O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaTemperatura alta com tudo novo
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

218 mensagens
Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 26 Fev 2014, 15:51

Almeidão escreveu:Se queimar a junta ele não esquentará porque a junta queimou e sim porque vazará agua e com isto dará entrada de ar e a circulação ficará ruim...

Ele nem fala da junta estar queimada, e sim podre. Mas acredito que o resultado seria o mesmo: não vedar direito passagem da água e/ou compressão.

Almeidão escreveu:...outra possibilidade é ele estar com parte de algumas galerias entupida, algo difícil mas não impossivel e se voce estiver realmetne determinado a tirar ele, por favor leve em uma retífica e faça ele completo tipo retentor de válvulas e o que mais for preciso. Isto deve ser feito a cada 80 a 90 mil KM, então será lucro para ti se tiver já esta Kilometragem e ainda não mexido nele. A retífica saberá se ele foi rebaixado além do normal ou não.

Acho que até podemos trabalhar com a hipótese de galerias parcialmente entupidas. Sabe-se lá há quanto tempo essa água não vê aditivo. E mais, o último adicionado, será que era realmente bom?

Sim Almeidão, o mecânico disse que manda o cabeçote pra uma retífica plainar. Quanto aos retentores, ele não comentou nada, mas eu pensei nisso. Pedirei pra ele conferir a bomba d'água, que trocou em agosto/2013 e aproveitar pra fazer limpeza dos bicos e TBI, pois nunca mexi neles.
De acordo com uma nota de uma oficina que veio com o manual e documentos do carro, esse motor já feito inteiro aos 70 mil km + ou- , adivinha o motivo... - AQUECIMENTO. Então, o cabeçote já foi retificado uma vez pelo menos. Hoje está aos 135 mil km, ou seja, o motor tem + ou - 65 mil rodados depois da retífica.

Almeidão escreveu:Voce tem certeza que o sensor de temperatuda do painel está perfeito?
O ponto do seu carro está perfeito? Se tiver fora do ponto ou seja adiantado ele esquenta alem do normal também.

Quanto ao ponto, não sei dizer. Tem algum outro sintoma do ponto adiantado?

Sobre o sensor do painel, comentei não lembro se nesse tópico ou no do Marcos, com título "Radiador". A temperatura indicada no painel do meu carro é quase que exatos 5° a mais do que o scanner apontou. Esses números que postei hoje mais acima, são com base na leitura que vi no scanner. Assim, entendo que o scanner está "alinhado" com o cebolão 741: arma aos 92~93° no painel, 88°no scanner e desarma com 88~89° no painel, 83º no scanner. Mas nem quero mexer ou discutir isso agora. Estou usando sempre como referência a leitura do scanner.

Como relatei, não tenho visto o primeiro estágio desarmar rodando na cidade. Ele até baixa a temperatura, mas não o suficiente pra desligar a ventoinha. A menos que eu faça o caminho inverso da minha rota:

Moro numa baixada, mas pra chegar em casa, tenho que subir bastante pra então descer o outro lado do morro (se é que me entendem). Ex, vou para o centro da minha cidade - descendo o morro - e o motor aquece só um pouco, sem ligar a ventoinha. Mas pra ir embora pra casa, quando vou começar a subida do morro, o motor já está chegando ao ponto de ligar ventoinha; liga, demora um pouquinho pra começar a baixar, aí chegando em casa já está baixando, mas nunca a ponto de desarmar a ventoinha. Mesmo que eu deixe o carro ligado, na maioria das vezes não baixa até desarmar.

Agora se o motor já estiver bem quente saindo de casa, logo liga a ventoinha, e, conforme vou descendo, a temperatura corresponde, baixando bem e desligando o 1º estágio.

Cara, acho que já dá pra escrever um livro. Agradeço muito sua paciência, amigo Almeidão, e tb do pessoal que com o intuito de ajudar a resolver o caso, está acompanhando lendo esses textos enormes e cheio de pormenores . Espero tb que eu esteja contribuindo para a solução de outros casos parecidos, já que estou acrescentando tantos detalhes. Aprendi muito nesse fórum, e se não fosse pelos nobres amigos, eu estaria naquela de sempre ter que pagar pra alguém pra apertar um mero parafuso no carro. Espero daqui umas 2 semanas eu trazer boas notícias. Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8392
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 26 Fev 2014, 17:43

É, vamos esperar para ver. Sobre o ponto adiantado, o carro aquece mais que o normal e a lenta não fica legal e as vezes o sensor de detonação dele não dá conta e voce ouve batidas de pino de pistão.

