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Manutenção, Mecânica & ElétricaCorreia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.
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Almeidão
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Mar 2014, 08:05

allanjsg escreveu:Galera depois de tanto tempo finalmente consegui colocar no ponto certo, o foda foi a cara do mecânico enquanto eu explicava o pq o ponto estava errado, chegou até a falar que as marcações eram pra ser seguidas que se ainda assim errasse o ponto era muito burro, insisti pra ele verificar o PMS kkkkkkkk queria ter filmado a reação dele quando viu que a marcação da polia inferior interna com a marcação da capa superior o ponto ficava errado, por fim colocou no ponto certo e confesso que fiquei meio decepcionado, talvez seja psicológico mas achei ele desenvolvendo mais devagar porém mais linear e silencioso, como falei talvez seja efeito psicológico por ele estar mais silencioso, igual quando vc porém escapamento esportivo e acha que ele está muito mais forte por escutar ele urrando! Como andei pouco com ele até agora só vou poder ter a real certeza quando pegar a rodovia!


Espera que há algo errado na sua explicação se for isto o ponto está errado agora. Voce disse que a marca da polia superior na marca da capa interna em cima e a polia inferior na marca da capa externa embaixo estaria errado. NADA DISTO, NESTE CASO O PONTO É O CERTO. Verifique de novo e isto pode ser feito com o carro montado.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por allanjsg » 12 Mar 2014, 12:56

Almeidão escreveu:
allanjsg escreveu:Galera depois de tanto tempo finalmente consegui colocar no ponto certo, o foda foi a cara do mecânico enquanto eu explicava o pq o ponto estava errado, chegou até a falar que as marcações eram pra ser seguidas que se ainda assim errasse o ponto era muito burro, insisti pra ele verificar o PMS kkkkkkkk queria ter filmado a reação dele quando viu que a marcação da polia inferior interna com a marcação da capa superior o ponto ficava errado, por fim colocou no ponto certo e confesso que fiquei meio decepcionado, talvez seja psicológico mas achei ele desenvolvendo mais devagar porém mais linear e silencioso, como falei talvez seja efeito psicológico por ele estar mais silencioso, igual quando vc porém escapamento esportivo e acha que ele está muito mais forte por escutar ele urrando! Como andei pouco com ele até agora só vou poder ter a real certeza quando pegar a rodovia!


Espera que há algo errado na sua explicação se for isto o ponto está errado agora. Voce disse que a marca da polia superior na marca da capa interna em cima e a polia inferior na marca da capa externa embaixo estaria errado. NADA DISTO, NESTE CASO O PONTO É O CERTO. Verifique de novo e isto pode ser feito com o carro montado.



Acho que não soube explicar, o ponto estava da seguinte maneira polia superior na marca da capa, polia inferior interna na marca do motor, agora está polia superior na capa e polia inferior externa na capa! Se colocar a polia inferior interna na marca do motor a marca da polia superior fica exatamente no meio do motor!

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Mar 2014, 15:30

allanjsg escreveu:
Almeidão escreveu:
allanjsg escreveu:Galera depois de tanto tempo finalmente consegui colocar no ponto certo, o foda foi a cara do mecânico enquanto eu explicava o pq o ponto estava errado, chegou até a falar que as marcações eram pra ser seguidas que se ainda assim errasse o ponto era muito burro, insisti pra ele verificar o PMS kkkkkkkk queria ter filmado a reação dele quando viu que a marcação da polia inferior interna com a marcação da capa superior o ponto ficava errado, por fim colocou no ponto certo e confesso que fiquei meio decepcionado, talvez seja psicológico mas achei ele desenvolvendo mais devagar porém mais linear e silencioso, como falei talvez seja efeito psicológico por ele estar mais silencioso, igual quando vc porém escapamento esportivo e acha que ele está muito mais forte por escutar ele urrando! Como andei pouco com ele até agora só vou poder ter a real certeza quando pegar a rodovia!


Espera que há algo errado na sua explicação se for isto o ponto está errado agora. Voce disse que a marca da polia superior na marca da capa interna em cima e a polia inferior na marca da capa externa embaixo estaria errado. NADA DISTO, NESTE CASO O PONTO É O CERTO. Verifique de novo e isto pode ser feito com o carro montado.



