O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Manutenção, Mecânica & ElétricaTemperatura alta com tudo novo
Troca de informações relacionadas a manutenção, mecânica e parte elétrica do seu carro.

Utilizar os sub fóruns para postagens.

218 mensagens
bruno241281
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 181
Registrado em: 22 Ago 2013, 15:51
Nome Completo: Bruno Pinto Fernandes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por bruno241281 » 29 Nov 2013, 19:53

Me exclarescam uma coisa por favor, como podem afirmar a temperatura que o carro esta se o indicador não apresenta valores????
É só o meu carro que não apresenta valores de indicação de temperatura???
No caso do meu o ponteiro costuma ficar na indicação do meio ou um pouco acima, qual seria essa temperatura???

Muito grato.
Vectra CD 2.2 16v 03/04 - Aut - Prata
Ex GM - Astra Sedan Confort 2.0 Flexpower 04/05 Preto (04 anos)
Ex SEAT Cordoba SXE 1.8 97/97 Vermelho (05 anos)
Ex FORD Fiesta 1.4L 16v Zetec SE 97/97 (02 anos)
Ex FORD Fiesta 1.0L 97/97 (01 ano)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 01 Dez 2013, 13:41

bruno241281 escreveu:Me exclarescam uma coisa por favor, como podem afirmar a temperatura que o carro esta se o indicador não apresenta valores????
É só o meu carro que não apresenta valores de indicação de temperatura???
No caso do meu o ponteiro costuma ficar na indicação do meio ou um pouco acima, qual seria essa temperatura???

Muito grato.


Amigo, é só voce calcular o espaço de 80 até 90 e imaginar o que pode ser 81, 82, 83, 84...

Sds
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por achagas » 01 Dez 2013, 15:33

Boa tarde pessoal, Fala Almeidão! Fala RicardoGLS!
É o seguinte Almeidão, retirei a termostática nova e o miolo traz a seguinte informação: 82°/97°C 1/13. se entendi ela começa a abrir qdo o carro alcança 82º e está toda aberta qdo alcança 97°. isso está certo?
agora vem o problema: aproveitei para verificar a ligação do primeiro estágio da ventuinha e ela só está armando com o carro parado em 92°, desce para 88°/86° e desliga, religando somente qdo chega a 92°. vou andar com o carro durante a semana sem a valvula, mas, acho que não vai adiantar muito, pq se parado esta chegando a isso, andando ele vai alcançar mais.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 01 Dez 2013, 18:37

achagas escreveu:Boa tarde pessoal, Fala Almeidão! Fala RicardoGLS!
É o seguinte Almeidão, retirei a termostática nova e o miolo traz a seguinte informação: 82°/97°C 1/13. se entendi ela começa a abrir qdo o carro alcança 82º e está toda aberta qdo alcança 97°. isso está certo?
agora vem o problema: aproveitei para verificar a ligação do primeiro estágio da ventuinha e ela só está armando com o carro parado em 92°, desce para 88°/86° e desliga, religando somente qdo chega a 92°. vou andar com o carro durante a semana sem a valvula, mas, acho que não vai adiantar muito, pq se parado esta chegando a isso, andando ele vai alcançar mais.


Nada disto, em estrada ele tem que ser mais baixo que parado. Bem, isto no painel ok? Eu acho que esta válvula está errada. Não é 92/97º?

Esperemos o resultado na estrada livre sem ao ar ligado.

Sds
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por achagas » 01 Dez 2013, 19:07

tá cunhado 82/97 sim, estou de óculos novinho, não tem como errar!!!! minha maior preocupação é com a ventuinha em primeiro estágio apenas quando chega a 92°. essa semana vou fazer uma viagem de 150km, falo depois como ficou, mas, qto a valvula tentei tirar algumas fotos mas ficou desfocado. o q acha?
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por achagas » 02 Dez 2013, 10:09

Almeidão, vou parar o carro para trocar a correia dentada, o esticador e a polia do virabrequim que tá com a borracha rachando, to pensando em, já q vou desmontar, aproveitar e trocar a bomba d'dagua já que não tá tão cara - 90,00 a Urba UB152 e 65,00 a Nakata, a informação que recebi é que ambas são de linha de montagem, o que vc diz?
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por achagas » 04 Dez 2013, 17:43