Ponto atrasado, igual fica com a lenta irregular e ele fica brocha. Aliás, já que o mecanico vai desmontar, fica de olho no ponto, o pessoal é danado para colocar um dente atrasado nos 8V. Para quem é acostumado com o carro logo nota a diferença principalmente em subidas íngrime que o carro sobe bem em segunda e logo passa a pedir primeira.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 13 Mar 2014, 16:50

Bem, como já havia comentado, no meu carro existe uma diferença de uns 5° entre a temperatura indicada no scanner e no painel, marcando no painel esses 5° a mais. Já havia pesquisado bastante e minha conclusão foi que esse é o padrão no Vectra A. Vejam o que encontrei no vectra clube (post do membro AMF, que tem um VCD há uns 15 anos e inteirasso): http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... &view=next
OPERAÇÃO:
Com o motor em funcionamento a 93c liga as duas na 1º velocidade.
Com o motor em funcionamento a 97c liga as duas na 2º velocidade.


É exatamente como funciona no meu Vectra. Quanto à isso fico agora 100% tranquilo; não há nada de errado com a marcação do painel.

Agora, como acabei topando com esse tópico? :9: Estava buscando algo sobre o motor do eletro-ventilador. Por quê? Bem, a razão de tudo é que O PROBLEMA AINDA NÃO FOI RESOLVIDO.
Já foi feito o serviço no cabeçote, e embora andei bem pouco com o carro, parece que tá igual. A junta não estava queimada nem corroída. Havia uma marca bem pequena de água vazando - insignificante - e uma leve marca de compressão vazando entre dois dos cilindros. Foram trocados os retentores de válvulas e plainado o cabeçote.

Verificada a bomba d'água - estava ok, limpas as galerias de passagem da água (que a bem dizer não estavam sujas); terminada a montagem, o mecânico pôs o motor pra funcionar e achou que demora muito pra baixar a temperatura até a ventoinha desligar. Ele acha que o ventilador vira fraco. A tensão ou corrente (sei lá) chega normal até ventoinha. Notei já há algum tempo que outros carros fazem muito mais barulho da ventoinha - indicando giro maior - do que o meu. Mesmo com motor em marcha lenta quase não se ouve o barulho da ventoinha acionada.

Então, o próximo passo agora é com o eletricista. Procurar saber se o motor dela realmente está fraco, se é possível colocar um novo - de outro carro, com certeza, pois desse não deve se encontrar. Mas isso vai esperar um pouco, pois agora tem o silencioso intermediário pra trocar e ainda nem sei em quanto vou morrer com o serviço do cabeçote. Até lá, usar ar condicionado só em rodovia; na cidade pode dar zebra!

E segue mais um capítulo da novela sem fim...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por sandro borba » 14 Mar 2014, 17:41

ola galera, uma duvida o cebolao para o vectra gls 97 mpfi com ar é esse redondo na cor cinza mesmo, e a temperatura é essa mesmo 95-105

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lug-re-_JM

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8392
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 14 Mar 2014, 19:09

sandro borba escreveu:ola galera, uma duvida o cebolao para o vectra gls 97 mpfi com ar é esse redondo na cor cinza mesmo, e a temperatura é essa mesmo 95-105

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lug-re-_JM

Imagem

Imagem


105-100/95-90 é o cebolão original de todos os Vectras, não somente os 97. Corresponte o MTE 760. Se for esta a temperatura dele, então é o certo.
Imagem

sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por sandro borba » 15 Mar 2014, 10:19

e o que seria aquele outro cebolao azul igual o da foto, o meu tambem tem aquele azul

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8392
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 15 Mar 2014, 15:38

Eu já expliquei isto ai para trás. O radiador tem como opcional usar dois cebolões de um estágio cada um ou um tampão e um cebolão de dois estágios. Este radiador está totalmente errado, tendo ele dois cebolões diferentes e os dois com 2 estágios.

