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Manutenção, Mecânica & ElétricaProblema com arrefecimento - temperatura alta
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Pedro novelli
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Pedro novelli » 10 Dez 2022, 14:23

Boa tarde, estou com problema de arrefecimento no meu vectra b, ja troquei todo tipo de peça no sistema de arrefecimento,as mesmo assim o carro continua a esquenta fora do normal, se eu ligar o ar condicionado ai que esquenta mesmo, alguem tem alguma dica?
Obs, sistema com aditivo top Da wurth

Almeidão
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 10 Dez 2022, 18:06

Pedro novelli escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde, estou com problema de arrefecimento no meu vectra b, ja troquei todo tipo de peça no sistema de arrefecimento,as mesmo assim o carro continua a esquenta fora do normal, se eu ligar o ar condicionado ai que esquenta mesmo, alguem tem alguma dica?
Obs, sistema com aditivo top Da wurth


Você trocou o radiador? Comprou um Brazado? Colocou uma termostatica com 82 graus? Se seu carro for 8V dá para usar somente o refil MTE 211-82. Trocou a bomba de água? Testou ela com a termostatica fora pra ver se tinha pressão de agua?

Se o radiador for de Tubo, nem precisa checar mais nada acima porque ele não serve para o Véctra, se for brazado e o resto tiver bom, então seu radiador pode ser o problema.

Este video no minuto 11:55 mostra o que é um radiador brazado.
https://www.youtube.com/watch?v=ThN2rTFamAo

Este outro mostra muito mais, inclusive como testar a bomba dágua com o carro ligado e circulando agua. Sobre o aditivo que voce está usando, todas as vezes antes de usar um anditivo é preciso fazer um teste com agua pura, porque eu mostro como tirar até 4 litros la de dentro para mexer em alguma coisa tipo trocar termostatica ou uma mangueira supeiror, mas este teste ai tinha que ser feito antes de colcoar ele.
https://www.youtube.com/watch?v=oQSe_Kt-x-E

Você pode tambem tirar a termostatica, ou colocar uma MTE 211-82 e andar com o carro em rodovias livres e informar a temperatura que está o carro, sem ela ou com esta que informei. Ai poderiamos passar um diagnóstico mais preciso se é radiador ou sensor.
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Ju_Bueno
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 12 Dez 2022, 08:58

Pedro novelli escreveu:Fuente del Mensaje sistema com aditivo top Da wurth

No momento, o aditivo que vc está usando não faz diferença - seja um bom, seja um ruim ou mesmo somente com água. O problema pode estar em alguma peça que resolveu do nada dar defeito ou deu defeito justamente pelo sistema não ter recebido a manutenção preventiva correta - daí sim passa a ser um fator importante se usava anteriormente um bom aditivo e há quanto tempo usava. Há várias coisas a se verificar no sistema em busca da origem da causa, como comentou o Almeidão. E algo que ele não comentou, verificar também o como está o funcionamento das ventoinhas.
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Pedro novelli
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Pedro novelli » 12 Dez 2022, 12:40

Então, troquei o radiador, coloquei brazado, troquei a bomba d'água, troquei o sensor de temperatura do painel e da ecu, desde que eu comprei o carro a 3 anos ele ja usava aditivo, so fiz a limpeza, e coloquei esse mesmo, ja sobre a termostática, eu comprei uma de 82 graus,
Eu fiz o teste o com o termômetro, percebi que ele demora muito pra resfriar

Pedro novelli
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Pedro novelli » 12 Dez 2022, 12:43

Com o carro parado ele faz a troca de calor normalmente, mas.se eu começo a andar com o carro ele ja começa a oscilação na temperatura, goda hr tenho q ligar o ar e desligar pra ele acionar o 2° estágio pra conseguir refrigerar o sistema

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 12 Dez 2022, 20:52

A vangagem de saber a temperatura nas rodovias primeiro é porque ali poderemos matar a charada, digamos que esteja normal ali nos 80 a 82 graus e aquece na cidade, bem então o problema são as ventoinhas e pode ser proporcionada por um sensor ruim. Caso em rodovias ela seja alta, com cergez será alta nas ruas também, nesgte caso o problema pode ser bomba d'água, termostatica ou radiador. Tem possibilidade de ser boa nas rodovias e ruim no transito. mas se for ruim nas rodovias já será ruim em qualquer lugar.
Tem algumas bombas ainda no mercado que soltam o rotor e o eixo roda em falso, foi um problema resolvido segundo o fabricante. Mas será que eles tiraram estas peças do mercado? Foram vários e eu passarei um video de um e por isto que testo tudo, tudo mesmo antes de colocar no carro.
Menos a gasolina, não pense que sou chato, de forma nenhuma, sou é muiiiiiiiiiiiiito chato.

