DOS DOIS LADOS TOTAL R$870,00.

INTRIGADO COM O QUE ME CONDENARAM RESOLVI EU MESMO PROCURAR SABER SE REALMENTE PRECISAVA TROCAR AQUELAS PEÇAS .
PEDI A UM AMIGO PARA QUE ELE VIRASSE O VOLANTE DE UM LADO PARA OUTRO COM O CARRO DESLIGADO .
NOTEI QUE A CAIXA DE DIREÇÃO "CORRIA" DE UM LADO PRO OUTRO CONFORME MEXIA NA DIREÇÃO .

RESULTADO: DESCOBRI QUE AS PORCAS DA ABRAÇADEIRA DA CAIXA DE DIREÇÃO ESTAVAM FROUXAS , SÃO DUAS DE CADA LADO .
ALINHEI O VOLANTE DO CARRO, LEVANTEI A FRENTE COM MACACO , TIREI AS RODAS E FIZ O SERVIÇO . REALMENTE O LOCAL É DE DIFICIL ACESSO, MAS COM JEITO E CARINHO CONSEGUI FAZER .

ENTÃO PESSOAL A CONCLUSÃO QUETIREI DISSO É QUE REALMENTE ESTA DIFICIL ENCONTRAR MECANICOS HONESTOS , ELES PREFEREM TROCAR AS PEÇAS (MESMO SEM QUERER SABER SE ESTÃO RUIM) AO INVES DE TESTAR AS PEÇAS E VERDADEIRAMENTE CONDENAR O QUE ESTÁ RUIM .

ABRAÇOS , FICA A DICA.

andre003
GL Member
GL Member
Mensagens: 57
Registrado em: 06 Mar 2016, 16:17
Cidade:

FALSO DEFEITO NA SUSPENSÃO OU CAIXA DE DIREÇÃO RESOLVIDO

por andre003 » 04 Mai 2016, 19:49

Verdade meu amigo! Eu muito antes de fazer qualquer serviço investigo muito, pesquiso na net e ando em várias oficinas pra ter certeza de tudo!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10647
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

FALSO DEFEITO NA SUSPENSÃO OU CAIXA DE DIREÇÃO RESOLVIDO

por Arquiteto » 04 Mai 2016, 20:12

bom saber Yuri

obrigado por compatilhar sua experiencia :88:

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por Davidsouzmr » 04 Mai 2016, 20:19

Explica um pouco melhor oque é fazer o serviço? pois estou com problema semelhante... quando você fala das porcas da caixa de direção são as braçadeiras que fixam a caixa de direção ao carro? pode da um pouco mais de detalhes?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8393
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por Almeidão » 05 Mai 2016, 12:44

A caixa de direção é presa por duas abraçadeiras e dois mancais, algo até simples e não é difícil de acertar e dificilmente afrouxa sozinho. Cada caso é um caso, possa ser que o problema do seu não seja este possa ser que ela precisa de regulagem e também é possível regular ela apesar que não é muito fácil, sem rampa é impossível. Tem ainda as axiais que são cambiáveis e nas pontas das axiais as ponteiras.

Uma coisa é certa, se a caixa não tiver vazando, não adianta abrir para achar defeito porque o defeito é nela e não dentro dela.

Sobre a ultima estrofe da musica do yurilace. Vai a minha pergunta. Porque você acha então que eu virei mecânico? kakkakakkakaka
Imagem

yurilace
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Abr 2016, 13:08
Nome Completo: yuri lace schmidt
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por yurilace » 05 Mai 2016, 17:07

Arquiteto escreveu:Fuente del Mensaje bom saber Yuri

obrigado por compatilhar sua experiencia :88:

Valeu Arquiteto, acredito que se cada um de nós contar uma experiência em relação ao Vectra , ajudaremos muitas pessoas .

yurilace
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Abr 2016, 13:08
Nome Completo: yuri lace schmidt
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por yurilace » 05 Mai 2016, 17:09

Davidsouzmr escreveu:Fuente del Mensaje Explica um pouco melhor oque é fazer o serviço? pois estou com problema semelhante... quando você fala das porcas da caixa de direção são as braçadeiras que fixam a caixa de direção ao carro? pode da um pouco mais de detalhes?

O nosso amigo Consultor Técnico explicou exatamente o que você precisa saber . exatamente , são essas abraçadeiras com uma borracha por dentro que fixam a caixa.
abraços

yurilace
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Abr 2016, 13:08
Nome Completo: yuri lace schmidt
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por yurilace » 05 Mai 2016, 17:12

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A caixa de direção é presa por duas abraçadeiras e dois mancais, algo até simples e não é difícil de acertar e dificilmente afrouxa sozinho. Cada caso é um caso, possa ser que o problema do seu não seja este possa ser que ela precisa de regulagem e também é possível regular ela apesar que não é muito fácil, sem rampa é impossível. Tem ainda as axiais que são cambiáveis e nas pontas das axiais as ponteiras.

Uma coisa é certa, se a caixa não tiver vazando, não adianta abrir para achar defeito porque o defeito é nela e não dentro dela.