Existe uns carros que usam o cebolão com tomada redonda e é o mais comum e uns usam o quadrado como este outro. com certeza o vendedor do radiador não seria tão bonzinho em colocar os dois e voce usar o que seria o seu. Isto está parecendo principio de adaptação ou falta de conhecimento de algum mecanico. se
Imagem

sandro borba
GL Member
GL Member
Mensagens: 58
Registrado em: 06 Abr 2013, 13:04
Nome Completo: sandro de borba
Cidade: joinville
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por sandro borba » 15 Mar 2014, 18:05

cara o meu ta montado igual o da foto, e aparentemente parece ser original de fabrica, agora nao sei qual deles trocar como uma solucao preventiva

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8392
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 15 Mar 2014, 20:55

sandro borba escreveu:cara o meu ta montado igual o da foto, e aparentemente parece ser original de fabrica, agora nao sei qual deles trocar como uma solucao preventiva


Se está ligado os dois, já foi feito adaptação, ao trocar eu usaia o redondo por ser melhor, porem hay que ver como está ligado o seu, porque este redondo tem tambem 3 terminais sendo um negativo, um fecha contato com o primeiro estágio e outro fecha contato com o segundo estágio. Na verdade, chega nele um fio negativo e quando aquece e decha o primeiro contato ele leva leva negativo através de um fio até o relê e o relê por sua vez comanda a ventuinha e assim acontece tambem quando aquece alem do primeiro estágio ed logo liga o sedgundo.

Se voce eliminar um, somente por elimiar, estará fazendo algo errado e por outro lado deixar os dois sem saber como está funcionando, para mim ainda é pior. O correto é acertar e usar somente um cebolão e com certeza usar o redondo, fazer a ligação correta e assim ficar os 2 estágios em funcionamento.

Bem,, isto é o certo, e se voce pensa em acertar a temperatura do seu carro, o segundo plano são as ventuinhas, não adianta trocar radiador, aditivo bom, valvula termostática com o grau correto e logo usar um cebolão que arma a ventuinha em 97º. Ela não terá poder de baixar esta temperatura depois que chegar a isto, e se o primeiro arma em 97. Quando armará o segundo?

Este cebolão 105/100 - 95/90 arma no painel primeiro estágio 88 a 89º ed o sedgundo estágio arama no painel 93º. Ai vem uns loucos e coloca um cebolão escrito nele 115º.

São erros e mais erros e vejo todos tentando acertar e poucos usando estas informações, quem usou e usa este cebolão que pode ser o MTE 760 e com certeza mais barato, está agradecendo e o carro mais ainda.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 21 Mar 2014, 17:00

Ju_Bueno escreveu:Bem, como já havia comentado, no meu carro existe uma diferença de uns 5° entre a temperatura indicada no scanner e no painel, marcando no painel esses 5° a mais. Já havia pesquisado bastante e minha conclusão foi que esse é o padrão no Vectra A. Vejam o que encontrei no vectra clube (post do membro AMF, que tem um VCD há uns 15 anos e inteirasso): http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... &view=next
OPERAÇÃO:
Com o motor em funcionamento a 93c liga as duas na 1º velocidade.
Com o motor em funcionamento a 97c liga as duas na 2º velocidade.


É exatamente como funciona no meu Vectra. Quanto à isso fico agora 100% tranquilo; não há nada de errado com a marcação do painel.

Almeidão escreveu:temperatura é igual para todos e vejo controversias aqui no forum em que os proprietários as veze se enganam ou se fantasiam achando estar certo inclusive vejo informações que a temperatura no painel é maior que a normal. ENQUANTO É TOTALMENTE AO CONTRÁRIO, NO PAINEL MARCA MENOS QUE O CORRETO PARA NÃO ESPANTAR O PROPRIETÁRIO.


Relato de "Rafael_" do Vectra Clube (não sei se ele migrou pra cá), sobre seu Vectra A GLS 96
no scanner pc, a temperatura não passa de 96 porem no painel mostra la nos 100...
...agora a dúvida eh que no painel mostra no 100 graus e no computador não passa de 96...
só ta chegando no 100 apenas no painel, no pc ela está normal...


Relato de "reidaspistas", tb do Vectra Clube, sobre seu GSI
Ando com ele e a temperatura nao sai do 90º-92º. mas na hora q ligo o ar ele vai pra 95º-97º e volta pra 92º.... O 2º estágio entra e sai qndo é solicitado.


