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achagas
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por achagas » 26 Mar 2014, 14:16

Fala Ju_Bueno. É, acho que me perdi nas leituras. mas olha só uma coisa não ficou clara pra mim: pelo o q eu entendi o segundo estágio não tá entrando não é isso? por isso o eletricista? pq se passou da temp para acionar o 1º estágio e continuou subindo é pq não entrou o segundo certo? qto ao motor do eletroventilador eu tive que trocar o meu porque quebrou uma mola interna o que forçou o eixo e acabou comendo a bucha, o que fazia com q ele ficasse batendo. consegui comprar o motor bosh original por 200,00 no autoelétrico henrique que fica em Santa efigênia e os tels dele são Tel.: (11) 3333-7828 / (11) 3221-2766 / (11) 3223-2441 Cel.: (11) 9.5206-9795 (TIM) / (11) 7350-5007 (VIVO) (11) 9.6117-3787 (OI) / (11) 9.7625-0188 (CLARO), foi o local que eu encontrei mais barato. Mas e o cabeçote, vai mesmo ter de fazer?
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 26 Mar 2014, 16:45

achagas escreveu:...uma coisa não ficou clara pra mim: pelo o q eu entendi o segundo estágio não tá entrando não é isso? por isso o eletricista? pq se passou da temp para acionar o 1º estágio e continuou subindo é pq não entrou o segundo certo? ...Mas e o cabeçote, vai mesmo ter de fazer?

Chagas, o 2°estágio entra sim, tanto pelo pressostato, quanto pelo cebolão. Nesse caso que citei, andando na rodovia com AC ligado, o ponteiro passou pelos 92~93° - temperatura de acionamento do 1° estágio - e continuou subindo até os 95° (o 2° entra aos 97°). Nesses 95° desliguei, pois em rodovia não deveria chegar a tudo isso. Lembrando que, por estar usando o AC as ventoinhas já estavam ligadas, desde abaixo dos 90°.

Mas estive pensando em algo: usando AC na cidade, seria normal acionar o 2° estágio pela temperatura?

Na minha forma de entender, não! Pois, ao ligar o AC aciona as ventoinhas direto, e conforme a necessidade, pela pressão entra o 2º estágio intermitentemente. Acho que isso deveria ser o suficiente pra não deixar a temperatura subir muito. Só não sei se estou certo. Mas esse tem sido o problema no meu carro. Supondo que a ventoinha esteja realmente fraca, usando AC, ela não dá conta de manter a temperatura dentro dos limites do 1° estágio, chega à do segundo e às vezes até passa, me forçando a desligar o AC e só então ver a temperatura começar a baixar. Sem o AC, liga a ventoinha no 1° mas não esfria o suficiente até a temperatura de desligamento.

Quanto ao cabeçote, já foi mexido. Foi plainado, trocados os retentores das válvulas e a junta. Não estava queimada nem corroída. Tinha um vazamento bem pequeno de água, e um de compressão entre os cilindros 2 e 3. Por isso que comentei que já gastei uma nota e nada de solução.
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por luizphill » 07 Abr 2014, 22:23

Olá Pessoal!

sou novo aqui tb e estou com probs de aquecimento um pouco diferente, mas que há algo em comum:

Fiz o motor de um VCD 94 trocando toda a parte de força por uma nova 2.0 Flex e retifiquei o cabeçote com 1mm.
Pois bem, a taxa de compressão ficou elevada (não sei quanto) e isto faz com que o motor aqueça muito mais fácil, principalmente se subir o giro do motor.
Logo, acho que isto explica o fato do vectra de Ju está aquecendo na estrada: com o cabeçote retificado, o óleo do motor aquece facilmente com a rotação alta. Procura ver a temperatura do óleo se está dentro do normal (não sei qual é).

Uma das soluções que me deram foi converter o carro para etanol pois trabalharia melhor com a taxa elevada, deixando o carro mais forte e aquecendo menos. Para isto, precisa trocar bicos, bomba, mangueiras e acertar a injeção.

Confere ?
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 08 Abr 2014, 08:30

Td bem Luiz? Primeiramente, seja bem-vindo!