Srs. boa tarde, na minha ultima postagem tive uma emergência saí de deixei tudo ligado só retornando hj, com isso, minha viagem foi adiada, portanto, não consegui testar o carro na estrada, mas, tenho algumas coisas pra passar que são interessantes e merecem consideração.
Durante os dois dias passados, andando na cidade sem a valvula, a temperatura sempre ficou nos 95/90, mesmo que eu pegasse a linha amarela da barra a ilha com tudo livre.
Hj pela manhã, retornei pra casa e coloquei o carro na garagem, saí novamente às 11hs para ir à tijuca com o ar ligado, e peguei um $@#% trânsito no túnel, tudo parado em vila Isabel, mas, Acreditem, o carro cravou em 90 baixava pra quase 85 e voltava pra 90, aparentemente tinha voltado ao normal, cheguei na tijuca, fiz o que devia, sai e fui a Irajá comprar as peças que eu precisava, peguei a Brasil com um pouco de retenção e ele não saiu disso, 90/86. Agora no final, qdo estava voltando pra casa, ele subiu direto até 95/90 até eu estacionar.
O dia hj foi infernal quente pra cacete. Será que tem algum fio quebrado? Existe algum sensor responsável por acionar a ventuinha além daquele que fica acima da válvula termostática?
Bem qto as peças, considerando que segundo o meu mecânico a bomba d’agua ainda é a original ( coisa que eu duvido mas não tenho como negar uma vez que o antigo dono disse que nunca trocou) e considerando que tenho de trocar correia, optei por trocar a bomba pela Nakata que me garantiram ser original 65,00, comprei a polia do virabrequim axios 127,00, esticador da correia dentada 55,00, esticador da polyV 25,00 e a correia 36,00. Vou ver se consigo fazer logo esse serviço amanhã para pegar a estrada na sexta e ai ter uma noção sem a válvula.
Almeidão, qto a valvula, verifiquei na aciolly e pedi que um amigo verificasse na Palmart aqui no Rio, e o registro que aparece em todas é 82/97, a minha comprei na altese, ou a Whaler é assim mesmo ou erraram feio em mais de um lote.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 04 Dez 2013, 19:57

Sobre a valvula dá uma olhada melhor no filme que eu fiz neste link abaixo que ela está marcado na caixa com VT211. 82 e está marcado nela 82º isto na MTE Série ouro.

viewtopic.php?f=49&t=2462

Sobre a variação de temperatura com o ar ligado, não tem fio solto não é que o sensor de alta pressão DO AR CONDICIONADO que está funcionando correto, ou seja quando a pressão do gás aumenta ele arma a segunda velocidade e a temperatura baixa e isto não tem nada a ver com a temperatura do motor que é comandada por outro sensor que é o da temperatura da agua. Então isto é variável ou seja se a temperatura dele estiver alta e a pressão do ar não subir então o sensor de pressão não vai entrar em funcionamento e ao mesmo tempo se a temperatura da agua estiver baixa e a pressão do gás subir então ele entra em funcionamento para tirar a pressão do gás e de carona baixa a temperatura do motor. Por tem ainda o sensor da temperatura que se o gas não aumenta a pressão e não armar esta segunda velocidade da ventuina ele entra em ação.

Talvez este sensor seu não esteja comandando o segundo estávio pela alta temperatura. Ai meu amigo eu já não consigo lhe ajudar de longe e somente com aparelhos para saber ou trocar a peça.

Pelas informações que voce passou hoje, acredito que o sistema esteja perfeito com o ar ligado só faltando o segundo estágio pela temperatura da agua.

Sobre a válvula, não adianta comprar ainda, antes precisamos de informações da temperatura em estrada sem o ar ligado.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 05 Dez 2013, 08:13

Achagas, peço licença para usar o mesmo tópico:

Há uns 7 ou 8 meses foi limpo o sistema e trocada válvula termostática (continuou sem aditivo); há 3 meses troquei bomba d'água e na semana passada radiador e cebolão do 2º estágio (vectra A tem 1 cebolão pra cada estágio - MTE 741 e 767). Acontecia no meu carro que a temperatura demorava a baixar mesmo com a ventoinha ligada. Com ar condicionado na cidade, às vezes esquentava muito, chegava aos 97°, então eu desligava antes que desse merd@; em rodovia no máximo aos 90°. Presumia ser radiador entupido, pois ainda era o original.
Hoje, mesmo com radiador novo continua a demorar a baixar a temperatura e esquentou muito com ar ligado em velocidade baixa. Com esse picos, já deu pra testar o cebolão novo: liga aos 97° e desliga em 92°; nos mesmos 92° liga o primeiro estágio, mas a temperatura não baixa de imediato - sobe até os 94°, demora um pouco, começa a baixar e desliga aos 91°.