Olha o video no minuto 3.45. Se tudo está normal no carro, motor em dia, termostatica 82 graus, radiador brazado, só sobrou a bomba ou sensor com problema ou negativo ruim no carro
https://www.google.com/search?q=urba+so ... R-xUarqPkc

Seu carro é 2002 ok, troque o sensor para ter certeza que não é ele, coloque o MTE 4051, ele ainda é barato.
E o do painel o MTE 3029, também nçao é caro.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 12 Dez 2022, 22:43

mais esta esquentando na rodovia , ISO que acho estranho o vectra não liga as ventoinhas na rodovia e muito difícil ele chegar na temperatura que liga as ventoinhas andando em rodovia libre .
Geralmente cuando tem problema de temperatura eu a concelho checar com o carro parado se as ventoinhas estão ligando na temperatura certa ,no seu carro deveria ser uns 90/93 graus no painel ,se as ventoinhas estão ligando na temperatura correta faria outros testes , detalhe não vai ligar o segundo estagio ,se ele ligar tem coisa ruim no geral o segundo estagio é mais para o condicionado.
Então eu testaria o carro sem a válvula termostica , bomba de agua tem relatos de soltar o rotor eu pessoalmente nunca vi , no meu carro tem uma bomba que ate lembro a frase cuando compre ela foi ,me da a mais em conta kakakak e já tem mais de dois anos lá .
Não se a que chamam de temperatura alta em cidade é ate normal chegar a 90 graus mais nunca passa de 95.
Seria legal vcv chef a temperatura e passar pra nois , olha para ver se esta ligando as duas ventoinhas juntas ao mesmo tempo, .
Tira a tampa do reservatório de agua do radiador e cheira par ver se tem cheiro de gasolina ou cheiro como se fose da descarga com o carro frio.
O carro baixa óleo ou agua?
Tem alguma rotação que falha?

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 13 Dez 2022, 10:22

Tem que ter a media de rodovia, só assim saberemos se o problema é circulação de agua ou parte eletrica.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por nahodir » 13 Dez 2022, 21:57

Uma das principais causas de superaquecimento do carro é que o ventilador do radiador não está funcionando corretamente. Pode ser facilmente verificado verificando o nível do líquido refrigerante no vaso de expansão.
Este site tem muitos jogos https://br.parimatch.com/pt/casino/slots para fazer apostas online com eficiência.

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 14 Dez 2022, 08:09

:47:
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 14 Dez 2022, 11:02

Existem ainda muita confusão com os ventiladores ou ventoinhas dos carros que só serve para transito lento, em rodovias em 40Km ou a 180 ventiladores não são acionados estando o ar condicionado desligado. O ar frontal recebido pelos carros em rodovias é tão forte que usam parte do para choques para tapar parte deste vento.
O sistema de arrefecimento é muito fácil de entender, o que os mecanicos se perdem é tentar recuperar um radiador de alumínio que é irrecuperável e pior ainda insistem e confirma que hoje os carros em 100 graus no painel é normal. Com isto os proprietários vão tendo a esperança de não ter que comprar um radiador novo e no fim acaba gastanto mais que um radiador e continuará com o problema que poderia ser evitado com um bom aditivo que aliás custa até R$ 150,00 por 3 litros que acham ser uma fortuna, mas seria um custo de R$ 2,50 por mês e infelizmente muitos carros não merecem este gasto mensal, segundo alguns proprietários.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 14 Dez 2022, 15:44

verdad almeidão no caso do vectra ariscaria a falar aue 80% do problemas de tempertura são causados pelo radiador o resto eu divido em : defeito em reles ou ventoinhas , valvula termostatica , e sinceramente nunca vi uma bomba de agua com o rotor solto ja vi como rotor desgastado por iso coloco em ultimo lugar (se o carro tem manutenção basica) , so uma vez vi problema por mangueiras ligadas erradas então cuase que descarto .
tem algumas veces que o problema de temperatura é so um sintoma e o problema é mecanico , como uma junta de cabeçote queimada , carro funcionando em 3 cilindros , parece ridiculo mais como a injeção corrige tanto tem pessoas com menos experiencia que não sentem que o carro tem um cilindro falhando .
se o carro tem sujeira dentro e a junta tem os furos de pasagem de agua meio entupidos a temperatura vai subir tambem porque não vai circular agua dereito no cabeçote e o sensor fica acima da junta então vai ter uma leitura de alta temperatura ,
o primer radiador que troque do meu carro pesaba mais de 5 kiloskakakak de tanta lama que tinha dentro dele estaba 70% entupido iso foi mais de 15 anos de descuido pode ate ser por não saber ou era uma pessoa de mais idade ,de outra epoca na cual os radiadores eram de cano com seus dutos bem grandes .

