O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaViscosidade do óleo
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

10 mensagens   •   Página 1 de 1
JONAS FELIPE
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Abr 2014, 08:49
Nome Completo: jonas felipe de araujo
Cidade: aruja
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Viscosidade do óleo

por JONAS FELIPE » 16 Jul 2014, 08:56

Bom dia galera!

meu elite 2006, dos +- 75000km pra cá (85000km) tem consumido um pouco mais de óleo...

certo dia quando fui completar o nivel do óleo, o funcionario me comentou que à partir de uns 80000km , é recomendado que se coloque um óleo mais grosso, talvez um 5-40 ou 15-40 , no lugar do 5-30 que uso, fazendo assim com que o nivel baixe menos...
alguém ja ouviu falar disso ou já fez essa troca?
realmente é indicada?

abraços!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: viscosidade do óleo

por Alcir Andreoni » 16 Jul 2014, 08:59

Antes de mais nada, eu não aconselho completar o óleo. Se baixou troca tudo, inclusive o filtro.

Eu acredito que o que o frentista te falou não procede.

Outra coisa, frentista não entende nada de óleo de motor, ele entende de vender óleo, só isso.

Como você confere o nível do óleo do motor?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

JONAS FELIPE
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Abr 2014, 08:49
Nome Completo: jonas felipe de araujo
Cidade: aruja
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: viscosidade do óleo

por JONAS FELIPE » 16 Jul 2014, 09:05

Entao, fiquei meio assim com esse comentário pelo fato de o vendedor ja ter sido mecânico da GM.

Ao menos uma vez por semana eu verifico de manha, com o carro frio, o nivel de agua e óleo.

estou proximo de fazer a próxima troca, por isso já gostaria de saber se é viavel essa substituição de óleo, póis caso fosse, ja faria agora...

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: viscosidade do óleo

por Thiago Menezes » 16 Jul 2014, 10:38

5w30 ou 5w40 não vai interferir em quase nada amigo, no meu carro eu utilizo o 5w40 agora 15w40 é um exagero. Se o Com essa quilometragem acho desnecessário utilizar um óleo tão grosso nesse carro, ainda mais se o motor estiver justinho e não batendo nada, foi como o Alcir disse frentista sabe vender óleo.

Abraços!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: viscosidade do óleo

por Ricardo Crispim » 16 Jul 2014, 12:51

Lendas...De onde vêm..Para onde vão...
Quando me fala essas asneiras eu pergunto a ele quanto calça...
Vamos dizer que a resposta seja: Calço 42.
E normalmente quando respondem a essa pergunta, me fazem uma outra: "Por que?"
Eu respondo perguntando se quando essa pessoa tiver 70-80 anos vai ter de calçar um número diferente.
80 mil km é muito pouca coisa para que o motor esteja queimando óleo. Adicionar óleo de viscosidade maior pode resolver por uns tempos, mas sacrifica outras peças do motor como a bomba de óleo por exemplo.
Melhor mesmo levar em um mecânico de confiança e dar uma geral do tipo trocar os anéis, retentores de válvulas, etc...
É um custo que a médio-longo prazo será bem menor do que os problemas que virão por utilizar um óleo de viscosidade maior do que a recomendada.
Motor que nasce para utilizar óleo 5W30, morre utilizando 5W30. O resto é lenda que perdura desde o tempo que nossos carros de ponta eram as brasilias, os fuscas, etc...

Forte abraço!!!!!!!!!!!1

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: viscosidade do óleo

por Adriano cruz » 16 Jul 2014, 16:13

JONAS FELIPE escreveu:Bom dia galera!

meu elite 2006, dos +- 75000km pra cá (85000km) tem consumido um pouco mais de óleo...

certo dia quando fui completar o nivel do óleo, o funcionario me comentou que à partir de uns 80000km , é recomendado que se coloque um óleo mais grosso, talvez um 5-40 ou 15-40 , no lugar do 5-30 que uso, fazendo assim com que o nivel baixe menos...
alguém ja ouviu falar disso ou já fez essa troca?
realmente é indicada?

abraços!


A forma de dirigir também influencia no consumo de óleo.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: viscosidade do óleo

por Adriano cruz » 16 Jul 2014, 16:17

JONAS FELIPE escreveu:Entao, fiquei meio assim com esse comentário pelo fato de o vendedor ja ter sido mecânico da GM.

Ao menos uma vez por semana eu verifico de manha, com o carro frio, o nivel de agua e óleo.

estou proximo de fazer a próxima troca, por isso já gostaria de saber se é viavel essa substituição de óleo, póis caso fosse, ja faria agora...


Mecânico da GM né ? :47: Geralmente nas concessionárias eles gostam de empurrar coisas pra aumentar a comissão que não estão especificadas no manual. Será que todos os mecânicos quando saem de lá perdem esse costume ou ficam com ele ainda ? :47:

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: viscosidade do óleo

por Pedro Josino » 17 Jul 2014, 02:13

Depois que os mecânicos da GM não conseguiram descobrir o motivo pelo qual meu carro não marca a temperatura corretamente no painel, já não confio! Desconfio ainda mais quando pedi para puxar um gráfico de funcionamento da sonda lambda e eles não sabiam fazer isso. Na Concessionária GM da minha cidade. Mesmo que eu queira eles não conseguem, não são capacitados para isso. Se são, se passam por burros para não quebrar a cabeça em um carro desse, enquanto trocar óleo e filtro é muito mais vantajoso.

Nunca fiz revisão de carro meu para eles inspecionarem conforme manda o manual. Sempre vão ao básico.

Até espanto eu já vi quando resolvi colocar um óleo melhor do que eles me sugeriram, alegaram não ser necessário usar o óleo "do Cruze no Vectra". Ofereceram 5W30 Semi Sintético API-SJ e eu queria o 5W30 100% Sintético API-SN).

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: viscosidade do óleo

por Adriano cruz » 17 Jul 2014, 06:23

Um mecânico vizinho meu que já trabalhou em concessionária disse que as revisões que eu e meu pai fazemos aqui em casa é muito melhor do que lá.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: viscosidade do óleo

por Thiago Menezes » 17 Jul 2014, 07:54

Sinceramente, só vou até a CSS para buscar peça que não acho em lugar nenhum tanto em auto peças como na internet, aí tenho que recorrer lá as vezes tem que até esperar para encomendar na fabrica. Fora isso, só levo o carro em mecânico de confiança ou eu mesmo faço o serviço, se eu tivesse mais ferramentas eu buscarei mais um kado de conhecimento e começaria colocar a mão na maça.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 480 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.