Sobre a ultima estrofe da musica do yurilace. Vai a minha pergunta. Porque você acha então que eu virei mecânico? kakkakakkakaka

KKKKKK é verdade Almeidão , estou pensando seriamente em fazer um curso de mecânica de autos no SENAI para me livrar desses "MECHÂNICOS" kkkk

MichaellAnderson
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Mar 2016, 17:57
Cidade:

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por MichaellAnderson » 05 Ago 2023, 20:54

yurilace escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A caixa de direção é presa por duas abraçadeiras e dois mancais, algo até simples e não é difícil de acertar e dificilmente afrouxa sozinho. Cada caso é um caso, possa ser que o problema do seu não seja este possa ser que ela precisa de regulagem e também é possível regular ela apesar que não é muito fácil, sem rampa é impossível. Tem ainda as axiais que são cambiáveis e nas pontas das axiais as ponteiras.

Uma coisa é certa, se a caixa não tiver vazando, não adianta abrir para achar defeito porque o defeito é nela e não dentro dela.

Sobre a ultima estrofe da musica do yurilace. Vai a minha pergunta. Porque você acha então que eu virei mecânico? kakkakakkakaka

KKKKKK é verdade Almeidão , estou pensando seriamente em fazer um curso de mecânica de autos no SENAI para me livrar desses "MECHÂNICOS" kkkk



Meus caros, primeiramente é um prazer estar aqui compratilhando os prazeres e preocupações sobre esse maravilhoso carro. Já é o meu terceiro vectra B.

Pois bem meus queridos, eu gostaria de regular a caixa de direção, mas nunca fiz num vectra e estou com medo de mexer sem o conhecimento correto.
Já regulei de outros carros que tive, sempre com a orientação perita antes.

Por isso estou aqui.

Aguém sabe me dizer qual o procedimento?
Se tiver imagens e vídeos eu agradeceria ainda mais.

Vi que tem uma porca sextavada tamanho 22mm. Ao remobver essa porca, tem uma pecinha de metal que se mexe sozinha ao movimentar um pouco as rodas: saíndo e entrando, mas sem sair do orifício que fica a porca.
É ali mesmo que se regula?

Aguardo os mestres me orientarem, kkk

Desde já agradeço

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8393
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por Almeidão » 06 Ago 2023, 15:24

MichaellAnderson escreveu:Fuente del Mensaje
yurilace escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A caixa de direção é presa por duas abraçadeiras e dois mancais, algo até simples e não é difícil de acertar e dificilmente afrouxa sozinho. Cada caso é um caso, possa ser que o problema do seu não seja este possa ser que ela precisa de regulagem e também é possível regular ela apesar que não é muito fácil, sem rampa é impossível. Tem ainda as axiais que são cambiáveis e nas pontas das axiais as ponteiras.

Uma coisa é certa, se a caixa não tiver vazando, não adianta abrir para achar defeito porque o defeito é nela e não dentro dela.

Sobre a ultima estrofe da musica do yurilace. Vai a minha pergunta. Porque você acha então que eu virei mecânico? kakkakakkakaka

KKKKKK é verdade Almeidão , estou pensando seriamente em fazer um curso de mecânica de autos no SENAI para me livrar desses "MECHÂNICOS" kkkk



Meus caros, primeiramente é um prazer estar aqui compratilhando os prazeres e preocupações sobre esse maravilhoso carro. Já é o meu terceiro vectra B.

Pois bem meus queridos, eu gostaria de regular a caixa de direção, mas nunca fiz num vectra e estou com medo de mexer sem o conhecimento correto.
Já regulei de outros carros que tive, sempre com a orientação perita antes.

Por isso estou aqui.

Aguém sabe me dizer qual o procedimento?
Se tiver imagens e vídeos eu agradeceria ainda mais.

Vi que tem uma porca sextavada tamanho 22mm. Ao remobver essa porca, tem uma pecinha de metal que se mexe sozinha ao movimentar um pouco as rodas: saíndo e entrando, mas sem sair do orifício que fica a porca.
É ali mesmo que se regula?

Aguardo os mestres me orientarem, kkk

Desde já agradeço


É ali mesmo, mas se você não mexeu ainda, marca a porca fazendo um risco nela, assim que você afrouxar a porca trava ela vai se mover e você vai se perder e começar do zero, ai voce volta ela para onde você marcou, e aperta ela menos que 1/4 e depois volta com a porca trava. Observa se ela se moveu mais e no momento deixa quieto, sai com o carro, gira a direção e observa se ela volta para o meio, caso voltar pode apertar mais até ela não voltar e depois afrouxe deixando em uma posição máxima de aperto com a direção voltando sempre para o centro ao curvar o carro.
Esta pecinhas de aluminio e antes ou alguns carro era polipropileno, se voce conseguir tirar ela pode colocar bastante graxa porque a crimalheira passa sempre por ela, e tem sim depois da porca antes desta peça uma mola bem forte.

Já pensei em fazer um video sim, mas o meu está tão bom depois que regulei há uns anos atrás que nem quero mexer.