Acho que não soube explicar, o ponto estava da seguinte maneira polia superior na marca da capa, polia inferior interna na marca do motor, agora está polia superior na capa e polia inferior externa na capa! Se colocar a polia inferior interna na marca do motor a marca da polia superior fica exatamente no meio do motor!


Ok, se está assim então ai é o ponto e estava realmente fora. Não é estranho voce achar que não houve diferença ou que é insignificativa. Na verdade são vários testes que devem ser feito e o mais forte deles é em subidas onde ele subia em primeira com ar e segunda sem ar, hoje certamente ele sobe em segunda com ar onde voce usava primeira antes.
Outro teste que muda muito é a arrancada, sai com ele e imediatamente passa segunda e acelera fundo, se estiver fora do ponto ele ronca e demora uma eternidade para chegar ao ponto de passar a terceira.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por allanjsg » 12 Mar 2014, 21:07

Algo aconteceu de errado, pois até 3 mil giros ele vai normal acima disso ele fica amarrado e corta em 5 mil vou voltar amanhã no mecânico pois o ponto eu acompanhei e vi que agora está certo, desconfio que seja o map ou sensor de rotação! Mas aí fica a pergunta porque isso só apareceu depois de colocado no ponto certo

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 13 Mar 2014, 09:11

allanjsg escreveu:Algo aconteceu de errado, pois até 3 mil giros ele vai normal acima disso ele fica amarrado e corta em 5 mil vou voltar amanhã no mecânico pois o ponto eu acompanhei e vi que agora está certo, desconfio que seja o map ou sensor de rotação! Mas aí fica a pergunta porque isso só apareceu depois de colocado no ponto certo


Eu não acredito ser map ou sensor de rotação, estes não afetam o carro nes ponto. Acredito que possa ainda estár errado o ponto, mesmo voce vendo, ainda é fácil estár fora porque ali é pouca coisa que representa muito e mesmo o ponto estando certo, na hora de colocar a correia pode sair fora, normalmente nós (incluo eu) soltamos o parafuso de cima da polia superior e colocamos no ponto e logo colocamos a correia. Na hora de apertar a polia superior se não tomar cuidado sempre pula um ou mais dente. Detalhe, apertando embaixo não acontece nada, mas em cima se não tiver cuidado pula. Logo, mesmo depois de conferido e colocado no lugar ele pode ter ficado fora do ponto, por isto que é viável depois de colocada a correia conferir o ponto nas capas antes de montar tudo.

Antigamente tinham uma pistola com luz estroboscópica que apontavam ali na polia com a capa externa e logo mostrava se o ponto está ou não correto e por isto que tem esta marca nas capas, porem os mecanicos antigos sem ter esta pistola porem com experiencia de sobra forom colocando no ponto por estas marcas e dava certo e ainda dá certo. Hoje os novatos não fazem cursos, acham que sabem e vão fazendo de qualquer jeito, acho que já está na hora de voltar esta pistola para eles aprenderem.

Aqui um desenho do ponto correto, se tiverem dúvidas basta imprimir isto e levar para um mecanico e dizer a ele que querem o ponto igual a este desenho. Assim evitaremos erro em cima de outro erro.

O desenho eu fiz sem escalas ou qualquer outra ajuda, mas se tivesse como fotografar um motor demontado no ponto com uma linha em cima destas marcas, veriam que elas estariam exatamente alinhada uma com a outra e que a linha passaria exatamente no centro das duas polias e que as duas marcas estariam no ponto mais distante uma da outra. Qualquer bom mecanico sabe disto as marcas são alinhadas e caso não seja ficará um motor manco.

Para melhor expicar, se pegarem um motor 8V e achar a maior distancia entre a marca da polia inferior pela polia superior, acharão o ponto dele. Só que isto voce só tem em 2 lugares ou seja um dente para trás em cima e um para frente embaixo e é isto que eu fiz ou um dente para frente em cima e um na marca embaixo.