Comentários do tópico http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... 30&t=55133 , onde eu tb participei, pois já havia notado o problema no meu carro.
Quanto à medição da temperatura, tanto no painel como no scaner mostram-se idênticas em vários veículos do mesmo modelo. Com todo respeito, acho difícil considerar isso uma fantasia!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8392
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 21 Mar 2014, 18:21

Ju_Bueno escreveu:
Ju_Bueno escreveu:Bem, como já havia comentado, no meu carro existe uma diferença de uns 5° entre a temperatura indicada no scanner e no painel, marcando no painel esses 5° a mais. Já havia pesquisado bastante e minha conclusão foi que esse é o padrão no Vectra A. Vejam o que encontrei no vectra clube (post do membro AMF, que tem um VCD há uns 15 anos e inteirasso): http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... &view=next
OPERAÇÃO:
Com o motor em funcionamento a 93c liga as duas na 1º velocidade.
Com o motor em funcionamento a 97c liga as duas na 2º velocidade.


É exatamente como funciona no meu Vectra. Quanto à isso fico agora 100% tranquilo; não há nada de errado com a marcação do painel.

Almeidão escreveu:temperatura é igual para todos e vejo controversias aqui no forum em que os proprietários as veze se enganam ou se fantasiam achando estar certo inclusive vejo informações que a temperatura no painel é maior que a normal. ENQUANTO É TOTALMENTE AO CONTRÁRIO, NO PAINEL MARCA MENOS QUE O CORRETO PARA NÃO ESPANTAR O PROPRIETÁRIO.


Relato de "Rafael_" do Vectra Clube (não sei se ele migrou pra cá), sobre seu Vectra A GLS 96
no scanner pc, a temperatura não passa de 96 porem no painel mostra la nos 100...
...agora a dúvida eh que no painel mostra no 100 graus e no computador não passa de 96...
só ta chegando no 100 apenas no painel, no pc ela está normal...


Relato de "reidaspistas", tb do Vectra Clube, sobre seu GSI
Ando com ele e a temperatura nao sai do 90º-92º. mas na hora q ligo o ar ele vai pra 95º-97º e volta pra 92º.... O 2º estágio entra e sai qndo é solicitado.


Comentários do tópico http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... 30&t=55133 , onde eu tb participei, pois já havia notado o problema no meu carro.
Quanto à medição da temperatura, tanto no painel como no scaner mostram-se idênticas em vários veículos do mesmo modelo. Com todo respeito, acho difícil considerar isso uma fantasia!


Desculpa aI sobRe a fantasia, e não foi para ti foi para o pessoal que tem uma temperatura alta e fica fantasiando que o Vectra tem que ter a temperatura alta e isto não é verdade é FANTASIA.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 24 Mar 2014, 16:40

Almeidão escreveu:Desculpa aI sobRe a fantasia, e não foi para ti foi para o pessoal que tem uma temperatura alta e fica fantasiando que o Vectra tem que ter a temperatura alta e isto não é verdade é FANTASIA.

De boa parceiro! É de muita ajuda postar esclarecimentos como esses. Eu tb já ouvi do meu mecânico de confiança que "esse motor trabalha quente"... e que basta 1 litro de aditivo no sistema...

Ainda bem que temos esse fórum de alta credibilidade. Se não fossem os inúmeros detalhes e explicações postadas aqui...
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 25 Mar 2014, 07:36, em um total de 1 vez.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8392
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 24 Mar 2014, 17:28

Ju_Bueno escreveu:
Almeidão escreveu:Desculpa aI sobRe a fantasia, e não foi para ti foi para o pessoal que tem uma temperatura alta e fica fantasiando que o Vectra tem que ter a temperatura alta e isto não é verdade é FANTASIA.

De boa parceiro! É de muita ajudar postar esclarecimentos como esses. Eu tb já ouvi do meu mecânico de confiança que "esse motor trabalha quente"... e que basta 1 litro de aditivo no sistema...

Ainda bem que temos esse fórum de alta credibilidade. Se não fossem os inúmeros detalhes e explicações postadas aqui...


Não só o Vectra, todos os motores tem que trabalhar quente, agora. Quão quente deve ser? Isto é simples, um carro em rodovias a noite normalmente ele anda em 80º no painel, bem isto se ele estiver normal.

Então 80 é o nomal dele.

