Opa vamos lá, estão um pouco desatualizadas pois dei um trato no para choques e o carro hoje está com 120.000km rodados, mas continua zero!
Bem, trata-se de um CD 3.8 V6 98/99 dos primeiros que vieram importados da Austrália. Pra quem não conhece, trata-se do Holden Commodore VT, é um carro com uma plataforma mais moderna que o Omega A, é uma plataforma baseada no Omega europeu B só que um carro grande de fato (o Omega A nacional enquadra-se na categoria médio-grande). Vide as dimensões bem maiores assim como o espaço interno bem maior que o Omega nacional.
A mecânica é um velho conhecido motor Buick 3.8 V6 12v, todo em ferro fundido, mas com uma injeção eletrônica sequencial Delphi super moderna (até poucos dias com a chegada da injeção direta, lógico) a qual utiliza circuito por correção em 2 bancos separados com 2 sondas lambda, além de usar sensor de massa de ar (MAF) e sensor de pressão (MAP) ao mesmo tempo! Só por aí dá pra ter uma noção como esse motor funciona, apesar da potência nada desprezível de exatos 200cv líquidos e 31kgfm de torque, ele funciona muito sereno e entrega potência de forma muito gradual e progressiva ao toque do acelerador, feito para ser utilizado tanto pelo pé de chumbo quanto pela madame que está passeando devagarinho no parque. Em suma, agrada a todos e impressiona pela suavidade.
Além disso, pela injeção moderna, o carro é muito econômico, chegando a fazer 7 km/l na cidade e 12 km/l na rodovia.
O câmbio é o 4L60E, o que faz com que esse conjunto de transmissão seja superdimensionado ao suportar 60kgfm de torque sendo que o motor "só" tem 31kgfm. Pra quem não sabe, existe a versão V8 na austrália, no caso do V8 automático utiliza exatamente o mesmo conjunto de câmbio/cardan/diferencial dessa versão V6, no caso do VT que é essa geração. Portanto, conjunto de transmissão muito resistente, por isso que não se ouve falar em problemas nesse quesito com os Omega australiano principalmente de 99 a 2004.
Quero chamar atenção aqui quanto a qualidade geral de um carro importado. Vou deixar que vocês reparem nas fotos. Só vou contar a história dele.
Esse carro foi comprado em 2009 e rodou o tempo todo no Rio de Janeiro (vide placa LCO), o que muitas vezes gera preconceitos devido a problemas de maresia, etc.
Gostaria de dizer que este carro, apesar de não ter sido bem cuidado pelo primeiro dono, apresenta-se em estado impecável e invejável no quesito pintura e carroceria. A pintura parece que é zero km, e a carroceria não apresenta sequer um ponto de corrosão ou sinal que possa ter rodado em região litorânea. E olha a idade do carro, não é nada desprezível, o carro tem 16 anos!!
Os acabamentos são nitidamente superiores aos carros nacionais, desde os plásticos do painel que não envelhecem, não quebram e não fazem barulho, até aos acabamentos como forrações, até mesmo a manta anti ruído no forro do assoalho do carro onde vai e estepe, coisa que não economizaram nesse quesito. O forro do teto, apesar de descolado, tem aparência de novo!!! Os plásticos das luzes de cortesia estão transparentes!
O estepe, veio com uma roda de liga do conjunto originalmente, e isso permaneceu até na última versão que é a Fittipaldi.
Os bancos desse carro são de tecido, coisa que era opcional no modelo 99 e só passou a ser de série no 00. Preferi deixar assim, até prefiro veludo ao couro.
Os faróis são originais, e impressionam o estado de novos apesar da idade do carro. Quando fui dar uma geral nos parachoques eu mesmo retirei eles para conferir, pois pensei que haviam sido trocados, e não acreditei, foram fabricados em 98 mesmo!! Até as lâmpadas eram originais e estavam com o filamento extremamente desgastado pois ninguém sequer havia colocado a mão ali esse tempo todo...
Manutenção dele até agora foi só o básico, com exceção do sensor de posição da borboleta do acelerador que fazia o câmbio trocar marchas aos trancos, o mesmo sensor por sinal é o mesmo do Corsa antigo EFI, devidamente trocado por um original Delphi e agora o câmbio está suave novamente.
Fora isso, a bomba de combustível não resistiu ao combustível brasileiro, mesmo usando os filtros originais GM por recomendação de oficinas especializadas que "culpavam" a queima da bomba deste carro pela utilização do filtro do Corsa. Balela, provei que a bomba queima pelo combustível e não por utilizar o filtro do Corsa. Coloquei uma bomba flex da Siemens com filtro do Corsa e nunca mais tive problemas com ela.
A única coisa que dói no bolso sem dó nem piedade são os amortecedores. Fora isso, manutenção muito barata para um carro desse porte. Gasta-se uma vez só com os amortecedores, e se economiza em muitas coisas, pois o carro dá pouquíssima ou nenhuma manutenção. Pelo menos o meu está sendo assim.
Bem galera, é isso... O carro é extremamente confortável, silencioso e inacreditavelmente econômico. Lógico que a manutenção e injeção tem que estar em dia. E pra economizar dá para colocar tudo "do bom e do melhor" mas precisa ter um pouco de conhecimento.
Por exemplo, as 2 sondas lambda são de 2 fios, ou seja, sem aquecimento e com aterramento pelo chicote. Como não existe similar no mercado, e cada uma original custa mais de 200 reais, coloquei uma universal Delphi de 4 fios, e simplesmente não utilizei os 2 fios do aquecimento, paguei 62 reais em cada uma. O funcionamento ficou perfeito, e eu coloquei um produto original Delphi por um preço bem camarada.
Bem, é isso aí, esse é o meu novo xodó... Ele era do meu padrasto e o mesmo adquiriu um Omega CD 11/11 Fittipaldi. Como o valor de mercado desse verdão aí está muito baixo, preferi ficar com ele do que "entregar" ele de graça para o primeiro que aparecer.
E, modéstia parte, essa cor verde é uma das mais bonitas do Omega australiano, juntamente com a azul e o vinho. Pena que foram só os 99 que saíram com essas cores, a partir dali era tudo prata, preto ou cinza.
Já ia esquecendo, pra quem não sabe o escape todo desse carro é em INOX, ou seja, não precisa ser trocado durante toda a vida útil do carro.