Quando eu digo um dente para trás em cima, é que em cima a marca não é no meio e sim para esquerda

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por sergiodoo » 25 Ago 2014, 17:09

Ganhando o troféu pa de ouro, venho aki.
Meu carro está urrando muito, achei até q era problema na caixa, e subindo um Morro sem embalo, tenho que por primeira e acelerar tudo, as vezes, até segurar no freio de mão, dar giro, queimando embreagem e subir... Motor não queima, não faz barulhos anormais, etc.... Vou checar o ponto, porém quando vcs dizem: polia interna. Quer dizer retirar a da bomba água, direção e tal, e olhar a marca pela polia dentada, certo??? No caso, a de dentro...
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 26 Ago 2014, 07:36

sergiodoo escreveu:Ganhando o troféu pa de ouro, venho aki.
Meu carro está urrando muito, achei até q era problema na caixa, e subindo um Morro sem embalo, tenho que por primeira e acelerar tudo, as vezes, até segurar no freio de mão, dar giro, queimando embreagem e subir... Motor não queima, não faz barulhos anormais, etc.... Vou checar o ponto, porém quando vcs dizem: polia interna. Quer dizer retirar a da bomba água, direção e tal, e olhar a marca pela polia dentada, certo??? No caso, a de dentro...


Não, a polia interna fica depois da polia principal do Girabrequim, esta que voce vê na parte debaixo do motor. Na verdade ali são duas polias uma externa que está visível e gira a correia do alternardor, direção hidráulica e ar quando tem. Esta polia é presa na outra por 4 parafusos e esta outra por sinal é dentada e gira exatamente a correia dentada.

O sintoma do seu carro realmente pelo que voce descreve, parece ser um dente atrasado, esperemos que sim e que voce consiga acertar, mas na dúvida voce pode imprimir este desenho e pedir o mecanico a colocar o ponto assim como está nele, nada diferente. Ou seja se for diferente estará fora do correto.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ase-le » 05 Jan 2015, 22:54

Boa noite colegas

Troquei a correia dentada do meu vectra, mas ocorreu uma coisa estranha quando fiz a sincronização dela! Seguindo a recomendação do colega Almeidão, coloquei a marca da polia superior alinhada com a marca da capa interna e a polia inferior externa (a que aciona a correia de acessórios), alinhada com a marca da capa externa, da mesma forma que está ilustrado na primeira foto do post do colega Almeidão. O estranho é que desta forma a marca da polia inferior interna (polia dentada que aciona a correia dentada), ficou batendo com a marca que tem no motor e não um pouco para a direita (sentido anti-horário) como mostra o desenho do colega. Dos três pontos que só deveriam bater dois de acordo com as informações, no meu bateram os três!!! E agora, o que pode estar errado?

Almeidão
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 06 Jan 2015, 12:30

ase-le escreveu:Boa noite colegas

Troquei a correia dentada do meu vectra, mas ocorreu uma coisa estranha quando fiz a sincronização dela! Seguindo a recomendação do colega Almeidão, coloquei a marca da polia superior alinhada com a marca da capa interna e a polia inferior externa (a que aciona a correia de acessórios), alinhada com a marca da capa externa, da mesma forma que está ilustrado na primeira foto do post do colega Almeidão. O estranho é que desta forma a marca da polia inferior interna (polia dentada que aciona a correia dentada), ficou batendo com a marca que tem no motor e não um pouco para a direita (sentido anti-horário) como mostra o desenho do colega. Dos três pontos que só deveriam bater dois de acordo com as informações, no meu bateram os três!!! E agora, o que pode estar errado?


Então está fora do ponto, ficou um dente atrasado. Voce nunca pode comparar 3 pontos, são sempre 2 e os unicos 2 que existem são: Um na capa interna com a marca da polia de cima e outro na capa externa com a marca da polia embaixo. Possa ser que sua polia tenha uma marca errada ou se voce soltou a polia de cima para colocar que é o certo, na hora de apertar deve ter pulado um dente.

Mas já que voce colocou e sabe mexer, fica muito fácil acertar o ponto sem olhar a capa externa.

1 - Solte o esticador com uma chave 13 mm e gira ele com uma álen
2 - Coloca a polia em cima na marca e deixa como está.
3 - coloque a polia debaixo casando com a marca do motor.
4 - Volte a polia de baixo sentido anti horário um dente, vai ser algo de 5mm.
5 - Coloque a correia no local começando por baixo, fazendo as voltas no esticador e bomba e logo na parte de cima
pela frente. Nunca por trás da polia.
6 - Se voce soltou o parafuso de cima que é o correto soltar lo, ao reapertar nunca faça isso confiando na correia que
vai segurar, voce deve colocar algo para calçar a polia, tipo uma chave de fendas entre ele e um parafuso interno e
sempre dando choque na chave, nada de aperto direto. Choque é usar umca chave e dando soquinhos nela para ir
apertando, isto serve também para afrouxar.
7 - Ajuste o esticador e vlote a apertar com a chave 13. Evite apertar muito, o necessário já é o suficiente.