Observar também se tem folgas nas buchas que prendem a caixa, olha ali por cima, liga o carro e peça alguem para girar o volante direita e esquerda e veja se a caixa se mexe..
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3405
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por chirola » 07 Ago 2023, 11:03

MichaellAnderson escreveu:Fuente del Mensaje Meus caros, primeiramente é um prazer estar aqui compratilhando os prazeres e preocupações sobre esse maravilhoso carro. Já é o meu terceiro vectra B.

Pois bem meus queridos, eu gostaria de regular a caixa de direção, mas nunca fiz num vectra e estou com medo de mexer sem o conhecimento correto.
Já regulei de outros carros que tive, sempre com a orientação perita antes.

Por isso estou aqui.

Aguém sabe me dizer qual o procedimento?
Se tiver imagens e vídeos eu agradeceria ainda mais.

Vi que tem uma porca sextavada tamanho 22mm. Ao remobver essa porca, tem uma pecinha de metal que se mexe sozinha ao movimentar um pouco as rodas: saíndo e entrando, mas sem sair do orifício que fica a porca.
É ali mesmo que se regula?

Aguardo os mestres me orientarem, kkk

Desde já agradeço

a folga e realmente na caixa de direção ? alem das peças que almeidão falo pode ter folga na barra de direção ,
uma dica antes de mexer em alguma coisa identifica a folga ou vc pode estragar a caixa se ajustar e a folga não é nela ,
geralmente cuando a folga é na caixa ela aparece com o volante reto se girar as rodas para um lado a folga disminui ou desaparece porque a gramalhera gasta mais no meio mesmo com o uso , se vc gira as rodas e a folga continua igual acredito que não seja na caixa ate porque a caixa de direção hidraulica incomoda pouco no vectra , meu carro tem uma folguinha na direção mais não é na caixa e sim na barra de direção especificamente nesta peça que junta a caixa de direção com o canote .
Imagem
ela fica no pe do motorista do lado de dentro .
regulagem da caixa é bem complicado vc vai ajustar e vai eliminar a folga mais a gramalhera ela desgasta mais no meio e ao ajustar no meio nas pontas vai enforcar acelerando o desgaste se for mal feito

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8393
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

[RESOLVIDO] Falso defeito na suspensão ou caixa de direção

por Almeidão » 07 Ago 2023, 14:35

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
MichaellAnderson escreveu:Fuente del Mensaje Meus caros, primeiramente é um prazer estar aqui compratilhando os prazeres e preocupações sobre esse maravilhoso carro. Já é o meu terceiro vectra B.

Pois bem meus queridos, eu gostaria de regular a caixa de direção, mas nunca fiz num vectra e estou com medo de mexer sem o conhecimento correto.
Já regulei de outros carros que tive, sempre com a orientação perita antes.

Por isso estou aqui.

Aguém sabe me dizer qual o procedimento?
Se tiver imagens e vídeos eu agradeceria ainda mais.

Vi que tem uma porca sextavada tamanho 22mm. Ao remobver essa porca, tem uma pecinha de metal que se mexe sozinha ao movimentar um pouco as rodas: saíndo e entrando, mas sem sair do orifício que fica a porca.
É ali mesmo que se regula?

Aguardo os mestres me orientarem, kkk

Desde já agradeço

a folga e realmente na caixa de direção ? alem das peças que almeidão falo pode ter folga na barra de direção ,
uma dica antes de mexer em alguma coisa identifica a folga ou vc pode estragar a caixa se ajustar e a folga não é nela ,
geralmente cuando a folga é na caixa ela aparece com o volante reto se girar as rodas para um lado a folga disminui ou desaparece porque a gramalhera gasta mais no meio mesmo com o uso , se vc gira as rodas e a folga continua igual acredito que não seja na caixa ate porque a caixa de direção hidraulica incomoda pouco no vectra , meu carro tem uma folguinha na direção mais não é na caixa e sim na barra de direção especificamente nesta peça que junta a caixa de direção com o canote .
Imagem
ela fica no pe do motorista do lado de dentro .
regulagem da caixa é bem complicado vc vai ajustar e vai eliminar a folga mais a gramalhera ela desgasta mais no meio e ao ajustar no meio nas pontas vai enforcar acelerando o desgaste se for mal feito


Mas ali na direção a regulagem suporta porque tem um pistão com uma mola atrás, tipo uma arreio, não sei se voce sabe o que é arreio kakkakaka, é onde os jinetes sentam kakakk. O mais importante é regular, e se o volante não voltar não insistir, voltar a regulagem para o volante voltar sempre, caso contrário vai ficar forçando e não voltará nunca, tem uns idiotas que pensa que vai amaciar e voltar, mas isto não vai acontecer.
Sobre este telescópio que fiz um video ajustando ele, já estou pensando em fazer algo mais bruto tipo uma abraçadeira de aluminio ou ferro com 4 parafusos cravando ele nas valetas e são 4 e não deixar abrir. O meu que troquei já aparece a folguinha outra vez e nunca virei o volante com o carro desligado.

A peça de regulagem é assim e com uma mola na parte de trás, só achei do Monza, mas ali no Vectra é igual, porém a minha é de alumínio.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 31d2d8695b
Imagem

12 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 148 visitantes

Bem-vindo: 09 Mai 2024, 12:40