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Manutenção, Mecânica & ElétricaVectra "Fervendo" o que faço?
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Alcir Andreoni » 05 Jun 2014, 16:11

Ramom lima escreveu:meu carro tava fervendo. e a agua do reservatorio expandindo.achei o defeito.era a porra da bomba d agua.

Como o Almeidão recomenda e eu faço minhas as palavras dele.

Muita gente não dá importância para a bomba d'água quando está fazendo a troca da correia dentada... :52:
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Isso deixa marcas profundas!

Adriano cruz
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Adriano cruz » 05 Jun 2014, 20:25

Pois é, o ideal seria trocar a bomba d'água em toda troca da correia pra garantir.

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Thiago Menezes
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Thiago Menezes » 05 Jun 2014, 21:33

Adriano cruz escreveu:Pois é, o ideal seria trocar a bomba d'água em toda troca da correia pra garantir.


Exatamente, é uma coisa barata e o mecânico com a mão na massa já faz a troca rapidinho!

Acho que não vale apena ariscar, o rolamento dela pode dar pane de uma hora pra outra e deixar a pessoa na mão :13:
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Ricardo Crispim
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Ricardo Crispim » 08 Jun 2014, 12:38

Variação da Temperatura do motor do Vectra em estradas e no trãnsito.


Um filme com a direção do Almeidão
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Alez, está ai o prometido, a narração não é tão boa, mas pior que o Galvão Bueno é assistir um jogo em Mute kakka.


http://www.youtube.com/watch?v=UayFaKpSxYc

Forte abraço!!!!!!!!

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Thiago Menezes
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Thiago Menezes » 09 Jun 2014, 09:35

Ricardo Crispim escreveu:
...a narração não é tão boa, mas pior que o Galvão Bueno é assistir um jogo em Mute kakka.



hahahahhaahahahhahahahahaa :88: Mas o vídeo é muito bom vale a pena... :6:
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Alez
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Alez » 09 Jun 2014, 16:00

Almeidão, em primeiro lugar, valeu pelo vídeo.

Crispim, obrigado por disponibilizar.

Almeidão, então é certo que meu carro tem problema porque sem ligar o ar quando chega no ponto entre o 80 e o 100 que no caso é 90... ele fica um ponto acima e depois não desce mais... mesmo que eu pegue uma rodovia com vento contra a frente do carro.

Ai a dúvida é a seguinte... VT travada aberta ou fechada? VT errada? VT 87º acontece isso?

Vou tentar fazer um vídeo desse também.

Almeidão
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Almeidão » 09 Jun 2014, 16:36

Alez escreveu:Almeidão, em primeiro lugar, valeu pelo vídeo.

Crispim, obrigado por disponibilizar.

Almeidão, então é certo que meu carro tem problema porque sem ligar o ar quando chega no ponto entre o 80 e o 100 que no caso é 90... ele fica um ponto acima e depois não desce mais... mesmo que eu pegue uma rodovia com vento contra a frente do carro.

Ai a dúvida é a seguinte... VT travada aberta ou fechada? VT errada? VT 87º acontece isso?

Vou tentar fazer um vídeo desse também.


VT trava aberta nunca vi, seria um premio porque aberta nunca le causa mal a não ser no consumo e carbonização. Is não é bom, mas é um mal bem menor.

Há duas hipóteses possíveis, ela está agarrando e não abrindo toda ou está com o grau errado. Não é difícil fazer este teste, aliás já comentei contigo, basta tirar o refil da trermostática e andar sem ele uma semana e comparar como é a temperatura sem ela. Se ficar melhor do que voce esteja comentando, então o problema é ela e basta colocar um com grau de 82 e resolverá o problema.

Se mesmo assim, sem ela e ainda ficar com grau alto, então o problema é radiador.
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Alez
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Alez » 09 Jun 2014, 16:48

Almeidão... fiz um teste com ele parado ali agora e levou 15 minutos pra atingir 90º e não abaixou mais... ventoinha disparou... esperei 3 minutos pra ver se a temp baixava no painel e não baixou.

Tá certo isso?

Outra coisa... quando ligo ele frio a mangueira que sai da VT para o radiador esquenta primeiro enquanto a outra mangueira que sai de baixo do radiador continua fria e esquenta depois.

Isso também é correto?