Se voce apertar direto, a parte de cima sendo maior não terá a força necessária para rodar a polia embaixo que por ser menor, tem ainda mais peso e assim com certeza vai pular um ou mais dentes.

acredito que tenha pulado ao reapertar.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ase-le » 09 Jan 2015, 12:43

Obrigado pela rápida resposta, Almeidão

No momento de colocar a correia, eu não usei 3 pontos para referência, fiz como você informou: polia de cima na marca da capa e polia de baixo (externa) também na marca da capa externa, igual a da primeira foto do post. O problema é que desta forma, a marca da polia inferior interna ficou na marca da carcaça da bomba de óleo e não um pouco pra direita (sentido anti-horário) como no seu desenho. Se eu coloco a polia de baixo interna da forma como está no seu desenho, a polia externa fica fora da marca da capa externa, ao contrário do que você mencionou. O que você me aconselha, fazer como está no seu desenho e desconsiderar a marca da polia inferior externa?
Devo dizer que o carro do jeito que está, até anda bem, mas quando afundo o pé ele não dá aquele pulo pra frente que eu acho que deveria dar.

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 11 Jan 2015, 16:34

Gostaria de tirar uma dúvida. Fui na oficina trocar a junta do carter e vi o mecânico colocando um Vectra no ponto e ele colocou a polia de cima na marca e com relação a de baixo ele tirou a vela próxima da polia e colocou uma chave de fenda e ficou procurando o PMS, e quando achou, montou tudo e o carro pegou, aparentemente sem problemas.
Pergunto se esse procedimento é válido e confiável ou algo que deveria ser somente em casos extremos como sanar uma pane na rua, por exemplo.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Jan 2015, 07:11

ase-le escreveu:Obrigado pela rápida resposta, Almeidão

No momento de colocar a correia, eu não usei 3 pontos para referência, fiz como você informou: polia de cima na marca da capa e polia de baixo (externa) também na marca da capa externa, igual a da primeira foto do post. O problema é que desta forma, a marca da polia inferior interna ficou na marca da carcaça da bomba de óleo e não um pouco pra direita (sentido anti-horário) como no seu desenho. Se eu coloco a polia de baixo interna da forma como está no seu desenho, a polia externa fica fora da marca da capa externa, ao contrário do que você mencionou. O que você me aconselha, fazer como está no seu desenho e desconsiderar a marca da polia inferior externa?
Devo dizer que o carro do jeito que está, até anda bem, mas quando afundo o pé ele não dá aquele pulo pra frente que eu acho que deveria dar.


Ele está fora do ponto, pode fazer igual ao desenho e desconsiderar a marca que voce tem na sua polia que pode está errada. Observe que a marcha lenda do seu carro deve está oxilando muito por isto.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 12 Jan 2015, 07:21

ArnaldoRj escreveu:Gostaria de tirar uma dúvida. Fui na oficina trocar a junta do carter e vi o mecânico colocando um Vectra no ponto e ele colocou a polia de cima na marca e com relação a de baixo ele tirou a vela próxima da polia e colocou uma chave de fenda e ficou procurando o PMS, e quando achou, montou tudo e o carro pegou, aparentemente sem problemas.
Pergunto se esse procedimento é válido e confiável ou algo que deveria ser somente em casos extremos como sanar uma pane na rua, por exemplo.


É viável se o mecânico for bom e bem sensível, porque ao colocar a chave na entrada da vela e conferir se o primeiro cilindro está no alto que é o correto para o ponto. Mas há um porém, não é está somente no alto é ser sensível para perceber quando o pistão chega no alto, isto porque ele chega e ao continuar girando ele pára e roda um dente inteiro para começar a descer devido ao pêndulo da biéla. Se ele colocou no momento que chegou, estaria certo, caso contrário continuará errado.

O correto neste caso é colocar a chave no orifícil da vela assim que chegar no alto colocar a correia e logo depois conferir a marca de cima com a capa interna e embaixo com ca marca da carcaça, só que na carcaça a polia ficará um dente pra frente, ou seja a polia girada um dente sentido anti horário.

