RicardoGLS escreveu:... graças a DEUS, que essa novela acabou, ... estou muito satisfeito agora.
Que bom Ricardo. A temperatura da água vai subindo e nossa também...
Minha saga ainda não teve solução. Está até parecendo uma caixinha de surpresas. Fui no mecânico e ele examinou as velas: sem sinal de água ou óleo nelas. Teve a idéia de passar o scanner (Rasther II) e uma surpresa:
a temperatura indicada no scanner é exatamente 5° a menos que a indicada no painel. Em marcha lenta o carro se comportou assim:
-ventoinha ligou em 88° no scanner, 93° no painel; continuou subindo até 90° no scanner, 95° no painel, aí começou baixar até desligar a ventoinha aos 86° no scanner e 91° no painel.
Ainda em marcha lenta ficou um certo tempo na mesma temperatura em que a ventoinha desligou.
Liguei o ar condicionado e ficou um pouco aos 86° no scanner e 91° no painel, depois subiu só 1° .
Com o carro andando sem ar condicionado o comportamento foi o mesmo que em marcha lenta. Ao ligar o ar, foi subindo até os 92~93° no scanner e 97° no painel, aí ligou o 2° estágio na ventoinha (pelo cebolão) e só desligou aos 88°no scanner, continuando o primeiro estágio acionado. Parei o carro e aos 86° desligou a ventoinha.
O que entendi disso tudo? Que é o normal do Vectra A marcar esses 5° a mais no painel, pois meu irmão tem um também e a temperatura em que ele trabalha dentro da cidade é entre 90 e 95° - no painel. Em rodovia, abaixo dos 90°. Isso bate com as informações que eu já tinha colhido. Por isso que o V A trabalha "mais quente" que o V B - é essa temperatura a mais no painel. Para tirar a dúvida, foi num profissional que trabalha com velocímetros e medidores. Ele desligou o fio do sensor do painel, ligou no aparelho dele e...
Ele regulou em 85 (amperes eu acho) e me disse que no Vectra B isso resulta em 90° no painel; no meu foi aos 94°, porém ele nunca trabalhou em um Vectra A e não soube me afirmar se está realmente correto. Minha conclusão é que está, pois nas comparações aqui do fórum, V A realmente tem temperatura maior que V B. Obtive um certo alívio por saber que meu motor não chegou perto de ferver. Segundo o scanner, o máximo foi aos 93°.
Porém, ainda tem algo de errado no meu carro, pois antes da troca do radiador em rodovia ele trabalhava sempre abaixo dos 90° - no painel. Com ar ligado chegava as vezes aos 90°, mas não passava. Agora em rodovia sem ar ele trabalha quase que igual em cidade, e com ar um pouco mais quente, já chegou aos 98°. Continuo buscando soluções antes de abrir o cabeçote. Meu maior receio é retificá-lo (gastar uma grana que nem disponho) e não resolver essa bucha. Acho que li no fórum que é possível medir a compressão nas câmaras sem abrir o motor. Isso procede?
Visto que o mecânico acredita que o aquecimento anormal provém de vazamento de compressão para o sistema de arrefecimento, acho que o tal teste me diria realmente se é ou não é. E ainda ficam dúvidas:
- é normal acionar a ventoinha e a temperatura ainda subir uns 2° e só depois baixar? E mesmo com o segundo estágio, acho que a temperatura deveria cair mais rápido, pois chegar a levar vários minutos para isso acontecer, pelo menos com o motor em marcha lenta.
- o radiador é paralelo, mas novo. Isso pode influir em algo?
Ajuda aí pessoal!!!