Adriano cruz
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Adriano cruz » 09 Jun 2014, 19:15

A meu ver tá correto porque a VT está segurando a água quente aí depois que solta a outra mangueira após o radiador esquenta. Agora se o grau térmico dela está correto eu não sei. :88:

Almeidão
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Almeidão » 10 Jun 2014, 09:35

Alez escreveu:Almeidão... fiz um teste com ele parado ali agora e levou 15 minutos pra atingir 90º e não abaixou mais... ventoinha disparou... esperei 3 minutos pra ver se a temp baixava no painel e não baixou.

Tá certo isso?

Outra coisa... quando ligo ele frio a mangueira que sai da VT para o radiador esquenta primeiro enquanto a outra mangueira que sai de baixo do radiador continua fria e esquenta depois.

Isso também é correto?


Não é correto, isto porque ao passar pela mangueira de saida, já passou pela termostática, isto quer dizer que o radiador do seu carro não está normal, pode ser ele o problema se a na saida demorar esquentar. Um momento rápido sim é normal, porque sai agua quente e entra no radiador que ainda está frio, mas logo se mistura.

Veja no teste que eu fiz com ele parado, a ventoinha entra funcionando e se ele ficar na lenta demora para baixar a temperatura porque a circulação é pouca quando ele está em marcha lenta. Mas depois de uns 40 segundos com ela ligada, é só acelerar que a agua que ela esfriou está acumulada no radiador circula mais rápido e logo baixa a temperatura e isto voce vê acontecendo igual no filme. Faça este teste.

A MINHA PERGUNTA É: ARMOU A VENTOINHA.
Quanto tempo ela fica armada sem acelerar o carro?
Quanto tempo ela fica armada acelerando ele um pouco? Acelerar no máximo até 2mil RPM.

Fazer este teste com ele quente, tipo chegou de algum lugar como eu cheguei no filme e testar.
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Alez » 10 Jun 2014, 22:40

Almeida, depois de 15 minutos ligado a ventoinha dispara. Ele atinge o meio e não volta mais. Mesma coisa andando na cidade.

Hoje ao sair ele aqueceu dentro da cidade e quando peguei rodovia com frio na frente do carro baixou a temperatura indo parar perto do azul.

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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Almeidão » 11 Jun 2014, 09:30

Alez escreveu:Almeida, depois de 15 minutos ligado a ventoinha dispara. Ele atinge o meio e não volta mais. Mesma coisa andando na cidade.

Hoje ao sair ele aqueceu dentro da cidade e quando peguei rodovia com frio na frente do carro baixou a temperatura indo parar perto do azul.


Sim, ela dispara com 15 minutos e se o carro ficar ligado ela desliga quando?

Está parecendo um cebolão com grau mais alto.
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Alez » 13 Jun 2014, 13:02

Almeidão escreveu:
Alez escreveu:Almeida, depois de 15 minutos ligado a ventoinha dispara. Ele atinge o meio e não volta mais. Mesma coisa andando na cidade.

Hoje ao sair ele aqueceu dentro da cidade e quando peguei rodovia com frio na frente do carro baixou a temperatura indo parar perto do azul.


Sim, ela dispara com 15 minutos e se o carro ficar ligado ela desliga quando?

Está parecendo um cebolão com grau mais alto.


Mas meu carro não tem cebolão. Ou tem?

O meu tem aqueles dois sensores perto da VT. O maior que acho que é considerado cebolão já foi trocado. O que envia pro painel, aquele menorzinho ainda não foi trocado. Será que é ele que tá mandando errado?

O menor.

Almeidão
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Almeidão » 13 Jun 2014, 13:19

Alez escreveu:
Almeidão escreveu:
Alez escreveu:Almeida, depois de 15 minutos ligado a ventoinha dispara. Ele atinge o meio e não volta mais. Mesma coisa andando na cidade.

Hoje ao sair ele aqueceu dentro da cidade e quando peguei rodovia com frio na frente do carro baixou a temperatura indo parar perto do azul.


Sim, ela dispara com 15 minutos e se o carro ficar ligado ela desliga quando?

Está parecendo um cebolão com grau mais alto.


Mas meu carro não tem cebolão. Ou tem?

O meu tem aqueles dois sensores perto da VT. O maior que acho que é considerado cebolão já foi trocado. O que envia pro painel, aquele menorzinho ainda não foi trocado. Será que é ele que tá mandando errado?

O menor.



