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GeralVectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios
Assuntos gerais sobre o Chevrolet Vectra

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Alcir Andreoni
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Alcir Andreoni » 07 Mai 2014, 10:25

TheBombBR escreveu:Esse é meu 4º carro AT, nada supera o conforto de um cambio AT.

Para os que dizem que perde a esportividade, mesmo em um cambio sem tiptronic é capaz de fazer reduzidas de marcha (3,2,1) e fazer ele trocar em altas rotações com o 'S' ligado.

Mesmo o cambio da GM de 4 marchas sendo pré histórico e lento é INFINITAMENTE melhor que um câmbio manual ou automatizado.

Após estudar ele com o Consumo instantâneo, da pra tirar o melhor proveito, bem próximo de um cambio manual.

Faltou falar do kick down, ou botão da alegria!!!

Isso faz diferença!
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Last_Warrior » 08 Mai 2014, 23:04

Olha, sempre serei do "time" do câmbio manual mas, te digo uma coisa, se mora numa cidade onde tem que passar muita marcha no trânsito, vai de AT que não vai se arrepender.

Com toda sinceridade, prefiro o manual porque meu uso é predominante rodoviário.
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JonatasCl
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por JonatasCl » 09 Mai 2014, 07:33

Digamos que o uso do carro é 75% na cidade e 90% aos fins de semana, rs..

Dirigi um automático quarta-feira, e já descobri: é automático que eu quero!

É muito confortável, eu estranhei muito ao acelerar e não ter a mesma "força" do meu ao arrancar, mas vi que isso é normal, nada que tire a minha vontade, fiz o teste passando marcha por marcha, e uma coisa, é normal quando você troca de 1 para 2 ter um lag de 1 ou 2 segundos para efetuar a troca?

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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Thiago Menezes » 09 Mai 2014, 08:32

JonatasCl escreveu:Digamos que o uso do carro é 75% na cidade e 90% aos fins de semana, rs..

Dirigi um automático quarta-feira, e já descobri: é automático que eu quero!

É muito confortável, eu estranhei muito ao acelerar e não ter a mesma "força" do meu ao arrancar, mas vi que isso é normal, nada que tire a minha vontade, fiz o teste passando marcha por marcha, e uma coisa, é normal quando você troca de 1 para 2 ter um lag de 1 ou 2 segundos para efetuar a troca?


No meu pelo menos não tem esse lag, assim que aciono a seletora ele faz a troca imediatamente :88:
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por JonatasCl » 09 Mai 2014, 09:11

thiago.onacto escreveu:
JonatasCl escreveu:Digamos que o uso do carro é 75% na cidade e 90% aos fins de semana, rs..

Dirigi um automático quarta-feira, e já descobri: é automático que eu quero!

É muito confortável, eu estranhei muito ao acelerar e não ter a mesma "força" do meu ao arrancar, mas vi que isso é normal, nada que tire a minha vontade, fiz o teste passando marcha por marcha, e uma coisa, é normal quando você troca de 1 para 2 ter um lag de 1 ou 2 segundos para efetuar a troca?


No meu pelo menos não tem esse lag, assim que aciono a seletora ele faz a troca imediatamente :88:


A qualquer hora ele troca? Ou tem que ter um mínimo de RPM?

Tipo, não sei dizer se é imediatamente, mas tem um atrasinho muito pequeno. Tipo, você andando a 30km/h na 1ª, passa para 2ª e fica mais ou menos um segundinho para você sentir aquele tranquinho...

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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Thiago Menezes » 09 Mai 2014, 09:14

JonatasCl escreveu:
thiago.onacto escreveu:
JonatasCl escreveu:Digamos que o uso do carro é 75% na cidade e 90% aos fins de semana, rs..

Dirigi um automático quarta-feira, e já descobri: é automático que eu quero!

É muito confortável, eu estranhei muito ao acelerar e não ter a mesma "força" do meu ao arrancar, mas vi que isso é normal, nada que tire a minha vontade, fiz o teste passando marcha por marcha, e uma coisa, é normal quando você troca de 1 para 2 ter um lag de 1 ou 2 segundos para efetuar a troca?


No meu pelo menos não tem esse lag, assim que aciono a seletora ele faz a troca imediatamente :88:


A qualquer hora ele troca? Ou tem que ter um mínimo de RPM?

Tipo, não sei dizer se é imediatamente, mas tem um atrasinho muito pequeno. Tipo, você andando a 30km/h na 1ª, passa para 2ª e fica mais ou menos um segundinho para você sentir aquele tranquinho...


Olha para ser mais exato eu fiz isso uma vez quanto fui testar o câmbio na compra e não percebi atraso, até porque eu nem uso essas posições, o botão da alegria ''s'' e o kick down já está de bom tamanho não acha? :47:
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 09 Mai 2014, 09:39

Jonatas, você testou um Vectra B ou C?

o CA do C é difente, né Thiago? vou testar o meu depois pra ver... rsrs!
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por leandro.anselmo » 09 Mai 2014, 09:50

Meu relato:

Era dono de carro manual e sempre dirigi carro manual...
Meu modo de conduzir sempre foi extremamente agressivo e eu jurava de pé junto que carro automático era coisa de tiozão... de preguiçoso... que não tinha emoção!

Bom... eis que um dia dirigi um AT de um amigo meu, na ocasião um Sentra... ele tem o famoso kickdown... me apaixonei... fora o conforto... achei uma delicia...! Eu não pude explorar o motor e cambio pois o carro não era meu e eu apenas peguei pra dar uma voltinha...

Mas a partir daquele momento tive uma certeza... meu próximo carro teria que ser AT!

