ArnaldoRj escreveu:Aproveitando esse tópico, o meu Vectra esta com a temperatura alta chegando a 100°c na estrada com o ar ligado. Já com o ar desligado permanece em torno dos 90°. As ventoinhas armam. Meu carro está sem a válvula termostática por opção minha.
Minha suspeita é a bomba d'água, ela foi trocada no começo de 2013 quando o motor foi retificado.
Cheguei a essa conclusão quando desconectei a mangueira fina que sai do radiador para o reservatório e a água não saia, onde no meu entendimento deveria circular sem parar devido a ausência da válvula. Pelo menos no meu Monza éra assim. Porém, quando acelero a água passa a sair dessa mangueira não com muita força. Dêem me uma força aí.
RicardoGLS escreveu:... graças a DEUS, que essa novela acabou, ... estou muito satisfeito agora.
Ju_Bueno escreveu:RicardoGLS escreveu:... graças a DEUS, que essa novela acabou, ... estou muito satisfeito agora.
Que bom Ricardo. A temperatura da água vai subindo e nossa também...
Minha saga ainda não teve solução. Está até parecendo uma caixinha de surpresas. Fui no mecânico e ele examinou as velas: sem sinal de água ou óleo nelas. Teve a idéia de passar o scanner (Rasther II) e uma surpresa:
a temperatura indicada no scanner é exatamente 5° a menos que a indicada no painel. Em marcha lenta o carro se comportou assim:
-ventoinha ligou em 88° no scanner, 93° no painel; continuou subindo até 90° no scanner, 95° no painel, aí começou baixar até desligar a ventoinha aos 86° no scanner e 91° no painel.
Ainda em marcha lenta ficou um certo tempo na mesma temperatura em que a ventoinha desligou.
Liguei o ar condicionado e ficou um pouco aos 86° no scanner e 91° no painel, depois subiu só 1° .
Com o carro andando sem ar condicionado o comportamento foi o mesmo que em marcha lenta. Ao ligar o ar, foi subindo até os 92~93° no scanner e 97° no painel, aí ligou o 2° estágio na ventoinha (pelo cebolão) e só desligou aos 88°no scanner, continuando o primeiro estágio acionado. Parei o carro e aos 86° desligou a ventoinha.
O que entendi disso tudo? Que é o normal do Vectra A marcar esses 5° a mais no painel, pois meu irmão tem um também e a temperatura em que ele trabalha dentro da cidade é entre 90 e 95° - no painel. Em rodovia, abaixo dos 90°. Isso bate com as informações que eu já tinha colhido. Por isso que o V A trabalha "mais quente" que o V B - é essa temperatura a mais no painel. Para tirar a dúvida, foi num profissional que trabalha com velocímetros e medidores. Ele desligou o fio do sensor do painel, ligou no aparelho dele e...
Ele regulou em 85 (amperes eu acho) e me disse que no Vectra B isso resulta em 90° no painel; no meu foi aos 94°, porém ele nunca trabalhou em um Vectra A e não soube me afirmar se está realmente correto. Minha conclusão é que está, pois nas comparações aqui do fórum, V A realmente tem temperatura maior que V B. Obtive um certo alívio por saber que meu motor não chegou perto de ferver. Segundo o scanner, o máximo foi aos 93°.
Porém, ainda tem algo de errado no meu carro, pois antes da troca do radiador em rodovia ele trabalhava sempre abaixo dos 90° - no painel. Com ar ligado chegava as vezes aos 90°, mas não passava. Agora em rodovia sem ar ele trabalha quase que igual em cidade, e com ar um pouco mais quente, já chegou aos 98°. Continuo buscando soluções antes de abrir o cabeçote. Meu maior receio é retificá-lo (gastar uma grana que nem disponho) e não resolver essa bucha. Acho que li no fórum que é possível medir a compressão nas câmaras sem abrir o motor. Isso procede?
Visto que o mecânico acredita que o aquecimento anormal provém de vazamento de compressão para o sistema de arrefecimento, acho que o tal teste me diria realmente se é ou não é. E ainda ficam dúvidas:
- é normal acionar a ventoinha e a temperatura ainda subir uns 2° e só depois baixar? E mesmo com o segundo estágio, acho que a temperatura deveria cair mais rápido, pois chegar a levar vários minutos para isso acontecer, pelo menos com o motor em marcha lenta.
- o radiador é paralelo, mas novo. Isso pode influir em algo?
Ajuda aí pessoal!!!
Almeidão escreveu:Pelo seu relato, só sobrou o sensor de temperatura. Sobre sua pergunta, a temperatura do motor sempre é maior que o painel e njo seu carro está ao contrário.
Ju_Bueno escreveu:Almeidão escreveu:Pelo seu relato, só sobrou o sensor de temperatura. Sobre sua pergunta, a temperatura do motor sempre é maior que o painel e njo seu carro está ao contrário.
Me seria de muita ajuda saber como é em outros Vectras, tanto A como B:
- qual a temperatura apontada no scanner e como está no painel.
- a indicada no scanner é mesmo a real, ou bem próxima?
E Almeidão, eu poderia considerar como erro / falha deste sensor a alta temperatura que me está sendo indicada em rodovia? Se bem que, nestes casos em rodovia já constatei a atuação do segundo estágio das ventoinhas... Acho que não é erro.
E sobre a medição de compressão, é confiável?
achagas escreveu:Parei de postar porque como não achava a solução, não queria ficar enchendo o tópico de mensagens e como vi que o colega tb estava usando, achei melhor não mexer... nao darei solucionado no indice pq o colega ainda está usando, ficarei acompanhando e colocarei solucionado depois que ele terminar
achagas escreveu:...verifiquei que a informação 82º/97º é mesmo da whaler, não foi erro de cunhagem. mas acho que ela abrir toda em 97 é muita coisa, devo colocar outra?
RicardoGLS escreveu:...Vi que nessa oficina, existe um radiador da marca LOTUS (R$ 350,00 reais) assim foi o nome que o dono me disse. Ai perguntei a ele se ele não tinha o da marca Visconde, ele disse q não, e que essa marca os dutos coméias, são mais estreitas do que a marca Lotus.
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