Bem, na cidade ele oxila tambpem a noite entre 80 a 90, sempre chegando em 90 e baixxando para 80 de vido a ventuinha funcionar porque o carro o carro que estamos cometando é normal.

Então o máximo porém não fixo será 90º como normal.

Entenda não é fixo, é chegar e voltar, isto porque só há uma forma de fixar a temperatura em um grau, seria andar com ele em uma velocidade constante sem subir, sem descer e sem ninguem na frente e pelo menos acima de 80 por hora.

Agora vamos para a informação do mecânico sobre a temperatura que eles insistem que tem que ser quente. La no início eu comento e muitos podem comprovar que o carro não passa de 80 estando normal nas rodovias principalmente a noite. SE A INFORMAÇÃO DOS MECANICOS FOREM CORRETAS, nas rodovias e principalmente a noite fica inviável transitar com o carro porque se ele está em 80º, com certeza algo está errado e ele irá beber bem mais.
SERÁ QUE O INGENHEIRO NÃO IRIA VER ISTO?

CURIOSAMENTE ELES SÃO MAIS ECONOMICOS A NOITE, façam o teste.

Amigão, saiu da faixa azul e para ser mais exato no meio entre o o azul e a marca dos 80º já está o carro em temperatura ápta a funcionar como voce quiser que ele funcione.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Adriano cruz » 24 Mar 2014, 19:50

Eu concordo com você Almeidão. Mas estou com dúvidas : quando peguei meu CHALLENGE 2001 em 2011 o marcador de temperatura algumas vezes chegava em 90 graus subindo serra ou em trânsito lento. Depois que eu fiz a retífica em dezembro de 2012 comecei a usar óleo sintético 5w30 SN e HAVOLINE XLC 50/50 PRONTO PRA USO e notei que "nunca mais" o ponteiro chegou em 90 só vai no máximo 88 e já cai(isso faz mais de 1 ano e no calor daqui do NORDESTE). Eu queria saber se tem alguma relação com esse óleo de baixa fricção e o aditivo de excelente qualidade porque na embalagem diz que ele é com água deionizada, ou seja, sem íons que atrapalha algum processo químico que eu não entendo kkkkk, o que interessa é que é puro. Queria saber também se a temperatura real do motor é a que mostra no painel, se não, quantos graus de erro pra + ou pra - é com relação ao painel ?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8392
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 25 Mar 2014, 07:55

Adriano cruz escreveu:Eu concordo com você Almeidão. Mas estou com dúvidas : quando peguei meu CHALLENGE 2001 em 2011 o marcador de temperatura algumas vezes chegava em 90 graus subindo serra ou em trânsito lento. Depois que eu fiz a retífica em dezembro de 2012 comecei a usar óleo sintético 5w30 SN e HAVOLINE XLC 50/50 PRONTO PRA USO e notei que "nunca mais" o ponteiro chegou em 90 só vai no máximo 88 e já cai(isso faz mais de 1 ano e no calor daqui do NORDESTE). Eu queria saber se tem alguma relação com esse óleo de baixa fricção e o aditivo de excelente qualidade porque na embalagem diz que ele é com água deionizada, ou seja, sem íons que atrapalha algum processo químico que eu não entendo kkkkk, o que interessa é que é puro. Queria saber também se a temperatura real do motor é a que mostra no painel, se não, quantos graus de erro pra + ou pra - é com relação ao painel ?


Sobre a temperatura original eu não sei informar a diferença, mas acredito mque seja algo de 5º a mais que o valor mostrado no painel. Tem muita gente que tem duvidas nisto mas basta voce desligar o carro e verás que quando o ponteiro encostar no zero o motor ainda está um pouco quente.

Sua temperatura voce já era normal antes da retífica porque ao subir ele sobe a temperatura e transito lento igualmente, MAIS NUNCA PASSA DOS 90, isto venho comentando sempre e não importa a idade do carro, porque se estiver tudo normal a temperatura não altera.

Sobre o Aditivo eu sou suspeito em comentar, porque esta marca é o que eu uso há vários anos, uso o long life e faça chuva ou sol a tempçeratura do meu carro não muda e já perdi a noção correta da data, acredito que uns 8 anos e como trocam de carro sempre, eu sou um bom parâmetro como exemplo. Aseeguro que ele mantem o sistema limpo e com certeza altera o grau.