Não sei se vc teve paciência de ler todos os post's, mas resumindo é + ou - assim:
comecei a me preocupar com a alta temperatura usando AC na cidade; em rodovia era filé, com e sem AC; na cidade sem AC demorava muito pra baixar. Sismei do radiador, e visto que começou um vazamento na caixa lateral, resolvi trocar. Instalado um radiador de galerias redondas, piorou tudo - mesmo sem AC a temperatura subia muito. Trocado o radiador por um Delphi, e os dois cebolões novos, melhorou um pouco, mas não ficou como era antes de começar a mexer - especialmente em rodovia. Só o que ficou realmente melhor foi que a temperatura baixava um pouco mais devido ao cebolão novo do primeiro estágio.

Com aditivo e termostática nova não vi melhora. Aberto o cabeçote, feito o serviço e continua tudo igual. (Comentei que o cabeçote foi plainado por achar que automaticamente abrindo ele precisa ser feito isso, o que não procede conforme li por aqui. Preciso ver com o mecânico se realmente foi plainado). Então Luiz, como a situação atual é a mesma de antes de abrir o cabeçote, por enquanto estamos culpando a ventoinha. Mas confesso que sua informação me deixou preocupado, e já tinha começado a pensar que mesmo mexendo com a ventoinha não verei a solução do problema. Talvez ele até se agrave agora com esta questão do cabeçote.

Mas antes de desanimar de vez, vamos tentar ver a ventoinha mesmo - digamos que só falta ela agora. O problema é que a vida não é só carro, há outras prioridades e imprevistos que surgem, e visto que não tenho como ($$) ver isso agora - verificar / trocar a ventoinha não tem prazo previsto pra ser feito. Tá tenso... :13:
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 09 Abr 2014, 16:56

Ju_Bueno escreveu:Mas estive pensando em algo: usando AC na cidade, seria normal acionar o 2° estágio pela temperatura?

Estava relendo o tópico e achei a resposta:
Almeidão escreveu:6 - SOBRE O SEGUNDO ESTÁGIO. Com o ar ligado, existem duas opções para entrar a alta rotação que é o segundo
estágio.
PRIMEIRA OPÇÃO e quando a temperatura sobe e a pressão do ar está normal, ai elas são acionadas pelo cebolão.
Neste caso a agua chegou ao nível mais alto tolerável para este motor e o cebolão que tem 3 vias entra em ação na
via terceira que é para comandar a alta rotação. Lembro que um carro normal a temperatura de painel vai estar
entre 91 a 93º e vai levar ela lá para +/- 85º ou perto disto, tipo 84 ou 86º...
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por luizphill » 09 Abr 2014, 23:12

Ju,

troquei hoje o radiador original do meu por um COOLTECH de tubos. Comentei com o "especialista" em radiador sobre o teu caso e ele me garantiu que não iria dar comigo: "vc bota esse e se o carro aquecer por conta dele, eu lhe devolvo a grana! Garantia de 1 ano!"

Ainda liguei o carro e mostrei a ele como estava o funcionamento antes dele mexer. Ele usou a pistola de temperatura e mediu: 110 na termostática, 95 no sensor do painel, 99 no magonte da termostática e 170 no coletor de escape. Nisto, o painel marcava 90 graus ainda mas ele afirmou que era normal essa diferença.

Então, :47: entre consertar o meu por R$ 150 (chaleira rachada que vazava só quando parava o carro ou acelerava muito) e comprar um novo com aditivo/água e instalação inclusa por R$ 400, preferi por o novo! :38:

Dei bastante aceleradas por lá na oficina e voltando pra casa também, justamente pra ver se o bicho ia pegar! :28:
Até agora tá td certo! A temp n subiu mais que 93/94 (acho) pois não chegou nos 95 graus.

PS: a mangote (vermelho da foto) de retorno da termostática que vai pro corpo de borboleta estava "vedado" desde que peguei o carro. Isto é usado em locais muito frio pois ajuda a aquecer o ar da mistura na TBI. Como aqui no NE é muito quente, isto só piora pra gente! Então, perguntei se poderia ligar direto no reservatório d'água e ele disse: DEVE LIGAR!

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Checa esse mangote no teu! :88:
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 10 Abr 2014, 08:38

luizphill escreveu:troquei hoje o radiador original do meu por um COOLTECH de tubos. Comentei com o "especialista" em radiador sobre o teu caso e ele me garantiu que não iria dar comigo: "vc bota esse e se o carro aquecer por conta dele, eu lhe devolvo a grana! Garantia de 1 ano!"