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 10 Jan 2023, 15:07

Vi este video e resolvi postar aqui para vocês, a troca do Tubo de água. Ali pelo minuto 1:25 se vê o tubo e a boca dele toda laranja, parece barro, imagina como não fica dentro do radiador! Detalhe, não sei se é o carro dele, mas sei que ele usa aditivo e com certeza não é o aditivo correto.
Tem momentos que acho que estou errado, talvez é assim mesmo que deve ficar e não limpo como o meu.

https://www.youtube.com/watch?v=Ic9ICJKFxD4&t=109s
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por chirola » 11 Jan 2023, 13:55

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje parece barro

sim tem cara de ser barro jonto com ferrujem , o aditivo não vai tirar o barro da agua , e o que sempre falo dependendo aonde mora a agua não é tão limpa e tem restor de terra que vai acumulando dentro do radiador ate entupir ele .

ontem fui ver o ar condicionado não achei fugas enchimos o sistema com 300 libras de nitro para ver se baijaba a preção e fico umas duas horas asim , depois colocamos a maquina de vacuo e fico mais uma hora com vacuo e não perdeu preção nem vacuo , se tem perdidas deve ser cuando esquenta e esfria, o que me faz pensar no condensador do paine ou o selo do compressor , coloque gas continta para ver se aparece mancha alguma em algum lugar o ar esfria muito chega a incomodar o frio dentro do carro mais agora so esperar para ver o resultado , o sistema tinha o gas baixo mais não perdeu toda a carga pelo que se tem fuga deve ser muito pequena
esas horas são as eu gostaria de achar um buraco no cano asim resolve logo e não ter que perder tempo procurando microfugas .

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 11 Jan 2023, 14:09

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje não sei se é o carro dele, mas sei que ele usa aditivo e com certeza não é o aditivo correto.
Tem momentos que acho que estou errado, talvez é assim mesmo que deve ficar e não limpo como o meu.

O carro é dele, mas faz pouco tempo que comprou. Também não sei que aditivo ele usa, mas uma possibilidade é que o dono anterior não usava. Tal como no meu carro: quando comprei fiz uma limpeza pra por o aditivo, só que essa limpeza não "zerou" tudo - tanto é que, após estar usando o Delphi por uns 2 anos ou mais, fui experimentar o fluído High Torque (que eu não sabia ser de fabricação da Radiex ) e o líquido ficou todo sujo com 1 semana. A conclusão que tirei foi que o Delphi preservou o sistema do jeito que estava, pois, como comentou o Chirola, aditivo não faz limpeza - só conserva, mas o tal Highdiex sim parece promover limpeza. Se conserva, bem, eu não quis mais pagar pra ver.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Almeidão » 11 Jan 2023, 14:28

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje não sei se é o carro dele, mas sei que ele usa aditivo e com certeza não é o aditivo correto.
Tem momentos que acho que estou errado, talvez é assim mesmo que deve ficar e não limpo como o meu.

O carro é dele, mas faz pouco tempo que comprou. Também não sei que aditivo ele usa, mas uma possibilidade é que o dono anterior não usava. Tal como no meu carro. Quando comprei fiz uma limpeza pra por o aditivo, só que essa limpeza não "zerou" tudo - tanto é que, após estar usando o Delphi por uns 2 anos ou mais, fui experimentar o fluído High Torque (que eu não sabia ser de fabricação da Radiex ) e o líquido ficou todo sujo com 1 semana. A conclusão que tirei foi que o Delphi preservou o sistema do jeito que estava, pois, como comentou o Chirola, aditivo não faz limpeza - só conserva, mas o tal Highdiex sim parece promover limpeza. Se conserva, não quis mais pagar pra ver.


Vou te dar uma idéia, não é para acertar um radiador que esteja oxidado e com Zinabre, mas para dar uma geral se ele for perfeito, porem com duvida de sujeira. Pode fazer sem medo. Tirar toda agua que esteja la dentro, colocar agua nova e um tubo de Rad clean 7 dias da Bardahl, se usar 2 melhor ainda. Andar com o carro uma semana ou 10 dias com o sistema de ar quente ligado, não precisa fazer o ar quente, só circular a agua que ele dá uma geral. Depois fazer o preocesso de limpeza inversa. Detalhe a agua ficará branca igual leite e é importante andar com o carro, não é para deixar na garagem esperando os 7 dias passar.

