por GabrielUberti »
20 Dez 2015, 01:13
Sobre este recurso anti-patinação, estava imaginando outra função para ele. Uma das coisas que mais faz falta no automático, ao menos para mim, é a liberdade de se poder acionar o acelerador em 100% mantendo a marcha que está. Isso me incomoda muito. Adoro deixar em marcha alta e giro baixo, dai pisar tudo e sentir o motor enchendo aos poucos, naquela sensação de rotação infinita, hehehe. Com o automático, não posso, pois a função Quick-Down joga a rotação la em cima na hora. Logo que peguei o carro, lendo o manual, imaginei usar essa função na estrada, e logo me surgiram várias oportunidades para seu uso. Em algumas ultrapassagens mais folgadas, por exemplo, não tem necessidade de pisar tudo e deixar vir a 2ª marcha a 5000 RPM. Se na hora apertar o botão, ele cai na 3ª, fica em rotação de torque máximo ou perto disso, e daí é só pisar tudo. O carro já tem bom motor, não precisa forçar tanto assim para ultrapassar, diminuindo o risco de quebras e diminuindo o desgaste. Mesmo com toda a vontade, nunca fiz o teste, por aquela maldita frase "acione o pedal do acelerador e do freio de leve". Não acho que mude algo no gerenciamento e funcionamento da caixa, apenas vai para 3ª e já era, MAS VAI SABER. Talvez a frase seja para realmente não patinar, sem risco de danos a caixa, mas novamente, VAI SABER. Uma hora vou testar, quem não arrisca não petisca.