Já estou ficando agoniado: Motor do ventilador fraco? (me lembro de um caso desse no vectraclube) Galerias d'água no motor entupidas? Trocar o cebolão do primeiro tb? Taco fogo no carro? :15:

Não sei vai me dar uma luz, mas neste fim de semana vou rodar com ele em rodovia. Quero ver se há diferença na temperatura em relação a antes de trocar o radiador. Após isso, quero tirar a termostática pra ver como funcionará sem ela, e aproveitar pra ver qual é o grau dela. Quando foi trocada há uns 7 ou 8 meses, não recebi essa informação. Se não for a 82, acho que vou eu mesmo trocar.

Ainda não colocamos aditivo. O mecânico sugeriu esperar um pouco, pra confirmar se não baixa água (antes tinha um pequeno vazamento no radiador velho) e ver se ela ficará muito suja - se ficar não sei o que ele fará. Se não ficar, trocará a água de novo, colocaremos aditivo aos poucos continuando de olho na situação da água e observar os selos.
Só sei que a coisa tá ficando $éria e ainda nada de solução da minha saga com alta temperatura.

E agora, quem poderá me ajudar? ( ) Chapolin Colorado ( ) Almeidão kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 05 Dez 2013, 09:03

Ju_Bueno escreveu:Achagas, peço licença para usar o mesmo tópico:

Há uns 7 ou 8 meses foi limpo o sistema e trocada válvula termostática (continuou sem aditivo); há 3 meses troquei bomba d'água e na semana passada radiador e cebolão do 2º estágio (vectra A tem 1 cebolão pra cada estágio - MTE 741 e 767). Acontecia no meu carro que a temperatura demorava a baixar mesmo com a ventoinha ligada. Com ar condicionado na cidade, às vezes esquentava muito, chegava aos 97°, então eu desligava antes que desse merd@; em rodovia no máximo aos 90°. Presumia ser radiador entupido, pois ainda era o original.
Hoje, mesmo com radiador novo continua a demorar a baixar a temperatura e esquentou muito com ar ligado em velocidade baixa. Com esse picos, já deu pra testar o cebolão novo: liga aos 97° e desliga em 92°; nos mesmos 92° liga o primeiro estágio, mas a temperatura não baixa de imediato - sobe até os 94°, demora um pouco, começa a baixar e desliga aos 91°.

Já estou ficando agoniado: Motor do ventilador fraco? (me lembro de um caso desse no vectraclube) Galerias d'água no motor entupidas? Trocar o cebolão do primeiro tb? Taco fogo no carro? :15:

Não sei vai me dar uma luz, mas neste fim de semana vou rodar com ele em rodovia. Quero ver se há diferença na temperatura em relação a antes de trocar o radiador. Após isso, quero tirar a termostática pra ver como funcionará sem ela, e aproveitar pra ver qual é o grau dela. Quando foi trocada há uns 7 ou 8 meses, não recebi essa informação. Se não for a 82, acho que vou eu mesmo trocar.

Ainda não colocamos aditivo. O mecânico sugeriu esperar um pouco, pra confirmar se não baixa água (antes tinha um pequeno vazamento no radiador velho) e ver se ela ficará muito suja - se ficar não sei o que ele fará. Se não ficar, trocará a água de novo, colocaremos aditivo aos poucos continuando de olho na situação da água e observar os selos.
Só sei que a coisa tá ficando $éria e ainda nada de solução da minha saga com alta temperatura.

E agora, quem poderá me ajudar? ( ) Chapolin Colorado ( ) Almeidão kkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!


Ju_Bueno, existem vários fatores que autera a temperatura e eu sempre considero aqui que o problema seja no sistema de arrefecimento e não outro caso que possa ser junta queimada etc.