Bom, se ele garantiu devolver o dinheiro... Quando estava pesquisando preços, achei num site esse Cooltech. No anúncio constava marca Cooltech e Visconde com o mesmo preço. Liguei na loja pra me informar e disseram que o Visconde havia acabado - só tinha o outro em estoque. A foto desse Cooltech era idêntica à do Notus que acabei comprando - galerias tubulares tb.

Quando suspeitei do meu problema ser esse radiador, voltei o original, que apesar de estar vazando, já apresentou temperatura melhor que esse "novo". Aí então, não quis mais arriscar e comprei logo um Delphi (quase o dobro do valor).

Mas fica de olho. Houve tb um caso de um elite C que foi similar ao meu. Quanto à mangueira, vou verificar. Abs!
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 10 Abr 2014, 08:51, em um total de 1 vez.
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 10 Abr 2014, 08:48

Ju_Bueno, tem algo equivocado ai. Ele explica ao contrário ou seja a temperatura do painel mostrando menos que a real e é isto que eu penso e que seja o correto. Outra coisa, super alta a temperatura do carro dele, tá difícil de fazer o pessoal entender que temperatura não pode passar dos 90 no painel e que se ficar direto nos 90 já é problema.
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 10 Abr 2014, 09:00

Almeidão escreveu:Ju_Bueno, tem algo equivocado ai. Ele explica ao contrário ou seja a temperatura do painel mostrando menos que a real. Outra coisa, super alta a temperatura do carro dele.

:5: Fato! Já deletei pra não causar mais confusão...

luizphill escreveu:110 na termostática, 95 no sensor do painel, 99 no magonte da termostática e 170 no coletor de escape. Nisto, o painel marcava 90 graus ainda mas ele afirmou que era normal essa diferença.

Luiz, tá alto mesmo. Vc precisa ter os seguintes números:

em 88° aciona a ventoinha, desarmando em 82~83°; o segundo estágio atuará em 92° baixando pros mesmo 88° onde aciona o primeiro. Conforme informações nas páginas anteriores, essa temperatura que menciono é com base no scanner e acredito que com a pistola tb. No painel do Vectra A, vemos indicando cerca 5° a mais. Fica então dessa forma:
ventoinha dos 93° aos 88° e segundo estágio dos 97° aos 92~93°.
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por leandrofviana » 10 Abr 2014, 14:17

Galera, eu estou com problema parecido. Meu carro (Vectra 97 GLS 2.0) sem ar a temperatura fica em 80, 85 no máximo. Ligo o ar ele vai pra 90, andando chega a 97. Isso não é normal, certo? O ar continua gelado, o segundo estágio fica acionado, mas ele fica nesta casa aí. Teve uma hora que chegou a bater 100, mas desceu para 97 por ali. O que acham que eu devo tentar fazer? O dia hoje está quente, está fazendo 35 graus.
Editado pela última vez por leandrofviana em 10 Abr 2014, 14:55, em um total de 1 vez.

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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por leandrofviana » 10 Abr 2014, 14:54

Só adicionando, liguei pro mecânico que mexeu no meu ar condicionado e ele disse que este carro trabalha mesmo entre 95 e 100 com ar condicionado ligado. Está certo isso Arnaldo?rs

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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 10 Abr 2014, 16:26

Leandro, com certeza tem algo errado. Vc deve ver no seu painel essa temperatura: em 88° aciona a ventoinha no primeiro estágio, desarmando em 82~83°; o segundo estágio atuará em 92° baixando pra 88° aproximadamente - lembrando que segundo estágio só deve atuar usando ar condicionado.

Vc pode verificar as ventoinhas: estão ligando nessa temperatura acima? Funcionam sempre as duas juntas, tanto na baixa como alta velocidade? Fez manutenção / limpeza no sistema, pra saber situação do radiador, bomba d'água, válvula termostática a cebolão? É preciso muita paciência, mas vc precisa ler o tópico todo. Tem muita orientação sobre o que verificar pra entender o problema e encontrar a solução. Há relatos neste tópico de uns 3 casos que foram solucionados.
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 10 Abr 2014, 17:42

Ju_Bueno escreveu:Leandro, com certeza tem algo errado. Vc deve ver no seu painel essa temperatura: em 88° aciona a ventoinha no primeiro estágio, desarmando em 82~83°; o segundo estágio atuará em 92° baixando pra 88° aproximadamente - lembrando que segundo estágio só deve atuar usando ar condicionado.