Sobre o Aditivo eu já vi um carro assim usando o Paraflu, o mais interessante que a sujeira gruda nas peças e a agua fica limpimha no reservatório kakakkakaka. Coitado do radiador e suas galerias. Uma pena que abusei muito do meu carro, ai não dá para comprar um modelo mais novo, (questão de familia kakakak) porque este carro dele deste ano é lindo demais, e pude ver que já é cambio com cabos de aço original e nçao de varão.
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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por AndreZirn » 08 Fev 2023, 22:45

Prezados tenho um Vectra GTX - 2011 - estou com problema no arrefecimento, alguém poderia me orientar como testar o 1º e segundo estagio da ventoinha do radiador:
o carro ferve mas não tem vazamento e o radiador tem 1 ano, na estrada tudo bem porem na cidade a ventoinha entra entre 102 a 104º para mim esta temperatura deveria ser o 2º estagio, acho que o 1º estagio não esta funcionando.
So identifiquei o sensor de temperatura próximo ao termostato, tem mais algum sensor para atuar o 2º estagio? ou e o mesmo sensor que atua os dois estágios?
Se alguém tiver o esquema elétrico poderia compartilhar para que eu entenda onde possa estar o problema?
Outra questão e ser existe como regular a temperatura de acionamento do 1º e 2º estagio pelo tech 2?
desde já, agradeço o auxilio.

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Problema com arrefecimento - temperatura alta

por Ju_Bueno » 09 Fev 2023, 08:41

A velocidade das ventoinhas são controladas por relés, mas sinceramente, não entendo nada de elétrica. Essa temperatura que vc mencionou - "ventoinha entra entre 102 a 104º" - é a leitura em scanner? Se for, creio que não esteja fora normal.

No indicador do painel, em qual temperatura ele fica andando na rodovia?

Em que ponto do relógio no painel está o ponteiro qdo entra as ventoinhas

Estão as duas funcionando sempre juntas, ou vc vê em alguma situação uma funcionando e a outra não?
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Vectra elite aquecendo muito..

por Thiago Nogueira » 07 Abr 2024, 14:11

É o seguinte,quero saber se vcs já passaram pelo que estou passando. Há 2 dias fiz o câmbio do carro , e começou a esquentar muito que chega a vazar pelo reservatório. Troquei a válvula termostática,porém continuo fervendo. Tem hora que a temperatura chega no penúltimo tracinho,aí com o ventilador ligado diminui. Depois aumenta até ele ferver e vazar a água pelo reservatório. Meu carro é um Vectra elite 2006. Se puderem me ajudar agradeço, abraço

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Vectra elite aquecendo muito..

por Almeidão » 07 Abr 2024, 16:23

Thiago Nogueira escreveu:Fuente del Mensaje É o seguinte,quero saber se vcs já passaram pelo que estou passando. Há 2 dias fiz o câmbio do carro , e começou a esquentar muito que chega a vazar pelo reservatório. Troquei a válvula termostática,porém continuo fervendo. Tem hora que a temperatura chega no penúltimo tracinho,aí com o ventilador ligado diminui. Depois aumenta até ele ferver e vazar a água pelo reservatório. Meu carro é um Vectra elite 2006. Se puderem me ajudar agradeço, abraço


Se ele esquenta também em rdovias, é possivel que seja algo como inversão de mangueiras atrás do motor como a mangueira do reservatorio, mangueira do ar quente e mangueira que retorna agua quente para o motor quando ele está frio. É isto que tem que ser averiguado no seu carro, todas as mangueiras la trás do motor tem seu lugar certo de entrar, e muitos costumam inverter isto achando que não atrapalha. Sobre a termostática, se o carro for flex ela é de 87 graus, se for gasolina 82 graus, nunca usar uma de 92 graus. Um carro flex pode usar uma de 82 graus, mas um carro casolina não pode usar uma de 87 e nem pensar uma de 92 graus.

Se ele esquenta somente em transito pesado, pode ser problemas no sensor de temperatura da centra que comanda as ventoinas, é um plug que fica atrás do motor se ele for mesmo 16V como estou lendo em suas informações, checa ali porque está bem perto de onde mexeram no cambio, ali seria um plug tipo MTE 4051. Um detalhe, pode ser que jpa queimou a junta e isto é culpa de quem mexeu ali.

No desespero em um momento ruim quando sobe a temperatura, a solução para amenizar um pouco é ligar o ar quente com o vetilador no máximo, assim irá refrigerar o pouco de água que tem no radiador do ar.
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