Sempre peço a informação de estrada livre semar, o motivo deste pedido é simples. Se na estada ele funciona certo e nas ruas não, então pode ser problema de ventuinha. E se na estrada funciona alta como nas ruas, então pode ser radiador sujo ou sensores equivocados. Quando peço para fazer o teste sem a valvula nas estradas é muito simples, se sem a valvula ele tem temperatura baixa, então o problemma é na válvula que pode estar estragada ou ela pode ser com a temperatura errada.
Ontem mesmo li em um local que o cara tinha valvula do Monza e que ela é altissima, por isto estava alta a tempertura. ERRADO, a valvula do Monza não é altissima. A VALVULA DO MONZA A ALCOOL É ALTISSIMA, a do gasolina é igual a nossa 82º

Bem, com certeza o seu sensor ou cebolão do segundo estágio está SUPER ALTO, este que voce informa é demais para mim. Ali no segundo estágio, o máximo que voce pode usar é um com 105/100 que seria o 740 MTE. No painel ele deve entrar como uns 93 por ai. O outro do primeiro estágio está bem, Exitem outro para o segundo que pode ser o 763, esta é melhor ainda. Depois do teste sem valvula na estrada livre, veremos se voce tem problema com ela.

Umas perguntas. Entra o primeiro estágio e funciona as duas ventuinhas?
Entra o primeiro estágio e depois de um tempo desliga?
Sempre que voce liga o ar, elas ligam juntas?
O radiador realmente é novo?
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 05 Dez 2013, 11:03

Almeidão escreveu:Umas perguntas.
Entra o primeiro estágio e funciona as duas ventuinhas?
Sim

Entra o primeiro estágio e depois de um tempo desliga?
Sim. Mas como relatei, ele liga aos 92° e a temperatura ao invés de diminuir, sobe devagar até uns 94° e só então que começa a baixar, bem devagar, e desliga aos 91°. Assim, logo ela liga novamente. Sei que vc dirá que esses valores são altos, mas esse é o sistema (cebolões) original do Vectra A (talvez esteja errado desligar o primeiro aos 91°- acho que tinha que esfriar mais). Como relatei em outra ocasião, os VA de outros membros, com manutenção em dia, trabalham nessa temperatura. Pesquisei bastante pra tentar entender o que está errado e não sair comprando peça errada.
Pra ter uma idéia, com ar condicionado na cidade, eles geralmente trabalham aos 95°- por isso que a temperatura do 2º estágio é 97°. Em rodovia, fica pouco acima da escala azul no painel. Com veículo lento à frente, sobe pros 90 + ou - , com ar ligado. Desligado tb não foge disso.


Sempre que voce liga o ar, elas ligam juntas?
Sim

O radiador realmente é novo?
Sim. Comprei pela internet - pois aqui na minha cidade só uma oficina encontrou, por R$700,00 - recebi a caixa lacrada, conferi, peça nova mesmo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 05 Dez 2013, 12:57

Ju_Bueno escreveu:
Almeidão escreveu:Umas perguntas.
Entra o primeiro estágio e funciona as duas ventuinhas?
Sim

Entra o primeiro estágio e depois de um tempo desliga?
Sim. Mas como relatei, ele liga aos 92° e a temperatura ao invés de diminuir, sobe devagar até uns 94° e só então que começa a baixar, bem devagar, e desliga aos 91°. Assim, logo ela liga novamente. Sei que vc dirá que esses valores são altos, mas esse é o sistema (cebolões) original do Vectra A (talvez esteja errado desligar o primeiro aos 91°- acho que tinha que esfriar mais). Como relatei em outra ocasião, os VA de outros membros, com manutenção em dia, trabalham nessa temperatura. Pesquisei bastante pra tentar entender o que está errado e não sair comprando peça errada.
Pra ter uma idéia, com ar condicionado na cidade, eles geralmente trabalham aos 95°- por isso que a temperatura do 2º estágio é 97°. Em rodovia, fica pouco acima da escala azul no painel. Com veículo lento à frente, sobe pros 90 + ou - , com ar ligado. Desligado tb não foge disso.


Sempre que voce liga o ar, elas ligam juntas?
Sim

O radiador realmente é novo?
Sim. Comprei pela internet - pois aqui na minha cidade só uma oficina encontrou, por R$700,00 - recebi a caixa lacrada, conferi, peça nova mesmo.