Vc pode verificar as ventoinhas: estão ligando nessa temperatura acima? Funcionam sempre as duas juntas, tanto na baixa como alta velocidade? Fez manutenção / limpeza no sistema, pra saber situação do radiador, bomba d'água, válvula termostática a cebolão? É preciso muita paciência, mas vc precisa ler o tópico todo. Tem muita orientação sobre o que verificar pra entender o problema e encontrar a solução. Há relatos neste tópico de uns 3 casos que foram solucionados.


Outra coisa que ele diz que o segundo estágio está funcionando, acho que não. Não na hora certa e tudo leva a crer que o problema dele é simples é o cebolão que está errado, e tem gente que confunde segundo estágio com a segunda ventoinha e se estiver errado e usar dois cebolões é ainda mais fácil e mais barato acertar.

Sobre o que o mecanico diz, aproveita a quaresma e perdoa ele, ele ou eles não sabem o que dizem.

Eu recebi uma MP de um e não divulgo quem se não não seria MP. Mas o problema dele é que ele não tinha problema e a temperatura do caro dele não passava dos 85 por nada. Ele levou no mecanico. Sabem qual foi a resposta?

-A temperatura dele está normal, este carro já é sabido que trabalha frio mesmo. Pode?

Ele escreveu pra mim pra saber se o mecanico estava certo, e eu disse que não mas a temperatura do carro dele sim, estava perfeita.

Isto podem ficar tranquilo que não cansarei de escrever e falar se for possivel. Todas as temperaturas de carros normais são iguais não importa modelo ou ano e se tiver diferente do que voce informa então há algo errado. Quando digo carro normal, digo carro não envenenado para competição o qual o motor dura somente o tempo de correr.
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por leandrofviana » 11 Abr 2014, 09:06

Galera, obrigado pelas respostas. Ontem no final do dia fui embora com o ar ligado e o tempo estava numa temperatura mais baixa em torno dos 30 graus. Ele ficou ali na casa dos 90, 92... Não chegou a ir a 97 como antes. Vou dar um jeito de dar uma geral no radiador neste final de semana e ver como fica. Não fiz esta revisão, agora, sobre as velocidades da ventoinha eu noto que com 90 graus ele ja está com aquela máxima rodando. Antes dos 90 ele já arma a primeira não sei explicar em quantos graus. Tenho que tirar minha valvular pra ver se é a certa.

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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por luizphill » 23 Abr 2014, 21:18

Bom, eu não tenho Scanner e não encontrei algum aqui em Recife que pudesse ler minha injeção! :/

Então, tô de olho no painel mesmo e percebo quando a ventoinha arma o 1o e 2o estágio de acordo com a temp do painel mesmo.
Torquei o cebolão no radiador e a termostática é nova tb.

Acho que temos que considerar o líquido de arrefecimento também né?
No meu caso, o cara queria por 1L pra 5L de água, enquanto o manual dizia pra usar 50%. Fiquem ligados se a turma tá fazendo correto com vocês também e procurem uma marca boa! Segundo o ADG, tem umas marcas aí que só tem nome! :/
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por kalbarros » 27 Abr 2014, 16:15

Conversando com meu mecânico pois o meu estava ligando a ventoinha aos 100° ele resolveu o problema por incrível que pareça trocando o catalizador.
O mesmo estava entupido forçando a saída do ar e freando o carro agindo como um freio motor.
Pois é tudo novo acabei de fazer o motor todas as peças de marcas primeira qualidade .

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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por fernando sensulini » 28 Abr 2014, 14:07

Carinha... pergunta: os sensores de temperatura motor/painel que você colocou, são originais?
Esses sensores, por incrível que pareça, se não forem originais dão diferença. Ainda mais que o seu vectra é 98, quem aciona a ventoinha é o sensor de temp. do motor. Como vc disse que ela está armando tarde, vale a pena olhar.

Outra coisa: os relês que vão na frente da bateria. Vale a pena trocá-los também, mas tem que ser original também.