Sobre o óleo, claro que sim que altera a temperatura, afinal alem do aquecimento com a explosão das camaras, ainha há uma fadiga a mais em se movimentar dentro dele e se ele for mais fino, menos fadigas.

Explico que o movimentar dentro do óleo é que o eixo girabrequim com biélas estão dentro do óleo e quanto mais grosso for o óleo, mais pesado será seu movimento e muito importante também é o suspiro está sempre limpo e assim não heverá fadigas em jogar o ar que os pistões fazem ao serem empurrados para baixo.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 25 Mar 2014, 07:58

Ju_Bueno escreveu:De boa parceiro! É de muita ajuda postar esclarecimentos como esses. Eu tb já ouvi do meu mecânico de confiança que "esse motor trabalha quente"... e que basta 1 litro de aditivo no sistema...

:9: Não sei se fiquei subentendido... ao postar o acima comentei de modo irônico. Meu mecânico, embora de confiança, me disse isso qdo me preocupei c/ a temperatura do carro. Mas depois dos testes, confirmou anormalidade. E sobre o aditivo, o manual e as informações da galera diz claramente: entre 40 e 60% de aditivo. Se o sistema leva pouco mais de 7 litros, como que só 1 de aditivo está bom???

Ju_Bueno escreveu:Ainda bem que temos esse fórum de alta credibilidade. Se não fossem os inúmeros detalhes e explicações postadas aqui...

Digo agora que meu mecânico é de confiança pq não é daqueles que fica inventando defeito, querendo trocar o que não deve ou me cobrar o que não foi feito. Mas não vou logo de cara confiando em td o que ele diz - como nos exemplos acima. Agora, qdo noto algo diferente no carro, corro pro fórum pesquisar, me informar e procurar entender o que pode estar acontecendo. Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8392
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 25 Mar 2014, 12:31

Pra ser sincero é muito difícil confiar em alguem principalmente dando um bem valiosíssimo que é o nosso carro par outro olhar, (Assim eu penso do meu), e por sorte minha eu não deixo o meu porque eu mesmo resolvo a mecanica e elétrica dele. Me perco as vezes na eletronica, mas como tenho bastante experiencia acabo resolvendo na troca de peças por intuição e se eu comprar algo e der errado esta peça não será destruida, ou seja será aproveitada futuramente e não me incomodo de ter ela como reserva. Como não uso a mecanica profissionalmente, óbvio que o serviço fica extendidamente melhor que qualquer mecanico e com um toque carionhoso ao finalizar qualquer serviço.

No seu caso é viável buscar aqui no forum e tentar resolver e nós, incluo eu, quero resolver o seu problema e pode ter certeza que as vezes nos dá angútia não conseguir solucionar. Concordo que de onde estamos só imaginamos o problema, não estamos vendo o problema, e derrepente pode ser algo simples, mas infelizmente não alcançamos esta simplicidade que precisa ser tocada e pela distancia não logramos fazer isto.

Amigo, veja as dificuldades que enfrentamos aqui. Já houve caso de um informar que o carro estava ruim e não desenvolvia e etc e tal. Eu informei, que o problema era o ponto de dei umas dicas para que ele trabalhasse em cima disto. Logo ele que já tinha tentado de tudo levou o carro em um mecanico antigo e o mecanico abriu e viu que a polia estava frouxa e por isto comeu a chaveta, mas ele não disse que ao comer a chaveta o carro ficou fora do ponto. EU NO INICIO DISSE SER O PONTO E A POLIA ESTANDO COMIDA O PROBLEMA AINDA É O PONTO. Para ele não, para ele o problema era a polia que estava frouxa.

De qualquer maneira, ISTO NÃO É PARA TI, É PARA TODOS: muito cuidado com informações de internet porque quem escreve aqui somos nós e fica registrado e se alguem registrar errado, fica o registro errado e logo um quer expôr que está errado logo dá briga. Cabe a nós um pouquinho de sabedoria e saber separar o que pode estár errado ou não e lógico depois de algumas opniões. Devemos ser engenheiro as vezes e entender o sistema e como funciona para tentar solucionar, tipo entender que uma lâmpada que está com farol alto está clareando para baixo para o fóco ir para cima.