Na verdade a temperatura correta na cidade é igual nas estrada isto sem ar ligado e o sistema limpo. Eu acredito então que ao tirar a valvula vai ficar igual e se ficar igual, então só trocando ela por uma de 82º e terás a mesma temperatura.

QUANDO DIGO IGUAL CIDADE E ESTRADA SEM AR LIGADO, QUERO DIZER:
Nas rodovias livres sem ar se ele digamos ao meio dia com temperatura alta ele fica ai perto de 82 graus, então na cidade ele quando liga as ventuinhas ele tem que ir para os mesmo 82º não importando onde ela esteja ou bem próximo deste 82. Óbvio que na cidade ele chegará a um patamar mais alto, mas sempre que entra as ventuinhas ele tem que voltar na mesma que está na estrada. Quando isto é alterado e na cidade ele não vai onde na estrada ele atinge e estando tudo limpo e perfeito, então só vai sobrar para a Termostática que pode ser uma com valor mais elevado. Bem, assim que voce tirar ela voce vai ver se muda algo ou não, e o teste deve ser feito uma semana pelo menos e isto não danificará nada seu motor. Avisa aqui e saberemos se o problema é ela e eu acho que é.

Esta informação acima pode mudar para os carros que tem o sensor para IE, ou seja que não tenha cebolão.
Pode mudar também se o radiador estiver sujo.
Muda também com os cebolões com temperaturas muito alta.
Todos os testes deverão ser feito com o ar desligado, porque tem 2 caminhos para ligar o segundo estágio e um deles é pelo ar condicionado.

Sobre sua informação que o cebolão original é este. Ok, está certo, mas informo que no Vectra B tem vários cebolões e todos para o Vectra, tem um que abre o segundo estágio em 120º e tem outros que abrem em 100 e os 2 são originais. Não me pergunte o porque que eu não saberei lhe responder, o que posso responder a ti é que eu uso o mais baixo e tenho a clara certeza que é melhor para o meu motor.

VOCE VIU O FILME QUE FIZ NA TERMOSTÁTICA? Na verdade, depois que ela abre ela não fecha mais e sendo uma muito alta, além dela demorar abrir, ela as vezes nem tem a temperatura suficiente para manter ela totalmente aberta como deveria e isto vai ser igual um radiador entupido sem estar entupido.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 05 Dez 2013, 16:38

Almeidão escreveu:Eu acredito então que ao tirar a valvula vai ficar igual e se ficar igual, então só trocando ela por uma de 82º e terás a mesma temperatura...VOCE VIU O FILME QUE FIZ NA TERMOSTÁTICA? Na verdade, depois que ela abre ela não fecha mais e sendo uma muito alta, além dela demorar abrir, ela as vezes nem tem a temperatura suficiente para manter ela totalmente aberta como deveria e isto vai ser igual um radiador entupido sem estar entupido.


Almeidão, vi sim o vídeo. Baixei e está salvo no meu micro. Já assisti algumas vezes e é muito interessante mesmo.
Agora que li essa resposta sua, me lembrei que o carro está como quando comprei. A termostática estava travada fechada, com 3 furos para a vazão (insuficiente) da água. Faz todo sentido, e espero que seja ela mesmo.

Almeidão escreveu:Sobre sua informação que o cebolão original é este. Ok, está certo, mas informo que no Vectra B tem vários cebolões e todos para o Vectra, tem um que abre o segundo estágio em 120º e tem outros que abrem em 100 e os 2 são originais. Não me pergunte o porque que eu não saberei lhe responder, o que posso responder a ti é que eu uso o mais baixo e tenho a clara certeza que é melhor para o meu motor.


Entendi, se há a opção de deixar mais frio, melhor. Esses cebolões que informei são os únicos que encontrei para meu carro na busca pela internet, inclusive de membros do vectra clube recomendando-os. Até pensei em por um mais frio, mas não quis arriscar. Com temperatura aos 95° usando ar condicionado na cidade, o segundo estágio mais frio atuaria e sabe Deus se ele realmente conseguiria baixar dessa temperatura, pois, ao que tudo indica, trabalhar nessa temperatura é o normal nesse modelo. Talvez ele acabasse atuando direto.
No meu carro, passar dos 95° com ar na cidade (que é o que mais me preocupa) é um problema intermitente. Algumas vezes usei de boa, a temperatura se mantinha aos 95°, e de vez em quando o pressostato ativava o segundo estágio, baixando um pouco e recomeçando o ciclo.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 05 Dez 2013, 21:02

Estás enganado, se o segundo estágio entrar em funcionamento e se o sistema estiver normal, ele baixa na marra. Ele é tão potente que mesmo em alta velocidade ele ainda baixa a temperatura melhor que o vento frontal que óbviamente tem menos espaço que ele. Enquanto o primeiro estágio nas rodovia nem efeito faz.