Estou com meu VCD 2.2 16V AT e digo uma coisa... é outra vida!

Verdades e mitos:

- Consumo: Tudo dependerá do seu pé... a diferença é mínima
- Potência: O carro perde em arrancada, mas na minha opinião também é pouco, pois depois que entra a segunda marcha e dá aquele soco nas costas... saiam da frente!
- Retomada: O kickdow é quando acionado da aquela reduzida nervosa e o motor grita... é algo mágico!
- Modo Sport: Aaaa o modo S... botãozinho do capeta... este deveria ser um botão especial igual de nitro! Uso ele muito pouco... só quando extremamente necessário! O giro sobe e carro vira um cão raivoso!

O lance de esportividade do manual existe... mas o AT garanto a você não o deixa na mão...
Não se preocupe com subidas, retomadas e o raio que o parta...você sempre andará na frente de 90% dos manuais que estiverem em seu caminho!

Você terá mais desgaste dos freios (pastilha, disco)... e acho que só...!
Se você tiver o mínimo de cuidado a troca de óleo e uso... terá cambio para o resto da vida...

Bom.. estou a 1 ano com o meu... e acho que não sei mais dirigir manual! huauahuahuha (palavras de quem jurava de pé junto que AT era coisa de vovozinho!)

Abraços!
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por JonatasCl » 09 Mai 2014, 09:56

Testei do VCD B, carinha... rs Teste e me fala por favor! To na neura para pegar esse carro :62: :62:


Preciso aprender mais sobre esse kick-down... Só sei que está relacionado a reduzir marchas. rsrs

diego rodrigues
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 09 Mai 2014, 10:14

Leandro, ainda complemento: numa situação de saída de semáforo, por exemplo, com o CA é bom demais. se você sair com uma meia carga no acelerador o carro sai mais forte que um nanual. parece um carro elétrico. a velocidade aumentando e o giro pouco variando e os manuais ficando pra trás. isso porque pra um carro manual sair acompanhando um automático com suas longas marchas o cara vai ter que ficar esticando marchas, aí sim, mas não é toda hora que o pessoal faz isso de sair esgoelando o carro toda hora. tipo a 2ª do CA que você vai rápido a 80km/h com apenas 4 mil giros e depois tira o pé e deixa ele meter a 3 e 4 e ficar sossegado com giro em menos de 2 mil. rsrs!!!

câmbio manual, falando de carros com +- o mesmo peso/potência, pra acompanhar um CA tem que esticar as marchas, senão dá na mesma ou pior. retomada, se o cara com o câmbio manual não reduzir ele vai ficar pra trás de um CA que vai descer marcha na hora. e em arrancada, se ambos saírem do 0 sem elevar giro a vantagem do manual será pouca... será maior se no câmbio manual o cara subir giro largar dando uma fritada de leve.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por leandro.anselmo » 09 Mai 2014, 10:24

JonatasCl escreveu:Testei do VCD B, carinha... rs Teste e me fala por favor! To na neura para pegar esse carro :62: :62:


Preciso aprender mais sobre esse kick-down... Só sei que está relacionado a reduzir marchas. rsrs


Basta pisar o acelerador até o fim que o carro reduz a marcha! Simples assim!
É como se trocasse da 3 para segunda em um manual, só que de forma bruta! rs

A idéia de pisar até o fim não é por causa da aceleração em si, mas sim um botão que tem no final do curso do acelerador que é acionado ao pressionar até o fim e reduz a marcha.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 09 Mai 2014, 20:31

Meu brother, testei e é assim mesmo. Não é imediato, tipo mudou a alavanca ele pula a marcha instantaneamente. Demora quase 1s mesmo. Acho que é assim pra ter um tempo de o usuário "dizer" que é aquela marcha mesmo que ele quer. Rsrsrsrs! Eu aaaacho.... Kkkkkk!
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por leandro.anselmo » 12 Mai 2014, 08:12

diego rodrigues escreveu:Meu brother, testei e é assim mesmo. Não é imediato, tipo mudou a alavanca ele pula a marcha instantaneamente. Demora quase 1s mesmo. Acho que é assim pra ter um tempo de o usuário "dizer" que é aquela marcha mesmo que ele quer. Rsrsrsrs! Eu aaaacho.... Kkkkkk!


Este intervalo realmente existe...
Mas em menos de 1 mês você aprende o tempo certo para fazer as ultrapassagens.. calcula certinho e depois faz de forma automática/intuitiva.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 12 Mai 2014, 09:18

ontem andei 260km (ida e volta) no Vectrão auto. bom demais.

média no CB e na bomba 12,7 e 13km/l, respectivamente. o CB até errou pra menos. litros consumidos a diferença foi de 0,6L apenas. tô gostando muito dessa precisão do CB do Vectra.

detalhes: viewtopic.php?f=17&t=4379

pra não desvirtuar o tópico.
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por JonatasCl » 12 Mai 2014, 11:13

Obrigado pelo teste Diego!

Creio que é normal então, rs...

Tenho que vender o meu logo para pegar o AT! rsrs

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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por Alcir Andreoni » 12 Mai 2014, 12:11

JonatasCl escreveu:Tenho que vender o meu logo para pegar o AT! rsrs

Aí você nunca mais vai querer carro de câmbio mecânico!! :52:
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Re: Vectra B - AT x MT - Benefícios e Malefícios

por diego rodrigues » 12 Mai 2014, 13:31

Alcir Andreoni escreveu:
JonatasCl escreveu:Tenho que vender o meu logo para pegar o AT! rsrs

Aí você nunca mais vai querer carro de câmbio mecânico!! :52:


só um chevette pra dar umas atravessadas ou arrancada. kkkkkkk!!
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