Sds
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Adriano cruz » 25 Mar 2014, 18:55

Almeidão escreveu:
Adriano cruz escreveu:Eu concordo com você Almeidão. Mas estou com dúvidas : quando peguei meu CHALLENGE 2001 em 2011 o marcador de temperatura algumas vezes chegava em 90 graus subindo serra ou em trânsito lento. Depois que eu fiz a retífica em dezembro de 2012 comecei a usar óleo sintético 5w30 SN e HAVOLINE XLC 50/50 PRONTO PRA USO e notei que "nunca mais" o ponteiro chegou em 90 só vai no máximo 88 e já cai(isso faz mais de 1 ano e no calor daqui do NORDESTE). Eu queria saber se tem alguma relação com esse óleo de baixa fricção e o aditivo de excelente qualidade porque na embalagem diz que ele é com água deionizada, ou seja, sem íons que atrapalha algum processo químico que eu não entendo kkkkk, o que interessa é que é puro. Queria saber também se a temperatura real do motor é a que mostra no painel, se não, quantos graus de erro pra + ou pra - é com relação ao painel ?


Sobre a temperatura original eu não sei informar a diferença, mas acredito mque seja algo de 5º a mais que o valor mostrado no painel. Tem muita gente que tem duvidas nisto mas basta voce desligar o carro e verás que quando o ponteiro encostar no zero o motor ainda está um pouco quente.

Sua temperatura voce já era normal antes da retífica porque ao subir ele sobe a temperatura e transito lento igualmente, MAIS NUNCA PASSA DOS 90, isto venho comentando sempre e não importa a idade do carro, porque se estiver tudo normal a temperatura não altera.

Sobre o Aditivo eu sou suspeito em comentar, porque esta marca é o que eu uso há vários anos, uso o long life e faça chuva ou sol a tempçeratura do meu carro não muda e já perdi a noção correta da data, acredito que uns 8 anos e como trocam de carro sempre, eu sou um bom parâmetro como exemplo. Aseeguro que ele mantem o sistema limpo e com certeza altera o grau.

Sobre o óleo, claro que sim que altera a temperatura, afinal alem do aquecimento com a explosão das camaras, ainha há uma fadiga a mais em se movimentar dentro dele e se ele for mais fino, menos fadigas.

Explico que o movimentar dentro do óleo é que o eixo girabrequim com biélas estão dentro do óleo e quanto mais grosso for o óleo, mais pesado será seu movimento e muito importante também é o suspiro está sempre limpo e assim não heverá fadigas em jogar o ar que os pistões fazem ao serem empurrados para baixo.


:102: Valeu aí Almeidão, vou ver se consigo colocar no scanner pra ver quanto mostra pra conferir a diferença. O que você falou tá certo minha temperatura já chegou em 90 mas nunca passou disso mesmo antes da retífica. :102: :88:

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por achagas » 26 Mar 2014, 09:41

bom dia pessoal, e ai Ju_Bueno, nisso tudo como é que ficou a temperatura? normalizou?
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4074
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 26 Mar 2014, 13:11

E aí parceiro? Como comentei na outra página, a próxima etapa é com o eletricista. O sistema agora não chega a superaquecer, mas demora demais pra baixar a temperatura até o ponto de a ventoinha desligar, isso quando ela desliga... - Já gastei uma grana que nem tinha pra voltar a ficar do mesmo jeito que estava antes de trocar o radiador original... :23: Então veremos a condição do motor da ventoinha; estamos achando (eu e o mecânico) que ele é ou está muito fraco.

Só um detalhe, um dia desses em rodovia, com calor de rachar, liguei o AC e depois de uns 15 ou 20 km rodados a temperatura foi subindo, acima da temperatura de partida do 1º estágio (qdo não se usa o ar) e resolvi desligar antes que azedasse. Já neste último domingo, com o clima mais ameno, usando AC na rodovia ficou ótima a temperatura. Vai entender... :56:
Teremos agora que aguardar o caixa dar uma aliviada...

Ju_Bueno escreveu:Então, o próximo passo agora é com o eletricista. Procurar saber se o motor dela realmente está fraco, se é possível colocar um novo - de outro carro, com certeza, pois desse não deve se encontrar. Mas isso vai esperar um pouco, pois agora tem o silencioso intermediário pra trocar e ainda nem sei em quanto vou morrer com o serviço do cabeçote. Até lá, usar ar condicionado só em rodovia; na cidade pode dar zebra!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

218 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 182 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.