Lembrando que ele só entra em funcionamento com o ar ligado e nas rodovias ele entra com o aumento da pressão do ar e voce nem sente, e as vezes nem sabe que ele foi acionado.

É amigo, resolva isto da válvula, voce pode perder o motor por causa dela e tem um custo aqui de 43,00.

Sds
Imagem

achagas
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Jul 2013, 09:58
Nome Completo: Alexandre chagas
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por achagas » 06 Dez 2013, 07:15

Bom dia Pessoal, Ju-Bueno, Almeidão, é o negócio tá frenético, vamos lá Ju-Bueno, vamos conseguir.
bem, consegui parar na oficina ontém para trocar as peças que falei e descobrimos que a bomba d'agua estava bastante comprometida, corroida, roncando e apresentando vazamento no eixo e pela lateral, mas, nada significativo. descobrimos também que existe um vazamento entre a mangueira superior e a valvula de ar quente, só apareceu pq depois de fechar o serviço, demos pressão no sistema como carro frio, antes de ligar o motor, olhamos e não vimos nenhum tipo de dano. olhei no cep chev e vi a mangueira mas não conseguir se a mangueira vem junto com a valvula ou é separada, e se dá pra colocar uam outra braçadeira no local, uma vez que aparentemente não existe rachaduras? o mecanico disse que normalmente qdo isso acontece, o pessoal pede pra isolar o ar quente. O meu ar condicionado é digital, se eu isolar a água quente posso ter problemas com o Ar condicionado?
bom vou pegar a estrada hj como programado e vou verificar o desempenho, mas, posso dizer que ontém no caminho da oficina pra casa, ele voltou ao funcionamento antigo com ar ligado, 86/90, mas o trajeto é muito curto por isso não dá pra avaliar.
qdo retornar posto o desempenho na estrada sem ar e sem a valvula.
Vectra GLS 2.2 8v 98
Dodge Journey R/T

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Almeidão » 06 Dez 2013, 12:10

Voce não pode ficar sem o ar quente porque o ar digital usa ele para fazer a mistura. Eu moro em uma cidade que ontem, estava a temperatura 40,5 e mesmo o meu analógito ainda tenho este sitema, acho legal tudo funcionar.

Não sei como é o seu sistema, mas no meu carro era um monte de mangueira em uma só, ou seja o tubo atrás do motor sem abraçadeiras etc, custa uma fortuna. Comprei um tubo e comrei todas as outras mangueiras separadamente e hoje tenho um sistema igual ao anterior, porem mais barato e posso trocar uma só mangueira independente. As duas que entam no radiador do ar quente, eu comprei original porque sómene achei lá, inclusive o modelo que o meu usa explica errado, a mangueira da entrada estava como saida, por isto fiz o pedido e veio errado, logo pedi a da saida e veio da entrada e eu acabei ficando com as duas.

Sim tem como fazer uma emenda e as vezes quando bem feita eu não acho que seja reprovável. Eu quando uso fazer isto, peço um torneiro a fazewr um nípel de alumínio, nem sempre fica mais barato que a mangueia, mas fico com uma opção a mais.

Opa, bomba com ruido ou roncando, não trabalha normal. Não só há perca de água como pode ter ar por momentos e falha na circulação. Bem, sem contar que quando esté assim ela pode folgar de vez e não só perderás a agua como pode afetar o comando, já que a correia sincronizada pode soltar e será como se tivesse quebrado.

Vai ai uma dica, bomba barulhenta, troca logo, não vai nesta de ir completando agua não porque o maior problema ai é soltar a correia dentada.

Ainda sobre esta válvula de ar quente, ela é muito frágil. Precisa sempre de ser inspecionada e a mangueira não vem com a válcula que pode ser duas vias ou 3, depende do modelo do seu carro. Se atrás do alternador sair duas mangueiras sendo que uma vai para válvula, então seu carro é com duas vias, caso saia uma só mangueira ali, então ela é de 3 vias.