Válvula termostática sendo na temp. correta não dá pau.

Para ver se a junta do cabeçote esta dando vazão de calor, tem um teste que você pode fazer:
Pega o carro numa subida, e joga marcha alta nele, justamente para forçar o motor. Observe a temperatura, se ela subir rápido, provavelmente a junta está dando vazão de calor entre cilindros. Engraçado que nesses casos, a água não baixa mesmo, porque a queima da junta não se dá numa galeria de água, mas se dá entre os cilindros.

Bom... é isso.

Abrs.
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por WolneyJr » 29 Set 2014, 17:29

Ola galera... Vou tentar o que aconteceu no meu caso...

Meu vectra 2.0 8v sempre trabalhou com a temperatura chegando no máximo na marca do meio da temperatura. Agora nao sei se eh 90 ou 95 graus.
Certa manha eu olhei para o ponteiro e o susto foi grande. Estava passando da penultima marca antes do vermelho. Desliguei o carro um pouco e apos ligar e andar uns 2 minutos a temperatura voltou ao normal...Aconteceu novamente dois dias depois. Levei em uma auto elétrica muito conhecida por aqui e incrivelmente a resposta foi que o vectra trabalha em uma temperatura alta mesmo!

Pesquisei aqui no forum alguns topicos e encontrei muitas informações. Sou leigo em mecanica e o vectra é o meu primeiro carro entao, so depois de ler alguns topicos descobri que existem dois estagios de ventilação do radiador. Ate onde entendi a diferença entre o primeiro estagio e o segundo é apenas a velocidade e o momento em que acontece o acionamento. Decidi fazer um teste e o primeiro estagio estava ligando normalmente porem o segundo estagio nao estava entrando, ou seja, mesmo com a temperatura atingindo a marca do meio do ponteiro a ventoinha nao estava aumentando sua velocidade para a de segundo estagio. Tambem aqui no forum segui os passos sugeridos pelo almeidao e foi na mosca. Primeira coisa que pedi pro meu mecanico dar uma olhada foi no sensor de temperatura e era mais simples ainda. O sensor esta bom. Estava apenas com mal contato. Apos ter sido dada uma apertada no conector tudo voltou ao normal. Vou deixar uma foto de onde fica o sensor..
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Adriano cruz
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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Adriano cruz » 29 Set 2014, 19:46

WolneyJr, no seu carro está com tudo ok agora ou tem algum problema ? Dá uma olhadinha no cabo massa da bateria positivo e negativo porque com o tempo eles oxidam e podem causar interferência fazendo com que o painel marque errado, aí tem que colocar um reforço no alternador e na carroceria para a bateria nos 2(fácil de qualquer eletricista fazer). Seu reservatório de água está muito sujo, você usa aditivo no sistema ? Usar aditivo também ajuda o motor trabalhar mais frio. Bons aditivos: DELPHI, HAVOLINE XLC, PARAFLU UP, COLLANT UP, BARDAHL. :88:

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Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por WolneyJr » 29 Set 2014, 22:39

Adriano cruz escreveu:WolneyJr, no seu carro está com tudo ok agora ou tem algum problema ? Dá uma olhadinha no cabo massa da bateria positivo e negativo porque com o tempo eles oxidam e podem causar interferência fazendo com que o painel marque errado, aí tem que colocar um reforço no alternador e na carroceria para a bateria nos 2(fácil de qualquer eletricista fazer). Seu reservatório de água está muito sujo, você usa aditivo no sistema ? Usar aditivo também ajuda o motor trabalhar mais frio. Bons aditivos: DELPHI, HAVOLINE XLC, PARAFLU UP, COLLANT UP, BARDAHL. :88:


Sim sim adriano. Tem algumas coisas aí pra revisar. O carro nao usa aditivo. Pretendo começar a usar porem o bom é ter uma grana porque pode começar a estourar tudo quando botar. Mas o que mais me preocupa é essa "baba" de óleo na tampa de válvulas. O dono anterior falou que mesmo trocando a junta volta a acontecer e ja vi muita gente falando que nao é bom plainar a tampa nem o cabeçote. Mas em breve vou dar uma revisada nessas coisas e posto foto ai pra vcs. Porque Vectra merece cuidados neh kkk.. Nao vou deixar assim nao. Um abraço. E obrigado pelas dicas.

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