Sinceramente, eu não vejo dificuldade nenhuma em acertar este ponto e não sei porque erram tanto.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por sergiodoo » 21 Fev 2015, 22:25

Almeidão....uma dúvida, sua polia superior da Correia dentada possui duas marcações, uma escrita s10 e ômega efi e a outra não lembro, mas é mpfi????
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 22 Fev 2015, 11:59

sergiodoo escreveu:Almeidão....uma dúvida, sua polia superior da Correia dentada possui duas marcações, uma escrita s10 e ômega efi e a outra não lembro, mas é mpfi????


Não, a minha só tem uma marca. Para quem tiver dúvida, é só seguir a marca que fica quase na direção do pino trava do comando, este pino que fica acima da porca que prende a polia. A marca do Vectra fica quase reta nele, porém um pouquinho para esquerda, dá uma olhada na pagina um deste tópico, na terceira foto e entenderás o que eu falo. Se a sua tem mais de uma marca, segue a que está igual a esta foto e dará certo, mas a polida do Vectra não tem estas opções, acredito que a do seu caro que está com uma polia opcional, não é original. Não quer dizer também que ela seja ruim ela só confunde e nada mais.

Ainda reforço e isto já escrevi ai pra trás, o ponto dele e a maior distancia entre as marcas das polias sem contar marca de carcaça ou outra coisa. O exemplo é: Você colocar uma linha nesta marca em cima e medir até a marca debaixo aquela que todos pões na carcaça do motor, se você encontrar o maior espaço, aí é o ponto. Mas convenhamos, fica mais fácil seguir o desenho que passei que já está ali a maior distancia em linha reta entre uma marca e outra, ou usar as marcas que estão nas capas protetoras.
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 23 Fev 2015, 10:50

Almeidão , será que para trocar o tensionador da correia dentada tem perigo de sair do ponto? Escuto tec tec chato e vem do local da correia dentada. Dei uma pequena olhada nesta parte quando fui fazer a manutenção do radiador , mas não tive coragem de me arriscar!

Abraços a todos

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Almeidão » 23 Fev 2015, 12:15

Mantenedor escreveu:Almeidão , será que para trocar o tensionador da correia dentada tem perigo de sair do ponto? Escuto tec tec chato e vem do local da correia dentada. Dei uma pequena olhada nesta parte quando fui fazer a manutenção do radiador , mas não tive coragem de me arriscar!

Abraços a todos

Mantenedor/VectraCD/2.0/16VT.215VC.


Antes de tirar a correia, voce coloca ele no ponto, assim ela volta onde você parou. Um detalhe, este tec tec é muito perigoso se estiver realmente vindo da correia, isto as vezes quer dizer que um dente dela foi para o espaço e se isto ocorreu, não demora e irão mais 3 de uma porrada só e ai estraga tudo.

Checa bem a correia a ver se não é ela o problema ao invéx do esticador

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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por Mantenedor » 23 Fev 2015, 13:35

Então , verifiquei a correia esta em bom estado , e não tem muito tempo que fiz o motor , janeiro de 2014 , rodo muito pouco !
Acho que o tensionador merece uma atenção também ! Este tec. Tec as vezes aparece e as vezes some! Mas vou encostar o carro para dar uma olhada melhor . Como nunca fiz a troca das correias vou deixar por enquanto para quem sabe das coisas.

Obrigado

Abraço

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ArnaldoRj
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por ArnaldoRj » 24 Fev 2015, 18:08

Na minha polia do comando também tem essas duas marcações e com dois locais para encaixar o pino do comando, mas dá para perceber ângulos diferente entre as duas marcações. O correto seria usar a marcação MPFI, é como roda no meu. Já peguei o meu assim.
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wagnerjose silva
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Re: Correia dentada Vectra 8V- Erro de alguns mecânicos.

por wagnerjose silva » 25 Fev 2015, 19:17

ola amigos boa noite , hoje tive que trocar o sensor de rotação e resolvi dar uma olhada nas marcações da correia dentada como eu tinha trocado a pouco tempo , e ainda não tinha visto esse topico todas que eu colocava era o jeito errado ou seja marca da polia do comando no corte da capa e a polia do virabrequim na bomba de oleo , como tava com tempo resolvi mudar e colocar do jeito certo , o carro melhorou esta mais silencioso e não treme tanto , amanha vou dar umas voltas p ver como ficou e alta rotação e o torque posto depois o resultado segue fotos de como ficou
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agradeço pela otima dica do Almeidão e isso ai vivendo e aprendendo !!!!

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