Estou esperando alguem se prontificar e comprar minha idéia de uma válvula que fiz e uso no meu carro. Mas precisa ser alguem que queira gastar em algo que funcione 100% e não estraga, pelo menos não tem chance de vasar agua.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por RicardoGLS » 06 Dez 2013, 13:24

Bom o meu eu isolei o ar quente, retirei aquele ninho de cobras que tinha ali de mangueiras atrás do motor, e o meu ar é digital e nunca tive problemas e gela muito bem! Bom, continuando com a saga de temperatura, passei mais de uma semana analizando depois que fiz limpeza no radiador, conclui que andando na cidade com trânsito pesado sem ar, a temperatura fica trabalhando entre 88ºc a 90ºc no máximo q atingiu com ladeiras foi para 92ºc. já no ar, a temperatura ficou entre 88º e 90ºc isso na cidade. Andando de boa sem trânsito, ficou nos 85º 88ºc, acredito que agora está normal né Almeidão? Sábado agora dia 7/12/13, irei viajar uns 100 km de estrada, falta só o teste na BR que já na segunda feira eu posto aqui. tanto com o ar como sem o ar. Abço a todos!
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 06 Dez 2013, 16:16

RicardoGLS escreveu:Bom o meu eu isolei o ar quente... e o meu ar é digital e nunca tive problemas e gela muito bem!

Ricardo, só uma observação: ao usar o ar condicionado pra gelar, vc não sentirá mesmo falta do sistema de ar quente. Seu ar vai continuar gelando ao máximo. O que vc não terá mais é aquecimento. O digital mistura o ar quente para "temperar" o ambiente para temperaturas mais altas. Tipo se vc quer uns 18~19°, terá, mas se quiser 25° ou mais, não terá, pois faltará o aquecimento. O ar condicionado apenas resfria, isto é, retira o calor do ambiente, ele por si só não não gera calor. Abs!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
RicardoGLS
Organizador
Organizador
Mensagens: 506
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:09
Nome Completo: Ricardo Henrique A. Galvão
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por RicardoGLS » 09 Dez 2013, 09:37

Valeu Bueno :88: Bem pessoal, como comentei acima, fiz a viagem para testar a temperatura sem A/C e com A/C. Bom, andando a 120 sem A/C, a temperatura para minha surpresa ficou trabalhando em 90ºc, e com ar ligado ficou pior, 92º e 95ºc. Não sei mais o que fazer, hj pela manhã, fui ao kra que limpou meu radiador, ai disse a ele, como foi que ele varetou o radiador, indagando a ele que não tem como varetar, ele respondeu que existe radiador de vectra q não vareta, o que não foi o meu caso, ele até me mostrou umas lâminas bem finas e me explicou que o meu radiador foi varetado. E agora? :61: Tô suspeitando do sensor de temperatura da IE, vou trocar ele, mais se ñ for não sei mais o que faço :62:
Vectra Elegance 2011 8V 140Cv 2.0 Prata Polaris
Freios ABS e a disco nas 4 rodas.
Air Bag duplo, sensor de chuva ar digital

Ex Voyage 1992 GLS 1.8 4 portas
Ex Vectra 2000 GLS 2.2 8V
Vectra atual: Elegance 2011

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: TEMPERATURA ALTA COM TUDO NOVO

por Ju_Bueno » 09 Dez 2013, 10:59

Tenso! Coloquei o veca na estrada: de manhã, clima ameno, mas não aguentei não usar o ar... Temperatura entre 90~92°.
Na volta, já de tarde, quase me ferrei... foi subindo, subindo até os 98°. Parei, desliguei o ar e começou a baixar.
Segui sem ar condicionado no calor de 35° e a temperatura não largava dos 94~95°. Amanhã estarei tirando a termostática pra fazer testes. Espero que seja essa maldita prendendo a água quente dentro do motor... Além de achar que ela é pra temperatura muito alta, deve estar dando pau também...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

218 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 428 visitantes

Regras do fórum

Regras do fórum
ATENÇÃO:
Lembre-se de utilizar as Tag's [VECTRA A], [VECTRA B] ou [VECTRA C] para criar seu tópico de dúvida.