Alez, realmente voce está certo e sou obrigado a me render que eu não tenho certeza sobre este sensor se é ele o problema ou não, pelo menos uma coisa é certa pelas informações que voce passou, ou seja, seu sitema está limpo e estando ele sempre em 90 em transito lento não é problema. NO SEU CASO, que na estrada fica normal que é os 82º como voce informou. Eu até acho que se voce trocar este sensor pode ser que melhora sim, mas não lhe garanto já que não estou muito interado neste sistema que comanda a IE, porem já presenciei Vectra 2002 armando ventoinha em 90 e baixando para 83 a 84 eu teria que ter um para testar e não tenho e nem me tocou na época porque eu só troquei o aditivo e coloquei ele para funcionar e por isto presenciei este fato.
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Alez » 13 Jun 2014, 13:24

Vou efetuar a troca desse sensor menor e observar.

Se bem que, se ele estivesse com problema o painel marcaria?

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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Almeidão » 13 Jun 2014, 13:32

Alez escreveu:Vou efetuar a troca desse sensor menor e observar.

Se bem que, se ele estivesse com problema o painel marcaria?


Ali tem um que é do painel, este não é o problema, se tiver problema é o outro que comanda a temperatura para a IE, apesar que ainda informo que não tenho certeza disto.
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Alez » 18 Jun 2014, 13:08

Almeida.

No caso meu carro foi feito recentemente retífica no cabeçote e foi plainado.

Seria normal nesse caso trabalhar mais quente? Ou não?

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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Almeidão » 18 Jun 2014, 14:20

Alez escreveu:Almeida.

No caso meu carro foi feito recentemente retífica no cabeçote e foi plainado.

Seria normal nesse caso trabalhar mais quente? Ou não?


Sim, com certeza ele quando plainado tende a esquentar mais mesmo e principalmente se foi plainado no máximo.

Como eu te disse, não é preocupante ele ficar em 90º, eu sempre digo que é preocupante ele em 90º na estrada, mas como voce informa na estrada ele baixa e na rua ele fica em 90, então não podemos dizer que isto seja anormal.

Se ele na estrada ficassem em 90, correria o risco de na rua ele ficar com 95 ou mais, e não é isso que está acontecendo. Se um dia voce trocar o sensor e houver mudança, avisa aqui por favor. Sou curioso com este sensor e ainda não tive chance de mexer em um.


Sds
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Alez » 18 Jun 2014, 14:59

Isso que tá estranho Almeida.

Em alguns casos na estrada ele fica no 90º e não desce.

Já em outros casos tipo vento frio direto na grade do radiador ele desce até perto do azul.

Só que no vídeo você disse que não tem nada a ver a temperatura externa e o vento. Daí que a dúvida não passa.

Levo no mecânico e ele diz que está normal. Passa o scanner e não acusa nada. E no scanner mostra 95º quando está no meio. E ele me disse com toda certeza que é normal esse motor do meu trabalhar assim. Porque esse motor do meu foi o último antes do flex e é normal trabalhar mais quente mesmo. Isso segundo ele né.

Ai acesso aqui e vejo tu falando outra coisa completamente diferente. Fico doido com isso.

Almeidão
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Re: Vectra "Fervendo" o que faço?

por Almeidão » 18 Jun 2014, 16:00

Alez escreveu:Isso que tá estranho Almeida.

Em alguns casos na estrada ele fica no 90º e não desce.

Já em outros casos tipo vento frio direto na grade do radiador ele desce até perto do azul.

Só que no vídeo você disse que não tem nada a ver a temperatura externa e o vento. Daí que a dúvida não passa.

Levo no mecânico e ele diz que está normal. Passa o scanner e não acusa nada. E no scanner mostra 95º quando está no meio. E ele me disse com toda certeza que é normal esse motor do meu trabalhar assim. Porque esse motor do meu foi o último antes do flex e é normal trabalhar mais quente mesmo. Isso segundo ele né.

Ai acesso aqui e vejo tu falando outra coisa completamente diferente. Fico doido com isso.


Eu perderia um dinheiro e trocaria este sensor da temperatura da central.

Realmente voce em aceleração a mudança de temperatura não é muita sendo frio ou quente eu diria que 2 grauis no máximo e com certeza estando mais quente ele em 90º para chegar em 83º demora mais tempo, mas chega. O que muda realmente é quando voce desce engrenado em quinta sem acelerar por exemplo que ele vai lá embaixo e estando frio o tempo ele vai mais rápido ainda e isto é comum porque estando voce em quinta e descendo sem acelerar o motor está desligado e sem poder de aquecer, enquanto a agua circula normalmente e a cada vez esfriando mais já que o motor não a aquece.
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